Campanha de Vacinação contra a Raiva tem início nesta segunda-feira em Caxias

5.8.19

A ação será feita por equipes, através de visitas aos domicílios de todas as localidades das zonas urbana e rural.

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica canina e felina terá início nesta segunda-feira (5) em Caxias. A ação será feita por equipes, através de visitas aos domicílios de todas as localidades das zonas urbana e rural.

As visitas às residências vão até o dia 30 de agosto. A campanha finalizará no dia seguinte, com a realização do dia D de vacinação nos postos de saúde e pontos estratégicos nos bairros.

A estimativa da população animal, conforme a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), é de 29.873 cães e 14.842 gatos. O objetivo da campanha, preconizado pelo Ministério da Saúde, é que 80% dos cães e gatos sejam imunizados,

A raiva é uma zoonose (doença transmitida dos animais para o homem ou vice e versa), causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central de todos os mamíferos. O principal transmissor da raiva é o morcego, que através da mordedura, arranhadura ou lambedura, transmite o vírus aos outros animais. A forma de prevenção contra a raiva é a vacinação, que deve ser feita todos os anos. 

Confira dicas ao levar o animal para vacinar:

* Leve-o amarrado com coleira e guia ou caixa de transporte;

* Não deixe crianças levarem os animais;

* Leve o cartão de vacina do animal;

* Filhotes a partir de 90 dias devem ser vacinados;

* Animais doentes não devem ser vacinados;

* Cadelas e gatas gestantes e lactantes podem ser vacinadas.

0 comentários:

Postar um comentário