SAÚDE – 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe começa imunizando policiais militares em Caxias

23.4.20

Na manhã desta quarta-feira (22), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que protege contra três vírus influenza A (H1N1); influenza B e influenza A (H3N2). A imunização começou com os profissionais da segurança pública, os policiais militares no 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

“É um reforço a mais contra a H1N1. A gente sabe que é uma vacina que não atua contra a covid-19, mas, pelo fato de todos estarem imunizados, já descarta a possibilidade de um diagnóstico de H1N1. É um desafio trabalhar neste momento porque nós somos uma categoria de serviço essencial e nós não podemos nos eximir de cumprir o papel constitucional”, frisa sargento Rodolfo, Policial Militar.

“O batalhão sentiu a necessidade de entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde diante da existência dessa gripe comum. Este trabalho é importante porque o policial militar está no fronte, em contato diariamente com a população, contato físico diante das ocorrências. E, deixando o policial com a imunidade melhor, faz com que diminua a possibilidade até mesmo de um afastamento. Hoje diante da covid-19, o policial que apresenta síndromes gripais, a gente orienta que ele seja atendido por uma Unidade de Pronto Atendimento, onde ele é avaliado pelo médico e, se necessário, traz para o batalhão”, explica o primeiro-tenente Wesley, médico do 2º BPM.

Nesta fase da campanha, além dos profissionais das forças de segurança e salvamento, os caminhoneiros, cobradores e motoristas de transporte coletivo e portuários; portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; povos indígenas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também serão vacinados.

“Esta vacinação é específica para este público, então foi solicitado pelo batalhão um quantitativo de vacina, e nós estamos aqui realizando a vacinação dentro do batalhão. Esta vacina é contra a gripe, não tem nada a ver com a covid-19, ela previne contra a gripe”, afirma Amanda Serejo, coordenadora do Programa Saúde na Escola.

Para Caxias, o governo do estado enviou aproximadamente 7 mil doses da vacina neste primeiro momento. No dia 9 de maio, serão vacinadas na terceira etapa: gestantes; puérperas; professores de escolas públicas e privadas; adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário