Minha Figura

Ações positivas de Fábio Gentil e reconhecimento do governador Carlos Brandão deixam oposição atordoada; novas alianças políticas ampliam liderança do prefeito

11.5.23

Fábio Gentil tem ampliado sua liderança política em Caxias e no Maranhão

A recente visita de 29 deputados estaduais durante a realização da ‘Assembleia Intinerante’ e do governador Carlos Brandão na última semana em Caxias serviu para consolidar a liderança política do prefeito Fábio Gentil no município e também na região leste.

O reconhecimento da liderança do gestor caxiense não partiu de um simples aliado tupiniquim, mas sim do maior e mais importante ator político do estado, o governador Carlos Brandão.

Durante discurso feito na tribuna da Câmara Municipal de Caxias para agradecer pela concessão da Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”, a maior comenda do Parlamento Estadual entregue pela presidente da ALEMA, deputada Iracema Vale (PSB), o governador usou parte do seu discurso para tecer vários elogios ao prefeito caxiense. “O Fábio tinha como referência política o Humberto (Coutinho) e eu tenho como referência o Fábio”, assinalou o governador.

Brandão disse ainda que construiu uma amizade sólida com o prefeito de Caxias e que não via nenhum político da região leste com capacidade para substituir Humberto Coutinho que não fosse ele.

Ao reconhecer a capacidade de Fábio Gentil em substituir a liderança política do saudoso Humberto Coutinho, e os muitos elogios nos discursos feitos durante os 2 dias que esteve na cidade mostraram o tamanho e a importância do prefeito caxiense para o governador Carlos Brandão.

Oposição não curtiu

Após a passagem do centro do poder estadual por Caxias, com o prefeito Fábio Gentil recebendo elogios da classe política maranhense e inaugurando obras, entre elas o Shopping da Gente, um importante e esperado centro de comércio para os vendedores ambulantes, restou ao seus opositores, ou o que restou deles, partir para o tudo ou nada.

No Shopping da Gente, que terá que aguardar mais alguns dias para funcionar devido muitos ambulantes ainda não estarem com suas lojas devidamente preparadas, uma oposição atordoada procura uma torneira pingando ou um parafuso mal apertado para gravar vídeos para a internet na busca de cliques.

O ex-secretário estadual de Turismo e 1º suplente de deputado estadual, Catulé Júnior, finalmente anunciou o rompimento com o prefeito Fábio Gentil e colocou-se como pré-candidato a prefeito.

Assim como Catulé Júnior, o ex-vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior e o ex-deputado estadual Adelmo Soares também se colocam como pré-candidatos na sucessão de Fábio Gentil, numa união de muitos caciques para pouco índio. Apesar de aparecem sorridentes nas fotos e nas gravações para as redes sociais, a alegria e a confiança acabam quando viram as costas.

Político que não respeita a fila mostra imaturidade

Na política existe um máxima que se deve respeitar a fila. Político que não respeita “quando chegar a sua vez”, tende a não ser respeitado pelos demais.

No Maranhão temos um grande exemplo de como é importante esse respeito a ‘fila’.

Em 2008, quando o ex-senador João Castelo era o mais experiente e cotado para ser o candidato a prefeito de São Luís, e contava com o apoio do governador Jackson Lago, o então deputado federal Flávio Dino se colocou na disputa e tentou furar o conceito de que era preciso esperar a sua vez. Castelo foi vitorioso e Dino teve que aguardar a sua hora de ascender politicamente.

O ex-vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, embora os demais postulantes ao cargo de prefeito neguem, está sendo diminuído no processo de avaliação e escolha do pré-candidato oposicionista. Não faltam comentários depreciativos e sinais dessa turma de ‘aliados’ tratando-o como carta fora do baralho, o que é no mínimo um desrespeito para com a sua trajetória.

Experiente e calejado com os erros, o ex-deputado e ex-prefeito Paulo Marinho já sentiu o clima dos oposicionistas de ocasião e usa suas redes sociais para fincar a bandeira de que o filho é pré-candidato a prefeito, algo natural devido a longa estrada percorrida pelo rebento.

Grupo consolidado e novas alianças

Antenado com as movimentações dos adversários, o prefeito Fábio Gentil não perdeu tempo e se antecipou aos opositores.

A união com o prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, expressão maior do legado deixado pelo irmão Humberto em Caxias veio turbinada com a composição com o ex-vereador Ironaldo Alencar e demais lideranças do grupo.

O ex-candidato a prefeito em 2020, Tino Castro, aceitou o convite para ser secretário de Indústria e Comércio do município e representou um duro golpe nas pretensões oposicionistas, uma vez que Tino foi 3º colocado nas últimas eleições municipais e hoje cerra fileiras com Fábio Gentil.

Com a deputada Amanda Gentil fazendo parte da base de poio do presidente Lula na Câmara dos Deputados, e a aliança com o PT caxiense, Fábio Gentil fortalece seus laços em todas as esferas da política tanto municipal, quanto estadual e nacional.

Pela grandiosidade da liderança de Fábio Gentil e pelo reconhecimento do governador Carlos Brandão, será difícil para uma oposição sem rumo e sem liderança definida conseguir superar o favoritismo de uma candidato apoiado pelo prefeito na sua sucessão.

O que resta agora é fazer encontros semanais com fotos e as manjadas declarações de fortalecimento e manutenção do propósito oposicionista, numa tentativa ingênua e quase desesperada para evitar novas defecções.

Mas corram logo, pois tem opositor que não para de “jogar charme” para o prefeito...

0 comentários:

Postar um comentário