Minha Figura

Empresário João Claudino Fernandes morre aos 89 anos vítima de câncer

24.4.20

180 graus - Faleceu nesta sexta-feira (24/04) o empresário João Claudino Fernandes, dono do Grupo Claudino, aos 89 anos.

O empresário, natural do Rio Grande do Norte, construiu fortuna no Piauí e era um dos homens mais ricos dos estado, com empresas como o Armazém Paraíba, Teresina Shopping, Gráfica Halley, entre outras.

O empresário estava internado na UTI do Hospital de Terapia Intensiva (HTI) na zona Sul de Teresina. Ele estava em tratamento de câncer de próstata.

A História

João Claudino Fernandes nasceu em 21 de Junho de 1930 na cidade de Luís Gomes, Rio Grande do Norte. Seus pais eram João Claudino Sobrinho, o Joca Claudino, e Francisca Fernandes Moreira Claudino. Foi casado com Maria do Socorro de Macêdo Claudino, falecida em 2011, com quem tem cinco filhos: João Vicente de Macêdo Claudino, Cláudia Maria de Macêdo Claudino, João Claudino Fernandes Júnior, Alayde Christine de Macêdo Claudino e João Marcello de Macêdo Claudino.

João Claudino construiu seu império correndo da seca. Desde pequeno, ajudava o pai numa pequena venda. Em 1958, fugindo da seca na Paraíba com o irmão Valdecy, chegou a Bacabal, no Maranhão, onde abriu um comércio de secos e molhados.

Era a primeira loja do Armazém Paraíba, hoje entre as maiores redes de varejo do Nordeste, com mais de 150 filiais em Piauí, Pará, Maranhão, Tocantins, Bahia, Pernambuco e Ceará, além de São Paulo.

João Claudino Fernandes não frequentou faculdade, possui somente o curso secundário incompleto no Colégio Padre Rolim, em Cajazeiras (PB). Sua formação profissional começou no ano de 1948, no qual era proprietário de uma mercearia em Alto do Belo Horizonte, no município de Cajazeiras.

Logo após no período de 1953 à 1962 se tornou sócio da firma J. CLAUDINO S/A, no mesmo município. No ano de 1965 se tornou Diretor-Presidente de CLAUDINO S/A – AUTOPEÇAS – revenda Autorizada WILLYS, na cidade de Bacabal – MA. Entre os anos de 1976 e 1980, João Claudino se tornou Diretor Vice-Presidente da SÍMBOLO S/A – Financiamento e Investimentos, com sede na capital paulista. Ele também se inseriu em diversos segmentos do mercado nacional como Diretor-Vice-Presidente da RÁPIDO LONDON S/A -Transportadora com sede em Guarulhos-SP, Diretor-Vice-Presidente da HOUSTON S/A - Computadores e Sistemas com sede em São Paulo-SP, Diretor-Presidente Frimasa - Frigorífico do Maranhão S/A, Diretor-presidente da Houston do Nordeste, Diretor Superintende Rápido London S/A, Presidente do Atacado Piauí Ltda., Presidente da Distribuidora Potiguar Ltda., Presidente da Distribuidora Sucesso.

As atividades comerciais de João Claudino destaca-se em vários setores da economia desde a construção civil até o setor alimentício. Ocupou os cargos de Diretor-Presidente de CLAUDINO S/A – Lojas de Departamentos, com sede em Teresina – PI, constituída por uma rede com mais de 100 lojas “ARMAZÉM PARAÍBA”; Presidente do Conselho de Administração da GUADALAJARA S/A - Indústria de Roupas, fabricante da ONIX JEANS, com sede em Teresina-PI; Diretor-Presidente da SOCIMOL - Indústria de Colchões e Móveis Ltda., com sede em Teresina-PI; Diretor-Presidente da ONIX S/A - Indústria de Colchões e Espumas; Diretor-Presidente da SUCESSO PROMOÇÃO E PUBLICIDADE S/C LTDA., com sede em Teresina-PI; Diretor-Presidente do FRIGOTIL – Frigorífico de Timon S/A, com sede em Timon-MA; Sócio-Presidente da COLON - CIA. DE EQUIPAMENTOS RODOVIÁRIOS LTDA., com sede em Teresina-PI; Diretor-Presidente da HALLEY S/A - Gráfica e Editora, com sede em Teresina-PI; Diretor-Presidente da CONSTRUTORA SUCESSO S/A, com sede em Teresina-PI; Diretor-Presidente da BIKE DO NORDESTE S/A - Montadora e Fabricante de Bicicletas, Linha Fitness e Peças de Bicicletas, com sede em Teresina-PI; Diretor-Presidente da ELETRO DO NORDESTE S/A - Montadora e Fabricante de Fogões e Eletrodomésticos, com sede em Teresina-PI; Sócio-Gerente da TERESINA ADMINISTRADORA DE SHOPPING CENTERS LTDA., com sede em Teresina-PI; Diretor-presidente Frimasa – Frigorífico do Maranhão S/A; Diretor-presidente da Houston do Nordeste; Diretor Superintende Rápido London S/A; Presidente do Atacado Piauí Ltda.; Presidente da Distribuidora Potiguar Ltda.; Presidente da Distribuidora Sucesso .

Para João Claudino, ter negócios em uma região pobre e mal abastecida, em vez de problema, foi solução. Eles tinham de vender 'de um tudo', como se diz no Nordeste. Depois de mudar, há 35 anos, a sede para Teresina - geograficamente mais bem posicionada para abastecer os Estados vizinhos -, resolveram fazer os próprios produtos. Daí nasceu a Socimol, fábrica de colchões, para completar as camas que o Armazém vendia. A falta de roupas também deu origem à Onix, nos anos 70. A gráfica, a transportadora, a construtora, a agência de publicidade, tudo foi criado para responder às necessidades que iam surgindo à medida que o Armazém avançava. Desde então as empresas comandada por João Claudino não pararam de crescer. Hoje o conglomerado Claudino tem mais de 10 mil funcionários, gera cerca de 40 mil empregos indiretos.

0 comentários:

Postar um comentário