Minha Figura

Neto do Sindicato volta a denunciar grilagem no 3º distrito: “estão querendo tirar o pessoal na bala”; Ricardo Rodrigues cria Comissão da Câmara para acompanhar conflito

26.9.23

O vereador José Wilson da Silva, o Neto do Sindicato, voltou a denunciar na Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 25, a ação de grileiros no povoado Mimoso, localizado no 3º distrito de Caxias, que estariam levando terror aos moradores que ali residem. “Pessoas de 70, 80 e até 90 anos que ali moram desde que nasceram”, registrou o parlamentar que discorreu sobre a história do povoado, que nas décadas de 60 e 70, teve a atuação de um empresário de Teresina, conhecido como Chico Alves, que fazia a extração de cera de carnaúba, mas que desde então “a família não cuida dessa propriedade e a propriedade foi ficando pros moradores que lá moram”.

“Acontece que apareceu um cidadão e esse cidadão mostrou um documento lá dizendo que arrendou e comprou essa área. E de lá pra cá a comunidade, o povo daquela região não teve mais sossego”, denunciou o vereador que estranhou o início de um desmatamento e como foi obtido a licença para tal. “Esse cidadão começou a desmatar, sabe-se lá como ele conseguiu essas licenças ambientais”, questionou Neto. “A comunidade, não se sentido satisfeita, começou a denunciar e com isso já ocorreu inclusive ameaça de morte lá”.

Oriundo dos movimentos sociais ligados a defesa dos trabalhadores rurais, Neto do Sindicato enalteceu a atuação do presidente dos STTR de Caxias, que já esteve no local se reunindo com os moradores e inclusive foi ameaçado de morte por aqueles que querem ocupar a terra. “O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, companheiro Pepita, que esteve lá numa reunião junto com os moradores e companheiros de lá, e o grileiro, não se sentindo satisfeito, ameaçou de mandar matar o presidente do Sindicato, porque segundo ele, estaria instigando, incentivando os trabalhadores a não desocupar a terra, terra essa que eles moram lá desde que nasceram e se criaram. Tem deles que já tem 90 anos sempre morando lá”.

Igreja católica acompanha o caso

O vereador agradeceu a igreja católica em Caxias, que está dando apoio aos moradores do Mimoso através da Sala da Cidadania, “que tem lutado dia após dia pra manter o povo naquele povoado”.

“Mas ultimamente esse conflito tem se agravado muito mais e ontem nós nos deparamos com os grileiros, aqueles que ocupam a área indevidamente, querendo tirar o pessoal na bala. Foi assim durante a noite, foi assim durante o dia”.

Ricardo Rodrigues cria Comissão

Após pedido de Neto do Sindicato para que a Câmara Municipal criasse uma comissão para acompanhar o conflito, que pode resultar em mortes no campo, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rodrigues, disse que a reivindicação era justa e sugeriu que o próprio parlamentar, “pela ligação com a região”, presidisse essa Comissão.  

“Vamos indicar os membros para formar essa comissão, mas também solicitar que as forças de segurança possam acompanhar a comissão desta Casa para poder entender mais de perto essa realidade e poder contribuir naquilo que for possível dentro da jurisdição que esta Casa pode atuar”, disse Rodrigues.

0 comentários:

Postar um comentário