![]() |
Proposta do vereador Catulé torna Nayib Bukele cidadão de Caxias |
El Salvador está a 5,5 mil km da cidade maranhense de Caixas, mas, mesmo tão distante, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na noite dessa segunda-feira, 5, projeto de resolução que concede cidadania honorária ao presidente salvadorenho Nayib Bukele, que tem se notabilizado por postura antidemocrática e recorrentes denúncias de desrespeito a direitos humanos em razão de sua política de combate ao crime e encarceramento em massa.
O projeto que dá a Bukele o titulo de cidadão caxiense foi apresentado pelo vereador Antônio José Bittencourt de Albuquerque, o Cutulé, do PL. Ele justifica sua proposta afirmando que “com a ascensão do Sr. Nayib Armando Bukele Ortez à presidência de El Salvador, todos nós podemos assistir a um dos países mais violentos do mundo se tornar modelo de segurança pública”.
O vereador até demonstra conhecer os métodos do presidente salvadorenho para impor sua política anticrime, que, segundo a proposição de Catulé, fez cair o índice de mortes violentas intencionais, de 34 para 1,9 por 100 mil habitantes.
“Ainda que se questionem os métodos adotados para o combate à criminalidade em El Salvador, não se pode negar que os resultados das ações políticas deste país são surpreendentes e renovam nossas esperanças de que há formas de se combater o crime organizado”, diz Catulé, o que, na leitura dele, justifica a concessão do título de cidadão de Caixas ao presidente de El Salvador.
A
cidade de Caxias, situada a 360 quilômetros da capital, São Luís, tem 165 mil
moradores, e, segundo dados do Atlas da Violência de 2023, é o município mais
violento do Maranhão dentre aqueles com mais de 100 mil habitantes. Em nível
nacional, ocupa a 37ª posição dentre as cidades mais violentas, com 46,5 mortes
a cada 100 mil habitantes. (O Informante)
0 comentários:
Postar um comentário