Minha Figura

Da excelência a precariedade - Hospital Macrorregional de Caxias suspende várias especialidades; profissionais não descartam entrar em greve

27.12.22

Não são nada alvissareiros os relatos que chegam do Hospital Macrorregional Everaldo Aragão em Caxias.

Tido como centro de excelência de saúde desde a sua fundação, o hospital inaugurado pelo então governador Flávio Dino foi uma verdadeira tábua de salvação para os pacientes de Caxias e região. Prefeitos e profissionais da área médica comemoraram sua instalação no leste maranhense, pois veio para suprir a alta demanda para procedimentos de alta complexidade na região.

Mas o período de glórias e aplausos para o macro de Caxias está dando lugar a tristeza, dúvidas e até mesmo uma certa revolta em quem ali trabalha.

Se durante a gestão do ex-governador Flávio Dino a reclamação recorrente era da existência de uma clara prioridade para atendimento de pacientes oriundos de Matões (cidade onde o marido da ex-diretora é prefeito), o que se vê hoje é algo de extrema gravidade.

Com o atendimento de urologia suspenso desde setembro, e com as cirurgias torácicas paralisadas, os relatos da precariedade do hospital só aumentam.

O importante serviço dos infectologistas já não existe mais, assim como as cirurgias oncológicas que não estão mais acontecendo somam-se ao setor de cardiologia que também está na mesma situação.

A radiologia intervencionista também já não é mais a mesma, uma vez que a retirada dos experientes profissionais do Piauí levou a uma piora do serviço prestado.

Para completar o grau de insatisfação com os rumos tomados pela direção do Hospital, o trabalho de neurocirurgião, importante e vital para toda a região, pode também ser suspenso nas próximas horas.

Uma inexplicável e inédita falta de insumos hospitalares intriga os profissionais, algo impensável de acontecer em um passado recente.

Entre os feitos do ex-governador Flávio Dino na região leste do Maranhão, a instalação do hospital Macrorregional de Caxias foi certamente a mais importante.

O governador Carlos Brandão tem em suas mãos a chance de dar continuidade a esse trabalho do seu antecessor ou entrar para a história como o responsável pelo triste fim dessa importante conquista dos caxienses.

Caxias precisa desse hospital, governador.

0 comentários:

Postar um comentário