Felicidade em dose tripla neste triste dezembro de 2022 para muitos caxienses |
Caxias vive dias políticos nebulosos neste dezembro de 22.
A tristeza vivida por muitos no fatídico final de ano na princesa do sertão, onde o falecimento do inesquecível e amado vereador Téodulo Aragão deixou a cidade abalada, não está sendo tão triste assim para outros.
Na semana seguinte ao acontecimento que abalou Caxias, viu-se o prefeito Fábio Gentil premiando um suplente de vereador como nunca se viu antes na cidade.
Trata-se do secretário municipal de praticamente todos os governos nos últimos 34 anos em Caxias, advogado Fause Simão.
Antes na inoperante Secretaria Municipal de Trabalho, Fause acaba de ser ‘promovido’ para a Secretaria de Limpeza, onde irá ocupar a titularidade da pasta. A saída do cargo ocorreu com a deferência de indicar um membro da família para o antigo posto, coisa que no serviço público só acontece quando se faz uma gestão espetacular e a continuação do trabalho se torna imprescindível.
Em que pesem as supostas qualidades do moço, sua capilaridade eleitoral não recomenda tanto poder, uma vez que se trata de um suplente, e que pelo andar da carruagem só assume o mandato por uma lance qualquer de sorte.
Apesar da alegria registrada nas fotografias emolduradas por Fábio Gentil e Fause Simão, o desfecho dessa premiação fora de época deixou os vereadores da base do prefeito intrigados com o poder repentino dedicado ao suplente.
E em meio as dúvidas dos vereadores eleitos, um cochicho está sendo ouvido constantemente e tem deixado muitos chateados e outros até revoltados.
Teódulo Aragão passou os últimos meses da sua vida lutando para manter o mandato conquistado nas últimas eleições e que fizeram dele o vereador mais votado da história do município.
As decisões contrárias oriundas do TRE-MA invalidando os votos de Aragão e de todos os candidatos do PP em Caxias, e que consequentemente colocariam o suplente Fause Simão como primeiro beneficiado, atormentavam o saudoso vereador, que numa sessão da Câmara ocorrida dias depois do primeiro revés sofrido no âmbito do TRE em Caxias, chegou a mandar um duro recado aos interessados em lhe tirar o mandato: “quero dizer aqueles que não tem votos que ficarei na Câmara até o último dia do meu mandato”, desabafou.
Com interesse lógico na conquista de um mandato que lhe tire da incomoda condição de suplente, Fause agora não tem mais alguém forte o suficiente para lhe impedir de ser o principal beneficiado no julgamento pendente no TSE. Caso tenha êxito em Brasília, retornará à Câmara com o mandato e 2 secretarias, uma força política inigualável na cidade.
Diante dos últimos acontecimentos na nebulosa política de Caxias, onde não faltaram lágrimas verdadeiras, e outras nem tão verdadeiras assim, fica uma lição para aqueles de bom coração: se o espírito dos bons consegue enxergar os vivos, certamente saberá quais as lágrimas derramadas foram verdadeiras e também quais foram as falsas.
Mentira e falsidade são males que não tem cura...
O Grupo Simão vem expansão. Dr Fause Simão com vasta experiência na política caxiense, homem intrigo, sem rabo preso com ninguém, jurista respeitado no Maranhão como um todo. Matéria tendenciosa