Minha Figura

Pandemônio na Educação caxiense!!! Farra de contratos e cabide de empregos impossibilita avanços e melhoria no setor

27.3.15
Vários professores entraram em conta com o blog para denunciar uma farra de irresponsabilidades que estariam sendo cometidos na Secretaria de Educação desde a posse da nova gestora da pasta, professora Lúcia Teixeira (Lucita).

Os relatos dão conta desde a presença quase integral de vereadores governistas em intermináveis reuniões com a titular da Educação até nomeações desnecessárias. “Sai um e logo em seguida entra outro”, confidenciou ao blog um servidor da SEEDUC na condição do anonimato acrescentando que os professores que tentam uma audiência com a secretária, “acabam indo embora diante da demora para serem atendidos”.

Conversei com dirigentes do Sintrap, Sindicato que engloba também os professores da rede pública municipal, e os mesmos me afirmaram que as denúncias não param de chegar sobre os últimos movimentos ocorridos na pasta.

Os dados de novembro de 2014 mostram 3.159 contratados na Educação diante de apenas 1.739 professores efetivos”, diz a sindicalista Silvana Moura, que afirma que esses contratos devem acontecer apenas como emergência, “e não da forma que fazem em Caxias”.

Também pipocam as denúncias da busca frenética por vagas em escolas que nem precisam de funcionários, mas o município está contratando de forma desenfreada.

Vereadores ligam para as escolas perguntando se estão precisando de zeladoras e mesmos as diretoras informando que não, no dia seguinte chega uma nova zeladora”, relata um servidor da SEEDUC revoltado com a ingerência de vereadores na setor.

Estão enchendo a Educação com pessoas ociosas e a folha não vai suportar”, afirma o servidor prevendo uma bolha que pode explodir até o final do ano.

De acordo com as denúncias, até mesmo as direções das escolas estão sendo trocadas sem a realização de eleição, como determina o plano de carreira.

Os professores que estão em sala de aula, efetivos, trabalham com uma enorme quantidade de alunos, enquanto os contratados ficam praticamente sem nenhum. “O recurso chega com base na quantidade de aluno e para que todos trabalhem com eles ou para eles, e se assim fosse, a qualidade da educação pública seria bem melhor”, explica uma dirigente sindical.

Sabá, as escolas estão cheias de zeladoras, que varrem e ficam a manhã ou a tarde inteira sem fazer nada”, lamenta uma diretora que fica triste em ver tantos funcionários ociosos e consumindo recursos que poderiam ser usados para melhorar a qualidade da educação caxiense.

Bem, gostassem ou não, no período que Silvia Carvalho comandou o setor educacional do município, vereador não fazia do seu gabinete local de bate-papo ou de jogar conversa fora. Pressão na ex-secretária para fazer nomeações descontroladas também não acontecia.

Já, já poderemos ver o movimento “Volta, Silvia!!!”.

13 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Não sei qual o espanto. Eu fiz esse alerta logo que a nova secretária tomou posse. Não sei por que não foi publicado. O motivo da demissão da Srª. Silvia Carvalho foi este por que sabiam ela já mais aceitaria esse empreguismo nessa pasta, eu falei já estão garantindo os votos para o prefeito e para os vereadores em 2016. só o meu e demais pessoas que não precisam da prefeitura que não. Nós precisamos do Município e não do Prefeito para nós tanto faz quem seja o Prefeito o que importa é que ele seja uma pessoa honesta o que não é o caso do atual e sua equipe. Agora sr. Blogueiro o senhor falou da farra das licitações mais no entanto não está fazendo nada para pelo ao menos tentar impedir, a cidade sabe que você é uma pessoa influente no meio da comunicação e poderia ajudar o ministério público acordar para tal situação. A farra das licitações de tecidos roupas em geral é direcionada só para uma pessoa e a do medicamento também. E ai o sr. Vai continuar calado?

  1. Anônimo disse...:

    Não demorará, e a secretaria de educação se tornará uma nova secretaria de saúde. podem esperar.com Sivia Carvalho, a secretaria de Educaçãoe era feliz e o prefeito não sabia.

  1. Anônimo disse...:

    o SINTRAP precisa ficar atento ao impacto da folha de pagamento da educação do mes de março... tem vereador que tem mais de 70 pessoas contratadas neste governo, e ainda tem cara de pau de andar pedindo mais... A farra se dá porque dividiram a cidade em redutos, aqui só eu emprego diz certo vereador, ou vereador licenciado... Coitados dos preofessores, será que serão os proximos a ficarem sem salários como o SAMU?

  1. Anônimo disse...:

    Saba varios posto de saúde estão sem atendimento. por falta de receituario. Um deles é o posto do alto do ipem. Os médicos estão indo e sendo liberados, motivo, não tem papel para prescrever os doentes....

  1. Anônimo disse...:

    Vocês não sabem o que querem, um dia não querem a Silvia Carvalho, outro querem ela de volta, será que são é doidos, por isso votam em quem não dá certo, por que não sabem o que querem de verdade, só sabem reclamar, quando o Sintrap chama para uma manifestação, ficam com medo, não aparecem e agora ficam com esse charme todo, vão pelo menos trabalhar e atender quem paga seus salários de forma decente, que é o povo, deixem de se meterem onde não são chamados, bando de povo besta, essa que falou lá em cima deve ser uma das que já caíram fora ou das direções ou da secretaria por isso ta reclamando, por que enquanto estava lá por cima não reclamou, sala de aula, pegar no batente todos os dias ninguém quer né?! Com fé em DEUS Silvia Carvalho não volta, se não der certo a Prof Lucita que venha outra pessoa temos outros nomes nessa cidade!

  1. Anônimo disse...:

    O povo de Caxias deve e tem que procurar novas profissões outros caminhos para melhorarem de vida e viver dignamente esse negocio de tudo é a prefeitura acaba se tornando repetitivo e sinal de acomodação, saiam dessa barca que desde de 2005 ela tá furadinha e não falta nada para afundar o mais profundo que seja.

  1. Anônimo disse...:

    CALMA PROFESSORES, A SECRETÁRIA ESTA ATENDO O VEREADOR FULANO DE TAL. E, TEM MAIS 4 ESPERANDO PARA ELA ATENDER. NOSSA, MUDARAM DE ENDEREÇO DA CÂMARA!! IMPACIENTES E REVOLTADOS COM OS EDIS DA CASA DO POVO, OS PROFESSORES PREFEREM VOLTA EM UM OUTRO DIA. SERÁ QUE A SEDUC VAI SUPORTAR EMPREGAR TANTA GENTE DE VEREADORES? COM A PALAVRA, O PREFEITO LÉO MALVADEZA.

  1. Não precisamos da SILVIA CARVALHO! de jeito nenhum.

  1. Anônimo disse...:

    Sílvia Carvalho era temida, e, respeitada, lá não tinha para ninguém,ela mandava mesmo.Por tudo isso e muito mais, é que os Vereadores a derrubaram do cargo.Agora , querem fazer da Seduec uma cabine de cabos eleitorais.é uma VERGONHA!!! Onde está o Ministério Publico para fazer esses Vereadores exercerem verdadeiramente o Cargo para o qual foram eleitos.Vão fiscalizar os atos do Prefeito.

  1. Anônimo disse...:

    querem emprego na prefeitura procurem o Ferdinando a Thais o Daniel e a Ana Ximenes essa e a turma que manda no prefeito-

  1. Anônimo disse...:

    Blogueiro tendencioso. A primeira prova é que não vai publicar este comentário. O regime democrático é bom por isso. Agente pode fazer nossas escolhas livremente. É aqui o caso. Muita gente da oposição insatisfeita com a substituição da Secretária de Educação. É absolutamente normal. Não seria, se o Prefeito tivesse escolhido alguém ligada aos Marinhos ou aos Sarneys, por exemplo. Mas, o debate é salutar, enriquece e valoriza quem está gritando. O poder é assim mesmo, tempo prá uns e lembranças prá outros. Aposto que não vais postar este comentário Sabá, é tipico teu.

  1. Anônimo disse...:

    Este espaço dedicado à voz dos silenciados, onde todos os comentários são postados... uso sempre que desejo, e já vi resultados dos meus comentários. Somos gratos a você Sabá. Gostei do titulo deste texto. Realmente a SMEducação virou uma COISA, a secretária escondida atras de armarios, kkkk, ilárico... mas os vereadores lá brigando pelos contratos, visitando as escolas dos bairros onde dizem ser seus REDUTOS, sinta ai como nos tratam... enós efetivos somos obrigados a baixar a cabeça e ficar a mercer dos desmandos.... é hora do Prefeito repensar, fazer urgente um concurso, e libertar o povo de Caxias das mãos destes vereadores sem compromisso político...

  1. Anônimo disse...:

    estão insatisfeito com o salario? vão pra cidade onde eu morei la estão pagando 788.00 e aproveitem estão abertos os seletivos

Postar um comentário