Minha Figura

COVID-19 - Prefeitura de Caxias começa busca ativa e testagem para Covid-19 na população

26.4.20


Na semana passada, a gestão municipal adquiriu mais de 2 mil kits de testes.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica, iniciou na última quinta-feira (23) com os trabalhadores do Mercado Central e clientes o processo de busca ativa e testagem da população. Na semana passada, a gestão municipal adquiriu mais de 2 mil kits de testes e, a partir de agora, o trabalho será feito no sentido de produzir uma amostra do percentual de proliferação da Covid-19 em Caxias, considerando que a transmissão já se tornou comunitária.

Os primeiros testes foram feitos junto aos profissionais de saúde e agora estão estendidos à população, principalmente em locais onde existem os serviços essenciais, a exemplo do Mercado Central. Os testes rápidos permitem que, no tempo de 20 minutos, o paciente já saiba está ou não com o vírus e se precisa de maiores cuidados do serviço de saúde.

“Com a chegada dos testes, tanto os cedidos pela Regional de Saúde de Caxias, quanto os testes adquiridos pela prefeitura já estão sendo utilizados na população, como estratégia de utilização precoce. Os primeiros testes realizados foram com os profissionais de saúde que tiveram contato com o primeiro caso positivo e ainda no local de residência das pessoas. Hoje, os testes já estão disponíveis para a comunidade, atuando nos pontos onde os serviços não foram suspensos, a exemplo do Mercado Central. Caso teste positivo para a Covid-19, a pessoa recebe da Vigilância Epidemiológica e da equipe de saúde a orientação para o isolamento social pelos 14 dias determinados para que se evite a transmissão”, afirma Camila Lopes, coordenadora municipal da Atenção Primária e Vigilância em Saúde. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário