Minha Figura

Pão e circo: receita milenar para incompetência

7.6.13
Léo anunciou 50% do 13° e bandas
de renome nacional no arraial
Quando um imperador da Roma antiga estava com sua popularidade em baixa apelava imediatamente para um receita infalível. Iniciava uma série de duelos no Coliseu onde gladiadores disputavam quem saía da arena com vida.

O povo lotava as dependências desse bárbaro espetáculo de vida e morte e recebia os pães que eram jogados pelos serviçais dos imperadores. Saciavam a fome e divertiam-se com as sangrentas batalhas travadas.

Era a política do pão e circo que foi popularizada através dos séculos e ajustada para os novos tempos.

Prefeitos impopulares recorrem a abonos salariais ou outros mimos financeiros quando se encontram numa situação difícil. Um show de uma banda de forró, ou de outro artista de renome nacional configura a moderna política do pão e circo dos dias de hoje.

Não dá pra não fazer um comparativo com o que nossa cidade vive atualmente.

Encostado na parede com as denúncias da oposição e mais recentemente com o rompimento dos vereadores Catulé e Fábio Gentil, o prefeito Léo Coutinho usou sua emissora de TV para anunciar, entre outras coisas, o pagamento antecipado de 50% do 13° salário e que bandas de renome nacional estarão animando os festejos juninos de nossa cidade.

“Os servidores vão ficar contentes e os comerciantes também com o dinheiro que irá circular na cidade”, disse um feliz Léo Coutinho na tela da TV Difusora Caxias.

Qualquer semelhança com a política do pão e circo é mera coincidência, não é mesmo?

11 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    dessa vez vou ter que discordar com o blogueiro, o período de pagamento do 13° é esse mesmo, não ha adiantamento nenhum, e quanto a festa, no período junino, Caxias sempre fugiu da razão da coisa.

  1. Zezinho Alencar disse...:

    quando era teu dono "PAULO MARINHO" que fazia isso tu aplaudia, agora é pão e circo, toma tento cabra!!!!!!!!!!!!!!

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Engano seu, caro "Zezinho Alencar". Nunca trabalhei para Paulo Marinho e também nunca votei nele. Desde que iniciei nos meios de comunicação, isso em 1992 (TV Paraiso), sempre foi trabalhando na oposição a PM. Acho que você está me confundindo com alguém.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Mas anônimo, foi o próprio prefeito que disse que essa antecipação era uma conquista extraordinária do antecessor e que ele iria continuar, pois era uma das poucas administrações da região a fazer isso. Daí eu abordar o fato como uma tentativa do gestor, ao fazer o anúncio de forma midiática, como uma tentativa de passar a ideia de que é um prefeito justo para com os seus.

  1. Anônimo disse...:

    dinheiro vai circular????? o povo vai é guardar pq não sabe quando aparece novamente. ta todo mundo assim. e pra tristeza dele eu tenho uma novidade sabia que quase todo mudo paga assim metade agora em junho e a outra metade ate inicio de dezembro? pois é o estado paga assim, várias prefeituras pagam assim mas é muito facil dizer as coisas quando amaioria n tem conhecimento de outros municipios

  1. Anônimo disse...:

    Se nao paga, nao presta, se paga em dia vc blogueiro critica, vamos ser sensato e ser capaz de criticar o errado mais de aplaudir o certo, até pq o Paulo marinho nao pagava de jeito nenhum, então mesmo cumprindo sua obrigação isso e motivo de orgulho para todos os funcionários da prefeitura de caxias

  1. Anônimo disse...:

    A MAIOR CONQUISTA DESTE ATUAL GOVERNO,SERÁ SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS , FAZER COM QUE, HUMBERTO COUTINHO SAIA DESTE INFERNO QUE HOJE ESTÁ VIVENDO,HUMBERTO COUTINHO FOI UM PREFEITO MÃO ABERTA,UM PREFEITO DE CORAÇÃO BOM,DEIXOU TUDO A VONTADE,POR CONTA DISSO,AQUELE QUE SEMPRE ESTIVERAM NO BEM BOM,HOJE COMEÇAM A VIVER TAMBÉM A VIVER SEU INFERNO ASTRAL,DE QUEBRA´, AINDA LEVAM HUMBERTO COUTINHO A TIRA COLO,MUITOS SERÃO CHAMADOS A DEPOR,ISSO É SÓ O COMEÇO.ESTA HISTORIA DE PAGAMENTO EM DIA,ADIANTAMENTO DE DÉCIMO TERCEIRO, NADA ADIANTA HOJE,O POVO PRECISA DE AÇÕES CONCRETAS,DE TRABALHO, DE TRANSPARÊNCIA DA COISA PÚBLICA,DE EDUCAÇÃO,SAÚDE,DE CONQUISTAS EM TODOS OS SEGUIMENTOS.VOCÊS ESTÃO DISCUTINDO SOBRE PAGAMENTO DE DÉCIMO TERCEIRO!!ISSO É RIDÍCULO,É MUITO PEQUENO PARA A CARRADA DE PROBLEMAS QUE ESTAMOS VENDO,DISCUTAM, POR EXEMPLO,COMO NOSSA GENTE É TRATADA NOS HOSPITAIS,COMO A EDUCAÇÃO ESTÁ,COMO A CIDADE,PASSOU A SER CUIDADA, PASSANDO A SER CRIATÓRIOS DE PORCOS, OVELHAS, GADO,TUDO EM NOSSAS PRAÇAS,DISCUTAM POR EXEMPLO, POR QUER A CIDADE ESTÁ SUJA,ESBURACADAS,DISCUTAM O SEGREDO DE TANTA GENTE QUE É LIGADA A PREFEITURA,COM OBRAS,VENDAS, ESTÃO CADA VEZ MAIS RICA.DISCUTAM TAMBÉM,PARA ONDE TA INDO TANTO DINHEIRO QUE ENTROU NOS COFRES DA PREFEITURA DE JANEIRO A MAIO,ESTAS COISAS, DEVEM SER DISCUTIDAS.DISCUTAM A RAZÃO DO ROMPIMENTOS DE CATULÉ E FABIO GENTIL, COM O GOVERNO.DISCUTAM A RAZÃO OU AS RAZÕES QUE,LEVAM, A GRANDE MAIORIA DOS VEREADORES,A VEREM TUDO ISSO E AGIREM COM AGEM.EXCETO,0S TRÊS OPOSICIONISTAS VERDADEIROS. EU SOU COBRA CORAL.PRONTA PARA DAR O BOTE.

  1. Anônimo disse...:

    Sou funcionário publico e acho que o pagamento do 13º é obrigação do gestor, e foi só os coutinhos priorizaram foi o pagento pois tentam abafar os problemas que afetam nossa população, merenda vencida, posto sem médicos e medicamentos os interesses dos vereadores..etc..etc..

  1. Anônimo disse...:

    DEIXA DE SER CAMALEÃO,CUSPINDO NO PRATO QUE TA COMENDO,JÁ ESQUECEU OS GOVERNOS DOS MARINHOS?SALÁRIOS ATRASADOS,APOSENTADOS COM 3 OU 4 MESES ATRASADOS,TU SONHAVA COM 13º,E NADA,SALÁRIO EM DIA,OBRIGAÇÕES COM ESTAS SÃO PRIORIDADES E OBRIGAÇÕES DE QUALQUER SETOR,PUBLICO OU PRIVADO,MAIS TU SOFRIA COM O ATRASO NO TEMPO DOS MARINHOS,MEMORIA CURTA MENINA OU MENINO.
    CARCARÁ

  1. Anônimo disse...:

    No dia em que ele ou ela perder o emprego aí vai se lamentar pro resto da vida kkkkkkkkkk

  1. Anônimo disse...:

    Sem querer defender a gestão do Paulo Marinho, mas justiça seja feita os funcionários tinham um salário melhor, além primar pela qualificação das pessoas que assumiam cargos de chefia, eram uma administração orgânica planejada em sintonia com as demandas da cidade, com muitas proposta revolucionária para cidade, isso acontecia com o envolvimento de toda equipe de funcionário habilitado e competente, não existia nepotismo. Se fizermos os cálculos de dois três meses subtraídos de salários da renda dos funcionários na época do PM, mesmo assim, não cobre os oito anos de Humberto Coutinho de salário achatado. Um dos piores prefeito da história, as obras realizadas de péssima qualidade, e a gestão humm...

Postar um comentário