Minha Figura

Presidente da Agerp participa de seminário que discute a juventude rural da Baixada Maranhense

13.5.16
Com o objetivo de ampliar e discutir políticas públicas para a juventude do campo, o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Júlio César Mendonça, representou o governador Flávio Dino na solenidade de abertura do I Seminário da Juventude Rural e Políticas Públicas, realizado na última quinta-feira, 12, em Viana.

Cerca de 400 jovens de trinta e um municípios das regiões de Campos e Lagos e Baixada Ocidental, marcaram presença na abertura do encontro, que tem como principal foco ser um espaço para construção de debates acerca de políticas públicas direcionadas aos jovens.

O evento, que acontece até próximo domingo (15) conta com exposição, debates e sistematização das experiências desenvolvidas pelos jovens rurais com foco nas temáticas sobre juventude rural e sucessão rural; reforma agrária, superação da pobreza no meio rural; direitos e dignidades; agroecologia; desenvolvimento rural sustentável e solidário.

Durante a solenidade, o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, destacou as ações do Governo do Estado voltadas para a juventude rural e o trabalho do órgão que leva ao campo novas tecnologias proporcionando assistência técnica intensiva e continuada, visando a diversificação, a integração, o aumento da produção e produtividade do setor.  Para ele, um dos maiores desafios é fazer com o que o campo seja atrativo para que o jovem permaneça e fortaleça a agricultura familiar.

A agricultura familiar precisa do jovem e para manter estes jovens no campo, o Governo tem aberto espaços de discussão para que as políticas alcancem os jovens rurais. Uma das recentes iniciativas do Estado para o acesso do jovem às políticas, é a criação do programa CNH Rural, que vai dar oportunidade do jovem se qualificar e contribuir com o desenvolvimento da sua comunidade,” disse o presidente Júlio César.

A Agerp está trabalhando em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para realizar as inscrições do CNH Rural, que oferece 2.100 vagas para obtenção da habilitação na categoria A. Um dos requisitos para participar do programa é ter acima de 21 anos de idade, possuir o ensino fundamental completo e residir na zona rural.

As inscrições para o programa estão abertas desde o dia 02 de maio e se estendem até 17 de junho.

São ações como essa que a Agerp leva para a agricultura. Ações de acesso ao conhecimento e de transformação,” pontuou o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça.


Estiveram presentes na abertura do Seminário, a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; representantes do Colegiado Territorial e representantes municipais.

O encontro é organizado pelo Fórum de Políticas Públicas da Juventude da Baixada (FPPJB) e pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Laboratório de Extensão Rural (Labex) e do Centro de Ciência Agrárias (CCA), com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Viana e do Colegiado Campos e Lagos Maranhenses (Codeter).

Municípios participantes no Seminário

Participam do Seminário jovens dos municípios de Arari, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Viana e Vitória do Mearim, Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bacurituba, Bequimão, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Turilândia.

0 comentários:

Postar um comentário