Minha Figura

Convenção do PMDB elege novo Diretório Municipal em Aldeias Altas

30.9.15
Realizada no último dia 29 de setembro no prédio da Câmara de Vereadores de Aldeias Altas, a convenção municipal do PMDB, quem teve como objetivo principal a eleição do novo Diretório Municipal. O evento ocorreu durante todo o dia com a participação maciça de filiados, simpatizantes e presidentes de outras agremiações políticas da cidade e região.

Como parte de toda uma conjuntura democrática e dentro de todos os pró-labores que requer a eleição para a escolha da nova diretória, os filiados ao partido tiveram a oportunidade de participar tanto da elaboração do processo de votação, quanto de toda a escolha dos concorrentes ao cargo. E, ao final da tarde foi anunciada a nova diretoria do PMDB de Aldeias Altas, que tem agora como novo Presidente Jeová Lucas e vice-presidente, Júlio Tinoco.

Para Jeová Lucas, novo dirigente do partido, a principal meta a partir de agora é trazer mais filiados e simpatizantes a causa do Partido Democrático Brasileiro. “A nossa missão nesse momento é trabalhar ainda mais a política de inclusão social que defende o nosso partido, esse momento também é de muita emoção, sei da grande responsabilidade que temos enquanto presidente de um partido tão importante em nossa nação brasileira.”, enfatizou Jeová Lucas.

Destacamos aqui a presença do vice-prefeito Gênio, dos vereadores da base governista, secretários de governo, primeira dama e presidente do Partido Social Liberal – PSL, Socorro Tinoco.

Durante a convecção aconteceram várias manifestações de apoio ao partido, com a participação dos associados que usaram da palavra para afirmar que estão firmes em seguir com a metodologia que o PMDB implantou em no País, no que diz respeito à defesa dos direitos do cidadão.

Dr. Tinoco foi bem enfático ao afirmar que o momento que estamos vivendo em nosso País é muito complicado, por isso, devemos estarmos unidos por uma só causa, o bem estar do povo brasileiro em especial dos aldeias-altenses.

A convenção que realizamos hoje em nossa cidade demonstra mais uma vez a preocupação que temos em melhorar a cada dia as condicionalidades de vida da nossa gente, porque nesse evento tão importante tive o prazer de receber a visita de várias lideranças partidárias, demonstrando assim, que a nossa bandeira maior, é lutar por dias melhores para nosso povo.” afirmou Dr. Tinoco.

Assessoria de Comunicação do PMDB: Aldeias Altas – MA

Cadê a despesa que era pra estar aqui? Governo Léo Coutinho omite gastos de junho no portal da transparência

Calendário coutinhiano?! De maio para julho sem o mês de junho

Já virou piada a forma que a gestão Léo Coutinho trata a questão da transparência na prestação de contas dos gastos públicos.

Sendo Lei Federal a obrigatoriedade de publicar as despesas da administração pública, em Caxias a Lei da Transparência não é uma das prioridades desde a ascensão da família Coutinho ao poder em 2005.

Nas cidades e governos onde existe um portal da transparência, os gastos são publicados em tempo real, mas em Caxias isso NÃO É FEITO DE JEITO  NENHUM.

Com arrecadação recorde no interior do Maranhão, a Prefeitura de Caxias não chega a publicar nem a metade do dinheiro recebido através do FUNDEB, SUS, FPM, ICMS na página da internet destinada a isso.

Outro mistério na transparência (ou na falta dela) são os recursos recebidos através do ISS – Imposto Sobre Serviços, e as taxas de alvarás, tributos cobrados pela própria Prefeitura de Caxias e que ninguém sabe o montante mensal e muito menos sua destinação, haja vista que no portal do município não existe nem pista disso.

Agora como se não faltasse pepinos e fatos estranhos no portal que deveria ser da transparência, a Prefeitura de Caxias simplesmente omitiu as despesas do mês de junho de 2015. Isso mesmo. Omitiu.

Demorando normalmente mais de 3 meses para atualizar as despesas efetuadas, o Portal da Prefeitura “saltou” a publicação do mês de junho.

Estão lá as despesas deste ano desde o mês de janeiro, mas depois maio de 2015, a página ‘pula’ para julho.

Por mais incrível que isso possa parecer, as cobranças do titular do blog sobre a falta de transparência da atual administração motivou uma ação judicial por parte do prefeito Léo Coutinho.

Mas desse assunto (do processo), trato em outra postagem.

Deixo no ar uma pergunta para o prefeito Léo Coutinho: Cadê as despesas de junho que eram pra estar aqui?!

Onze candidatos disputam vagas de conselheiros tutelares em Aldeias Altas

29.9.15
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Aldeias Altas está em processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar. De acordo com a Lei nº 12.696/2012, a eleição dos conselheiros neste ano ocorre em data unificada em todo o território nacional, sendo dia 4 de outubro de 2015, das 8h até às 17h.

Após o período de inscrições dos interessados em concorrer a uma vaga de conselheiro, a Comissão Eleitoral aplicou avaliação de documentação, provas objetivas e psicológicas e 11 (onze), candidatos foram selecionados e disputam por dez vagas, sendo cinco titulares e cinco suplentes.

Em Aldeias Altas o local de votação já foi definido e será na Unidade de Ensino Antonieta Castelo.

Estão aptos para votar, pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor e domicílio eleitoral no município em que pretendem votar. O eleitor deverá comparecer ao local de votação com documento de identificação com foto e o título de eleitor.

O voto é facultativo, porém o presidente do CMDCA de Aldeias Altas, José Armando convoca e ressalta a importância da escolha dos novos conselheiros. “Fizemos um convite especial à comunidade para que participem e vote nos futuros conselheiros do nosso município, pois são eles que tem o dever de proteger nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

CONHEÇA OS CANDIDATOS

01 – Maria da Conceição Ribeiro R. Martins
02 – Rayssa da Silva dos Anjos
03 – Amônica de Pinho Oliveira
04 – Eveline Samara da Costa Silva
05 – Diana Alves de Souza
06 – Ana Patrícia da S. M. Nascimento
07 – Luzilene da Luz Sena
08 – Adriano José Pereira Loura
09 – Francinaldo das S. Mascarenhas
10 – Maria Luzia Ximenes
11 – Maria do Perpetuou Socorro G. Andrade

ASCOM: Aldeias Altas – MA

Primeira Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão- Agritec, em Açailândia

Os agricultores familiares do cerrado amazônico vão ter a oportunidade de conhecer e ter acesso às tecnologias que impulsionarão o desenvolvimento da produção nos próximos anos. Todo esse conhecimento será oferecido pelo Governo do Estado por meio do Sistema de Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Sebrae e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão - FETAEMA, na Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão- Agritec, que será realizada no município de Açailândia entre os dias 08 a 10 de outubro.

Por determinação do governador Flávio Dino, as Agritec’s este ano, estão sendo realizadas em quatro municípios, representando os territórios maranhenses, são eles: São Bento, Açailândia, Caxias e Bacabal. Para o governador, as Feiras integram um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado. Com o desenvolvimento de vocações e potenciais regionais dos produtores do Maranhão há uma mudança significativa para um autêntico ciclo de prosperidade no setor produtivo.

Com as quatro feiras, a perspectiva é abranger cerca de 80 municípios maranhenses. Só na regional de Açailândia serão envolvidos 20 municípios: Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da água Branca, Vila Nova dos Martírios, Buritirana, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Estreito, Governador Edson Lobão, Imperatriz, João Lisboa, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso e Senador La Rocque.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, destacou a importância da realização das Agritec’s para promoção do desenvolvimento da agricultura familiar por meio do conhecimento e o impacto que Açailândia terá com a sua primeira feira. “Açailândia é uma cidade importante porque é uma região muito próspera, principalmente no setor primário, com vocação agrícola para produção de hortaliças. Acreditamos que o eixo do desenvolvimento do Maranhão passa por dois caminhos, que é a produção e a educação, ou seja, o conhecimento”, disse.

Segundo ele, a transferência de tecnologia vai permitir ao homem do campo mais conhecimento com ajuda dos parceiros, a Embrapa e o Sebrae, que estão envolvidos na realização da Agritec no município.

Além do potencial para produção de hortaliças, o município produz: abacaxi, maracujá, milho, melancia, mandioca, feijão e arroz. A produção dessas culturas deverá ser melhorada com o conhecimento adquirido pelos agricultores por meio de cursos, palestras e oficinas oferecidas na Agritec.

Convenção do PPS em Caxias reúne grande público e consolida crescimento da sigla

O PPS - Partido Popular Socialista, realizou na manhã desta segunda-feira, 28, sua convenção municipal.

Realizada no prédio da Câmara Municipal, o evento contou com a presença de centenas de pessoas e serviu para consolidar o crescimento da sigla em Caxias.

Além do grande público, a convenção contou ainda com a presença da presidente do legislativo, Ana Lúcia Ximenes, e do prefeito Léo Coutinho.

Na ocasião, foi eleita a nova composição do Diretório e da Comissão Executiva, sendo os vereadores Mário Assunção (presidente), Durval Júnior (vice-presidente), Irmã Nelzir (1º secretário), Paulo Simão (2º secretário), e Luis Lacerda (delegado).

O presidente do Partido, Mário Assunção, agradeceu a presença de todos, em especial ao prefeito Léo Coutinho, e garantiu que irá lutar para fazer o partido cada vez mais forte. “É nossa missão garantir que o PPS seja o partido mais atuante e que possa atender os anseios da comunidade”, disse o vereador após o término da convenção.

PMDB realiza convenção para eleger novo diretório em Aldeias Altas

Acontece nesta terça-feira, 29 de setembro, a convenção partidária do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) do município de Aldeias Altas que realizará a eleição para o diretório local da legenda;

O presidente da Comissão Provisória do PMDB aldeias-altense, o prefeito Dr. Tinoco, convida filiados e simpatizantes pmdebistas para participarem da convenção extraordinária que será realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Aldeias Altas com início previsto para às 9h e encerramento logo que for alcançado o quórum desejado.

Reforço o convite à todos os aldeias-altenses, simpatizantes do PMDB, que desejem se filiar para disputar a eleição, que venham para o PMDB que é um partido que tem história em nosso País, sendo o maior partido do Brasil e é aquele que representa, verdadeiramente, a vontade do povo brasileiro e do povo maranhense”, comentou Dr. Tinoco

Ordem do Dia na Convenção

1 – Leitura e aprovação do manifesto, Programas e Estatuto do Partido.
2 – Eleição dos Membros Titulares e Suplentes do Diretório Municipal.
3 – Eleição do Delegado e Suplente à Convenção Estadual.
4 – Eleição dos Membros da Comissão Executiva pelo Diretório Municipal.
5 – Outros assuntos do interesse do Partido.

Fonte: Capital do Leste

Médico maranhense profere palestra em Encontro Mundial de Neurocirurgia em Roma

O Encontro da Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia (Interim Meeting of the World Federation of Neurosurgical Societies), realizado no início do mês, em Roma, na Itália, contou com a palestra de um médico maranhense. Luis Fernando Silva Junior discorreu sobre meningiomas na base do crânio, que são tumores localizados em uma área bastante delicada do cérebro.

Tive a honra e a felicidade de participar desse evento que contou com palestrantes de renome internacional e discorrer sobre estudos e técnicas que têm despertado o interesse e a atenção de profissionais do mundo inteiro”, comentou o jovem neurocirurgião. 

Além de proferir a palestra, o médico maranhense teve outro trabalho apresentado no conclave, em coautoria com o professor e doutor Ricardo Ramina. “Levamos, também, para o evento outro trabalho científico abordando o tema: função do nervo facial no pós operatório de meningiomas da base do crânio envolvendo o canal auditivo interno”, explicou Luis Fernando Silva Junior, que já é dono de um currículo recheado de apresentações científicas, diversos artigos e capítulos de livros em publicações nacionais e internacionais.

No início do ano, ele já havia ministrado aula prática de acesso cirúrgico à base do crânio, também em parceria com o neurocirurgião paranaense Doutor Ricardo Ramina, na “Sétima Conferência Internacional sobre Neurinoma do Acústico” em Xangai, na China, outro grande momento em que o Estado do Maranhão foi também representado na área da neurocirurgia, no cenário internacional.

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia, Walter E. Dandy Neurosurgical Society e integrante das equipes de neurocirurgiões do Instituto de Neurocirurgia e Neurologia instalado no Hospital São Domingos, fundado pelos renomados neurocirurgiões Doutores Periguari Lucena e Osmir Sampaio; do Hospital Universitário da UFMA e do Instituto de Neurologia de Curitiba; Luis Fernando Silva Junior teve sua formação profissional iniciada na Universidade Federal do Maranhão como acadêmico de medicina, continuada com a residência médica no Instituto de Neurologia de Curitiba – INC (reconhecido pela federação mundial como centro de referência internacional na área de neurocirurgia), incluindo cursos e estágios na Alemanha, Turquia e Estados Unidos. 

Em tempo
O médico neurocirurgião Luis Fernando Silva Junior é filho do ex-secretário de Infraestrutura do Maranhão, Luis Fernando. (Fonte: blog do Ludwig Almeida)

Em Brasília, Rafael Leitoa se reúne com presidente da CODEVASF e discute sobre preservação da Bacia do Rio Parnaíba e RIDE

28.9.15
Deputado Rafael Leitoa se reúne com Felipe 
Mendes, presidente da CODEVASF
Na manhã desta segunda-feira (28), em Brasília, o deputado Rafael Leitoa esteve reunido com Felipe Mendes, presidente nacional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), onde conversou sobre a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba, revitalização da Bacia do Parnaíba e a recente aprovação na Assembleia Legislativa do Projeto de Lei nº. 223/2015,de autoria do Poder Executivo do Maranhão, onde o deputado foi relator, que trata da criação o Programa Especial de Desenvolvimento para municípios maranhenses que façam parte da Rede Integrada de Desenvolvimento – RIDE da Grande Teresina.

Na reunião, Rafael Leitoa apresentou ao presidente da CODEVASF um resumo das reuniões preliminares para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba, onde, em Audiência Pública realizada no mês de agosto na Assembleia Legislativa, várias entidades públicas e representantes da sociedade civil discutiram a implantação do Comitê, ferramenta de preservação e discussões constantes em defesa do Rio Parnaíba e afluentes. Como resultado, num encontro recente entre a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia e representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), ficou acordado que nos meses de outubro e novembro, farão uma ação conjunta nos municípios de Balsas, Araioses e Timon, respectivamente, para sensibilização dos prefeitos e comunidades, para assinatura do termo de subscrição.

Sobre a relatoria do Projeto de Lei n. 223/2015, que cria o Programa Especial de Desenvolvimento para municípios maranhenses que fazem parte da Rede Integrada de Desenvolvimento – RIDE, Rafael Leitoa destacou para Felipe Mendes a importância dessa iniciativa do Governo do Maranhão, que atinge diretamente no incentivo à aberturas de empresas no Polo Empresarial de Timon, com redução de impostos e concessão de créditos para quem estiver interessado em investir. O deputado Rafael Leitoa lembrou que atualmente, no Brasil, temos apenas três regiões integradas de desenvolvimento, Petrolina – PE e Juazeiro – BA, a região de Brasília e a RIDE da Grande Teresina, abrangendo os municípios piauienses de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Pau D'Arco, União e Teresina, além da cidade de Timon.

Apresentei ao presidente da CODEVASF, meu empenho em levar mais desenvolvimento à nossa região. Somos banhados pelo Rio Parnaíba, que é fonte de subsistência, transporte, regulador de temperatura e orgulho de nossa população. Desta forma, a criação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba e a aprovação do Projeto de Lei que criou o Programa Especial de Desenvolvimento dos municípios ligados à RIDE, são também bandeiras de nosso mandato. Como digo sempre, Timon está retornando, com políticas concretas e perceptíveis, ao mapa do Maranhão”, finalizou Rafael Leitoa.

Ele está de olho!!! Marqueteiro Carlos Alberto 'encosta' em Léo Coutinho tentando voltar ao comando da mídia palaciana

Forçando a amizade - Marqueteiro publicou a mesma foto ao lado 
do prefeito e de sua mãe duas vezes na rede social.
Parece que a presença do marqueteiro Carlos Alberto na cerimônia de reinauguração da TV Sinal Verde mexeu com suas emoções, e a paixão pelo antigo emprego aflorou violentamente.

Quem esteve no evento de reinauguração da emissora coutinhiana saiu de lá impressionado com a ostentação do empreendimento e a certeza de que a crise, definitivamente, não chegou por aquelas bandas.

O luxo do prédio e a qualidade dos equipamentos ofuscou os olhos de muita gente.

Entre aqueles com olhos reluzentes estava o marqueteiro Carlos Alberto, que não perdia um detalhe da festa com seus olhar apurado.

Forçando a amizade - Em reunião de trabalho na 
capital, Carlos Alberto acompanha 
o prefeito de Caxias.
O certo é que depois daquele dia, Carlos Alberto tem dedicado uma atenção pra lá de especial para o prefeito Léo Coutinho. Esperava-se, depois da demissão traumática do marqueteiro, que o mesmo tivesse dado o governo Léo Coutinho como perdido. Que nada! Ele tem procurado cercar o jovem gestor por onde ele anda.

Em São Luís nos últimos dias para tratar de assuntos administrativos, Léo Coutinho estava na mesa como os técnicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, tratando detalhes da realização da mega revisão do Enem com o marqueteiro Carlos Alberto a tira colo. O fato de não ter mais nenhuma ligação com a administração caxiense, e de que seu cargo de assessor de comunicação da AL não justifique a sua presença na mesa de negociação de nenhuma secretaria de Estado, mostra que CA era um estranho naquela reunião.

Em mais uma prova desse 'esticamento' do marqueteiro, neste sábado, 26, quando da realização mega revisão do Enem, lá estava novamente o publicitário a tira colo de Léo Coutinho.

Para demonstrar uma aproximação com o prefeito de Caxias e sua genitora, Aparecida Barroso Coutinho, Carlos Alberto fez questão de tirar foto com os dois e publica-lá no facebook. Estranhamente, publicou a mesma foto duas vezes e comentou em seguida. “Aulao do Enem na Facema em Caxias, junto à presidente da Facema Aparecida Coutinho e prefeito Leo Coutinho”. Humm...

Essa alma quer reza” - Quem conhece o enrolado marqueteiro sabe que ele não dá ponto sem nó e essa repentina paparicação ao prefeito caxiense, que o demitiu meses atrás de uma forma não muito educada, tem segundas e, talvez, terceiras intenções.

A volta ao comando da propaganda palaciana, e consequentemente da emissora Sinal Verde, podem estar por trás dessa sorrateira reaproximação com Léo Coutinho.

Fico só imaginando e torcendo para a sua volta ao comando da emissora coutinhiana.

Será a certeza da volta do seriado americano Revenge, com enredo bem caxiense.

Mas, antes Carlos Alberto terá que tirar do caminho o jornalista Ricardo Marques e o produtor Thiago Miranda que, se não conseguiram reverter a enorme rejeição de Léo Coutinho na cidade (uma tarefa praticamente impossível), pelo menos acabaram com os escândalos amorosos de um passado não muito distante na TV da família Coutinho.

A Revenge caxiense será garantia de audiência máxima nos meios de comunicação da cidade.

Volta Carlos Alberto, Volta!!!

Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta segunda (28) em Aldeias Altas

27.9.15
A Secretaria de Saúde de Aldeias Altas por meio do setor controle de zoonoses, promove no dia 28 de setembro das 8h às 17h, o dia “D” da Campanha Nacional de vacinação antirrábica de cães e gatos.

Os aldeias-altenses também podem participar dessa ação que é gratuita, levando seus animais de estimação aos diversos postos de vacinação espalhados pelo município.

Segundo o Secretário de Saúde Waldeck Pinho, a campanha visa a imunização de mais de 80% da população canina no município. “Este ano Aldeias Altas vai aumentar essa meta pois temos conseguido realizar com sucesso a vacinação nesses animais.  Mas precisamos do apoio e da conscientização da população para que eles levem seus bichinhos para serem vacinados”.

A coordenadora de vigilância em Saúde, Ivanilde Oliveira alerta ainda que os animais de estimação, com idade superior a dois meses, devem ser levados aos postos acompanhados por um responsável adulto. “Precisamos notificar o animal, por isso pedimos a presença de um adulto. Assim que o cão ou gato é vacinado, entregamos a essa pessoa um comprovante para posterior controle”, finaliza. “É importante frisar também que a vacina não oferece risco a saúde de animais gestantes ou em período de amamentação”.

DOENÇA – A Raiva é uma doença aguda e fatal, causada por um vírus que afeta o sistema nervoso, transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico contido na saliva do animal infectado. O vírus da Raiva é transmitido aos animais e ao homem através da saliva do animal doente, por meio de mordedura, arranhadura ou contato com mucosas. A vacinação de animais transmissores (cães e gatos) é uma das medidas mais eficazes de controle da doença.

VACINAÇÃO NOS SEGUINTES BAIRROS:

Centro, Gonçalves Dias, São Francisco, Greenville, Vila Costa Pinto, Matadouro, Limpeza, Aeroporto, Vila Rita Reis e Mutirão

ASCOM: Aldeias Altas – MA

Rafael Leitoa avalia positivamente reunião com o secretário Jefferson Portela, em Timon

Prefeito Luciano apresenta ao Jefferson Portela e Rafael Leitoa, 
sistema de monitoramento de vídeo, como reforço na segurança 
em Timon  (Fonte: Nonato Castro - Assessoria)
Na manhã da última sexta-feira (25), quem participou da reunião no auditório do Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, em Timon, viu de perto o empenho do deputado Rafael Leitoa na busca por melhorias na segurança pública da cidade. No evento, que contou com a presença do Secretário de Segurança Jefferson Portela e assessores, dos promotores de Justiça, Fernando Antônio, Eduardo Borges e Antônio Borges, Polícia Militar e Civil, 13 delegados, Guarda Municipal, secretários municipais, vereadores e população. Na reunião, o deputado Rafael Leitoa relembrou ações de seu mandado, junto ao governo do estado e Secretaria de Segurança.

Na reunião, Rafael Leitoa lembrou que o contexto daquele encontro se iniciou ainda na Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores de Timon e nas constantes reuniões com o Secretário Jefferson Portela, desde quando o secretário assumiu. Sobre a necessidade da reunião, Rafael Leitoa ressaltou que o poder público necessita sentir de perto os anseios e pautas da população. “Como resultado deste encontro, vamos pautar positivamente, com propostas palpáveis, que possam ser executadas e que possamos apresentar à cidade de Timon”, reforçou o deputado.

Ao lembrar que a segurança pública de Timon é um problema de todos, independentemente de coloração partidária, Rafael Leitoa foi muito aplaudido. Em relação ao abandono social, o deputado informou que é impossível falar em abandono sem citar o CAIC e a falta de conclusão do Centro Profissionalizante, pelo governo de Roseana Sarney. “Gostaríamos de construir um polo da UEMA em Timon, infelizmente ainda não conseguimos. A ausência do governo do estado, durante os mandatos da ex-governadora, em muito prejudicou nossa cidade, mas nosso trabalho como parlamentar tem como meta tornar permanente as ações do Governo do Estado na cidade.  Como prova, somando ao secretário Jefferson, já passam de vinte secretários do governo Flávio Dino em vista à Timon. Isso demonstra uma atenção especial do Governador Flávio Dino com o nosso município e a nossa insistência em lembrar que nós somos maranhenses, que Timon é Maranhão, de que o estado tem que acontecer aqui”, afirmou Rafael Leitoa.

Rafael confirmou ainda a reforma do CAIC como escola de tempo integral, com o projeto já entregue pela Prefeitura de Timon e aprovado pelo Governo do Estado, assim como a escola profissionalizante que está em fase de conclusão. O deputado lembrou de uma reunião com a Secretária Áurea Prazeres, onde ela confirmou a reforma de algumas escolas estaduais em Timon, como a Unidade Escolar Ana Bernardes, recentemente interditada pelo Corpo de Bombeiros, e a Escola do Jacira. “Com a instalação dessas escolas, nós vamos retornar o lado social em Timon, abandonadas pelo antigo governo do estado, para que a gente não possa, nem precise construir presídios em Timon.  Chega, não dá mais”, comemorou o deputado.

O anúncio da criação da Delegacia de Narcóticos e a instalação de um Núcleo Regional de inteligência, reivindicações do deputado Rafael Leitoa, foi feito pelo Secretário Jefferson Portela. Assim como o envio de 21 policiais para aumentar o contingente policial em Timon.  Para completar, foram entregues 10 motos doadas à PM pela prefeitura de Timon, para auxiliar no combate ao crime na cidade. Quanto a remoção de policiais de Timon, o deputado informou que no ano de 2015 isso não aconteceu, o ocorrido foi a convocação para uma operação em São Luís. Preocupado com a saída desses policiais, Rafael lembrou que fez várias intervenções junto ao governador de Flávio Dino, porém a ida dos policiais se fazia urgente e necessária.

Nós recebemos uma fronha para cobrir uma cama king size”, assim comparou o quantitativo de policiais que fazem o patrulhamento em Timon. O deputado alertou que os homens destacados para o presídio de Pedrinhas em 2014, ainda no governo passado, num momento de tensão, foram para pacificar o presídio, não havendo mais essa necessidade nos dias atuais.

Para finalizar, Rafael Leitoa atendeu o pedido dos excedentes do concurso da Polícia Militar de 2012, presentes no evento, e pediu ao Secretário o dobro de convocados para Timon: “O senhor, Secretário Jefferson, afirmou que vai fazer uma nova convocação da PM, peço ao senhor, Secretário, que puxe um pouco mais homens para a polícia Militar de Timon”, reforçou Rafael Leitoa.

Léo Coutinho aproveita mega revisão do Enem para incentivar jovens, mas esquece de dizer que concurso público que é bom...

26.9.15
Faltou o prefeito dizer a única coisa que realmente interessava aos 
jovens: estudem que o concurso é a porta de entrada para o 
serviço público e é o nosso compromisso de governo
Eleito em 2012 dizendo que era um exemplo de profissional que havia conquistado seus objetivos através de concurso público, o prefeito Léo Coutinho não colocou em prática o que pregava na campanha.

Aliás, o único concurso público que existiu na gestão Léo Coutinho foi um fiasco sem tamanho. Com metodologia estranha, o tal concurso registrou menos de 1% de aprovação.

Depois desse fracasso, Léo Coutinho nunca mais tocou no assunto.

O último concurso público realizado em Caxias em âmbito municipal foi em 2006, na gestão de Humberto Coutinho.

De lá para cá, são 9 anos que a juventude caxiense não consegue realizar o sonho de entrar no serviço público. Isto é, uma geração inteira com seus sonhos perdidos.

Embora sem muitos exemplos para dar aos jovens no seu governo, o prefeito Léo Coutinho usou a mega revisão do Enem, realizada neste sábado, 26, na Facema, faculdade onde é sócio-proprietário, para dar a única coisa que ele pode dar aos jovens caxienses: palavras de incentivo.

Após sua participação no evento, Léo Coutinho correu para o facebook para postar as fotos onde discursava para centenas de jovens. “A mega revisão do Enem está sendo um sucesso”, escreveu ele para em seguida falar sobre ao única coisa que ele pode dar aos jovens. “Tive o prazer de dar uma palavra de incentivo aos jovens que estão assistindo às aulas, neste sábado, no auditório da Facema.

Léo Coutinho ainda teve tempo para comemorar o fato do auditório estar cheio. “O auditório cheio mostra o compromisso e a vontade dessas pessoas de se qualificarem e de terem um futuro brilhante.

Os jovens presentes ao evento certamente estavam com vontade de se qualificar e de ter um futuro brilhante.

Infelizmente, não será através de concurso público na gestão de Léo Coutinho que essa juventude terá algum futuro, quem dirá “brilhante”.

Menos, Léo Coutinho! Menos...

Não aceitou receber sem trabalhar – Darlan Representação e a grandeza de não se submeter a ser funcionário fantasma da Assembleia

Darlan Almeida e o exemplo de dignidade em não aceitar 
ser funcionário fantasma da Assembleia
Desde quando o deputado estadual Humberto Coutinho assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, os casos de funcionários fantasmas no legislativo maranhense são manchetes em sites, jornais, blogs e emissoras de televisão.

Em Caxias, cidade onde se concentra o maior número de fantasmas por metro quadrado do Estado, destaca-se o caso de um correligionário do deputado caxiense que não compactuou com a dolorosa missão de ser mais um entre tantos outros a sugar os cofres públicos “sem dar um prego numa barra de sabão”.

Darlan Almeida da Silva, mais conhecido como Darlan Representação, foi nomeado em 1º de abril de 2015 no cargo de motorista da AL. A nomeação, segundo ele, aconteceu sem o seu consentimento. “Sabá, eu não sabia que seria nomeado para um cargo que não iria trabalhar” contou-me na época.

Pois bem, tão logo soube através do blog da sua nomeação para um cargo em que não iria trabalhar e que nem havia sido consultado, Darlan pediu sua exoneração imediatamente. Seu caso foi único entre os correligionários de Humberto Coutinho.

A TV Band/Caxias fez esta semana uma série de reportagens sobre os funcionários fantasmas da Assembleia do MA. Correligionários do presidente do Poder Rangedor foram alvos da mira das câmeras do programa Maranhão Urgente.

Devido a sua postura digna de pedir a exoneração tão logo soube da estranha nomeação, Darlan Almeida foi poupado de novo bombardeio midiático.

Embora ainda faça parte do grupo Coutinho, a decisão de não aceitar ser funcionário fantasma só eleva o caráter de Darlan Almeida, colocando-o num patamar bem acima dos demais.

Talvez comemorando lá no fundo do seu subconsciente a acertada posição tomada assim que soube da indevida nomeação, Darlan Almeida usou seu facebook nesta quarta-feira, 23, para postar um texto que reflete muito sobre suas decisões políticas: “Infelizmente vivemos em uma sociedade em que as pessoas estão com a mente fechada para coisas certas, e estão com o corpo aberto para coisas erradas. O que é certo virou errado e o que errado virou certo. Pense nisso!

E agora são R$ 25 mil reais na quarta chance!!! Sabiá dá Sorte com prêmios em dinheiro neste domingo

E tem 10 rodadas da sorte de R$ 200 reais

O Sabiá dá Sorte deste domingo está imperdível. Agora são R$ 25 mil reais na última chance.

E o preço da sua cartela continua em conta: somente R$ 10,00 (dez reais) no seu termo de doação.

Confira a premiação completa:

1o PRÊMIO: 01 poupança de R$ 2 mil reais

2o PRÊMIO: 01 poupança de R$ 2 mil reais

3o PRÊMIO: 01 poupança de R$ 2 mil reais

4o PRÊMIO: 01 poupança de R$ 25 mil reais


Isso mesmo. 01 poupança de R$ 25 mil reais
no último prêmio.

Todo o dinheiro arrecadado com a venda das cartelas será em benefício do projeto da escolinha de base do Sabiá Futebol Clube e Fazenda da Esperança.

E atenção

O sorteio será transmitido ao vivo pela  TV Sinal Verde canal 3, a partir das 10h deste domingo, pela Rádio Tropical FM, além da rádio FM Nova Cidade do município de São João do Sóter.

Não fique de fora!

Justiça determina que SAAE/Caxias restabeleça fornecimento de água de unidade consumidora em 24 horas

25.9.15
O juiz Sidarta Gautama Farias Maranhão, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Caxias, determinou nesta sexta-feira, 25, que o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos – SAAE, restabeleça, em até 24 horas, o fornecimento de água de uma unidade consumidora localizada no centro da cidade.

A decisão prevê ainda multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais) revertida em favor do autor.

O corte no fornecimento aconteceu devido a cobrança feita pelo SAAE de contas do distante ano de 1998.

A regra geral é que contas vencidas em 10 anos não podem mais ser cobradas. Se o credor não fez a cobrança no tempo hábil, entende-se que ele não tinha interesse em receber a dívida.

No caso da cobrança do SAAE/Caxias, que originou a Ação, o prazo de 17 anos demonstra no mínimo um abuso do órgão, assim como um desrespeito ao consumidor.

Outra, se o SAAE começar a cortar o fornecimento de quem não apresentar contas pagas de 17 anos ou mais, teremos um verdadeiro tsunami de interrupção no fornecimento de água em Caxias, haja vista que, com raríssimas exceções, ninguém costuma guardar por tanto tempo esses comprovantes.

Governo lança edital para compra de kits de equipamentos para agricultura familiar

O Governo do Estado, por intermédio da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), lançou o edital de licitação para aquisição de 300 kits de irrigação e equipamentos agrícolas destinados ao projeto ‘Quintal Produtivo’, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF). A data prevista para a licitação será, dia 08 de outubro, na sede da CCL, no Calhau.

O edital de licitação foi assinado, na manhã desta quinta-feira (24), pelo presidente da Comissão Central, Odair Neves, acompanhado do secretário da SAF, Adelmo Andrade; e do presidente da Comissão Setorial de Licitação do órgão (CSL), Cleton Alves Saraiva. O processo licitatório para compra dos equipamentos agrícolas e kits de irrigação se dará na modalidade pregão presencial.

A licitação dos kits faz parte da política que vem sendo adotada no governo Flávio Dino, para alavancar a produção local, atendendo às famílias e unidades rurais que necessitem de investimento na produção”, enfatizou o presidente da CCL, Odair Neves.

As empresas interessadas podem baixar o edital na página da Comissão Central de Licitação no endereço eletrônico www.ccl.ma.gov.br ou, ainda, retirá-lo na sede.

Estamos licitando equipamentos para várias ações do Sistema de Agricultura Familiar do Maranhão, cuja aquisição deve ser de conhecimento público, visando sempre à transparência em nossa gestão”, disse o secretário Adelmo Soares.

Feiras da Agricultura Familiar

Nos primeiros dias do mês de outubro ocorrerão as reuniões de licitação para aquisição dos kits para Quintais Produtivos e para aquisição das Barracas das Feiras de Agricultura Familiar, as ‘feirinhas’, que é um projeto da SAF e visa criar e fortalecer espaços de promoção e comercialização dos produtos da agricultura familiar, produzidos nas diversas regiões do Maranhão, ampliando as redes de distribuição dos produtos, fomentando negócios e gerando benefícios, como aumento da renda.

Serão instaladas, inicialmente, 25 feiras, além do apoio direto às experiências de comercialização quilombolas e da união das cooperativas de economia solidária. A instalação e modernização das Feiras é uma parceria inédita entre o Governo, as Prefeituras, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e a Associação dos Agricultores, onde cada um terá sua responsabilidade bem definida em todo o processo, desde a execução, supervisão, manutenção das instalações, valorização e preservação do investimento e gerenciamento de forma permanente.

Governo recebe visita de prefeito de Belágua e representantes da FENAE para tratar do desenvolvimento do município

Com o objetivo de conhecer as ações do Plano Mais IDH e de propor parceria com o Governo do Estado, os secretários-adjuntos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Luciene Figueiredo e Francisco Sales, receberam na manhã desta quinta-feira, (24), o prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues, e representantes da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE).

Na reunião, as representantes da FENAE tiveram a oportunidade de conhecer as ações da SAF em Belágua, no âmbito do Plano Mais IDH, como o projeto Sistema Integrado de Tecnologias Sociais (Sistecs), que visa dar condições de produção para os agricultores em situação de pobreza e elevar a segurança alimentar e nutricional dessas famílias.

Para a secretária-adjunta de Extrativismo da SAF, Luciene Figueiredo, a FENAE está propondo um trabalho educativo em Belágua e que a SAF vai trabalhar para que essa parceria se concretize.

O Governo do Estado tem o Plano Mais IDH e executa ações em Belágua para tirar o município da pobreza; a SAF trabalha com dois projetos em Belágua, que são o Sistecs e o biblioteca rural Arca das Letras, que é um projeto Mais Educação no Campo; então, a FENAE só vem a contribuir com o desenvolvimento do município,” disse Luciene.

O projeto ‘Mais Educação no Campo’ tem como objetivo promover o acesso à leitura às populações de comunidades rurais dos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão, proporcionando a redução dos índices de exclusão social e pobreza no campo.

Belágua é um dos 30 municípios do Mais IDH que será beneficiado com 100 Sistecs, uma tecnologia de baixo custo que consiste na produção integrada de alimentos de origem vegetal e animal, como horticultura, piscicultura, apicultura, meliponicultura e criação de pequenos animais.

O prefeito de Belágua destacou a importância dos projetos do Governo e o interesse da FENAE em prestar assistência social no município.

Todos os programas que estão indo para o município vemos como positivo para melhorar nossos indicadores. A gente agradece o Governo e a FENAE por estarem interessadas em levar ações conjuntas para melhorar a vida da população belaguense,” contou.

De acordo com a diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da FENAE, Natascha Brayner, em julho a instituição visitou o município para realizar diagnóstico sobre a situação em que se encontra, e uma parceria com o Governo do Estado vai unir as ações do Plano e da Federação em prol do desenvolvimento de Belágua.

A gente não quer fazer uma ação assistencialista, queremos ações estruturantes; viemos entender os projetos que o Governo tem para Belágua e para que a gente possa contribuir com eles e somar forças,” ressaltou Brayner.

FENAE

A FENAE é uma instituição que atua há 44 anos no país em questões de responsabilidade social. Os 26 estados e mais o Distrito Federal possuem as associações da FENAE.

Desde 2005 a instituição trabalha com o projeto Movimento Solidário, que começou com um piloto em Caraúbas no Piauí, com o objetivo de transformar o município através dos objetivos da ONU, que na época eram os Objetivos do Milênio. Hoje, os objetivos da ONU se baseiam no desenvolvimento sustentável.

(Convite ao suicídio) Humberto Coutinho joga pesado com correligionários para garantir reeleição de sobrinha na Câmara Municipal

Aliados estão desconfiados das supostas boas intenções de 
Humberto Coutinho em garantir a reeleição da sobrinha
Nos últimos dias, Humberto Coutinho jogou todo o seu ‘charme’ para cima dos correligionários em Caxias para tentar garantir a reeleição da sobrinha, Thais Coutinho, na Câmara Municipal.

Experiente na formação de coligações, HC viu que a maioria dos vereadores da sua base aliada também já aprendeu que na política, o sofrimento de hoje, além da dor provocada, ensina muitas lições.

Considerada desde já de “a coligação da morte”, aquela que terá a vereadora Thais Coutinho como candidata provoca calafrios nos vereadores, que estão correndo léguas de distância do partido que a parente do presidente da AL estiver.

Sabedor do temor que a sobrinha provoca na base aliada, Humberto Coutinho tem tentado insistentemente atrair postulantes ao mandato de vereador de baixo e médio potencial para fortalecer a futura coligação da sobrinha.

No esforço concentrado de HC, o alvo são aqueles recém-chegados ao grupo e mais precisamente os mais inexperientes.

Para se ter uma ideia de como a inexperiência na complicadíssima costura partidária pode jogar por terra anos de trabalho político, além de muito dinheiro, uma das mais novas aquisições do grupo Coutinho, o médico Flávio Rocha, foi protagonista de uma cena patética quando questionado por Humberto Coutinho para qual partido gostaria de ir. “Para onde o senhor quiser”, respondeu o imaturo político deixando o próprio deputado constrangido, além dos demais medalhões presentes na reunião ocorrida no início da semana na Casa de Saúde que ficaram perplexos com a falta de bom senso de um postulante a cargo eletivo.

Para se ter uma ideia da ingenuidade do médico Flávio Rocha, ele foi o único dos correligionários de HC a deixar nas mãos do próprio o seu destino partidário.

Se Humberto Coutinho conseguir pelo menos 10 pré-candidatos a vereador com a disposição de Rocha, a reeleição de Thais Coutino estaria garantida.

Mas não é bem assim.

Para onde olha, Coutinho está enfrentando problemas para garantir a reeleição da parente.

A única alternativa que terá a partir de agora é forçar a barra com os nanicos para que aceitem uma coligação suícida e com isso garantir a reeleição da sobrinha.

Para se ter uma ideia do esforço coutinhiano para garantir a permanência do sobrenome na Câmara, além de Thais, a futura “coligação da morte” terá os vereadores Edilson Martins, Antonio Luis Assunção e a Ana Lúcia Ximenes, no que faz dela o pior lugar do mundo para quem não tenha muito dinheiro e muito capital político para gastar na conquista pelo voto.

Pensando nisso, a nanicada do grupo Coutinho pega em lanças quando consultada sobre a possibilidade de pelo menos passar perto do partido em que Thais Coutinho estiver dando o ar de sua graça.

Os últimos dias tem sido de intensa negociação e corre-corre de bastidores.

Até agora os mais experientes estão se dando bem e tratando de preservar as chances de conquistar um mandato de vereador.

A força e a influência de Thais Coutinho na estrutura da Prefeitura de Caxias e nos órgãos do Governo do Estado está custando caro e dificultando a atração de pré-candidatos para garantir sua reeleição.

Humberto Coutinho está pagando o preço e terá que aumentar a oferta para os aliados que queiram entregar anos de esforços para garantir a presença da família do presidente da AL na Câmara Municipal.

Será que vale a pena?

Estudantes caxienses farão mega revisão do Enem neste sábado

24.9.15
Por iniciativa do Governo do Maranhão, através do Programa Pré-Universitário (Preuni), os estudantes caxienses farão neste sábado, 26, uma Mega Revisão Presencial Gratuita do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A Mega Revisão acontecerá no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema), de 8h às 12h.

Em reunião realizada no início da semana para acertar os últimos detalhes, o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jhonatan Almada, explicou o que o estudante deve fazer para garantir uma vaga. “Os interessados em participar do aulão devem se inscrever pelo site da Secti (http://www.secti.ma.gov.br/), no menu ‘Inscrições AULÃO DO ENEM’. Lá, é só escolher a opção Caxias, até o dia do evento".

Vagas limitadas 

Há limite no número de vagas para assistir à Mega Revisão Presencial Gratuita do Enem. Podem se inscrever estudantes que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio, da rede pública de ensino. O participante receberá uma apostila com a Mega Revisão e informações relativos ao aplicativo do PreUNI para desenvolver o autoestudo.

Saiba mais

Desde o começo do mês, professores especializados em ministrar aulas nos cursinhos pré-vestibular estão percorrendo vários municípios relembrando, de uma forma descontraída, os conteúdos do nível básico que caem nos processos seletivos para o ingresso no Ensino Superior. Nas revisões, são distribuídas apostilas de acordo com as áreas temáticas: Linguagens e códigos; Ciências Humanas; Redação; Matemática e Ciências da Natureza.

Rafael Leitoa comemora resultados da visita do presidente da MOB à Timon

Rafael apresenta resultados da visita do presidente do PMDB, José 
Artur Cabral, à Timon (Fonte: Kristiano Simas - Agência Assembleia)
O deputado Rafael Leitoa, em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (23), comemorou a visita do presidente da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana do Maranhão, José Artur Cabral, à cidade de Timon, na última terça. O deputado ressaltou a importância da visita e destacou as atividades do presidente da MOB em discutir com a Prefeitura, Câmara de Vereadores e comunidade timonense ações de melhorias na mobilidade urbana do município.

Na visita, além da discussão sobre o Plano de Mobilidade do município de Timon, foram analisados pontos do planejamento urbano da cidade, mais a vistoria ao local onde será construída a nova rodoviária de Timon e uma reunião com as cooperativas de transporte intermunicipal e semiurbana de Timon, Caxias e Coelho Neto.

Sobre a rodoviária, Rafael Leitoa lembrou que os recursos para a construção, oriundos do Governo do Estado, já estão garantidos. “O projeto completo todo da rodoviária executivo já foi entregue à Secretaria de Infraestrutura do Estado, que parte da contrapartida do município, e esse está em análise. Esperamos que até o final do ano todo esse processo seja concluído, a licitação seja feita e a obra iniciada” comemorou o deputado.

Em relação à reunião ocorrida no auditório da Fundação Cidadania, onde participou juntamente com o Presidente José Artur Cabral, Prefeitura e os operadores de transportes que fazem a condução intermunicipal e semiurbana de passageiros, o deputado comentou a importância desse diálogo, juntando todos para tratarem sobre a regularização de todos os veículos que fazem esse tipo de trabalho, atendendo a Portaria Nº 042/2015, instituída pelo Governo do Estado, através da MOB.

Rafael Leitoa lembrou que o cadastramento é necessário para que o Governo do Estado reconheça a verdadeira situação desse tipo de transporte. Com o cadastro, segundo o deputado, a Agência de Mobilidade fará um estudo, onde analisará quais os locais suportam ou não nova linhas, podendo haver concessões futuras.

Reforço a grande importância desta reunião na tarde de ontem, quero, inclusive, agradecer a participação das cooperativas de vans do transporte alternativo de Caxias, de Coelho Neto e, sobretudo, também da cooperativa de Timon, a Coocavep”, finalizou Rafael Leitoa.

Prefeitura de Aldeias Altas investe no turismo religioso

Dentro do plano estratégico de desenvolvimento da cidade e baseado no diagnóstico feito a partir das potencialidades locais, o prefeito Dr. Tinoco, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, pretende investir na expansão do turismo religioso em Aldeias Altas, levando em consideração a construção em 2013, da Estátua de São João Batista, Padroeiro do Município.

Agora, a administração municipal pretende transformar o local em um ponto de lazer para as família aldeias-altenses e de visitação para romeiros e turistas que passam pela cidade. Para isso, a Prefeitura de Aldeias Altas deu início à 2ª etapa das obras de modernização do Memorial de São João Batista.

Uma Praça será construída no largo do memorial, cujas as obras já começaram. Também serão construídos 6 boxes onde poderão ser comercializados o artesanato local e outros souvenir que façam referência a religiosidade, bem como a culinária regional.

Nos próximos dias terá início a colocação de bloquetes que irão compor o calçamento da via de acesso ao morro, onde se encontra a Estátua do Santo. A área de peregrinação também receberá piso revestido com bloquetes.

A área ganhará um sistema de iluminação moderno, sanitários adaptados para pessoas com deficiência, além de playground que proporcionarão momentos de lazer para as crianças.

A administração municipal também vai investir em logística para que Aldeias Altas possa figurar no calendário religioso nacional.

Temos plena convicção de que estamos fazendo o certo. Estamos investindo não apenas no turismo religioso, mas, ao mesmo tempo garantindo a geração de renda, explorando outras potencialidades do nosso município e revigorando a fé do nosso posso”, ressaltou o prefeito Dr. Tinoco.

ASCOM: Aldeias Altas

Sangue de barata

Por Edson Vidigal, advogado, foi presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal.

Quando a sociedade se vê ameaçada por prenúncios de desorganização do Estado, as instituições, por seus agentes, em muitas ocasiões como esta que vivemos se excitam em espasmos de arrogância ou de indiferença. Ou em ensaios de autoritarismo.

Quem não sabe como lidar com essas coisas e já se acha no salve-se quem puder, farinha pouca meu pirão primeiro, estufa o peito e pigarreia todo dono ou dona da autoridade que já não mais lhe resolve, mas que precisa ostentar.

Aí a compaixão é tangenciada junto com a cidadania. As leis do direito se desgarram da moral e da ética. O processo civilizatório não estanca, mas decai. A interpretação das normas só conhece a conclusão ignóbil – é até certo que o fato não se reveste de moral, mas o que fazer se não é legal?

E assim as leis do direito, editadas sob pressupostos morais e éticos, vão sendo desgarradas dos bons costumes que as inspiraram e servindo à facilidade de julgamentos que dispensam da inteligência humana o compromisso com a paz social, pois com injustiças, maus exemplos e impunidades não há sociedade que se segure organizada.

A justiça não pode ser aquela temeridade. Há que ser preservada como a cidadela em que todos possam depositar confiadamente as suas esperanças. Sobre ela não pode pairar a mínima suspeita de desconfiança. É operada por seres humanos e porque somos todos humanos nos resumimos a uma única meta – a perfeição. Se não a alcançamos conclusivamente, é nosso dever seguir perseguindo. Só assim nos aprimoramos como criaturas de Deus.

Se nos descuidamos podemos parecer que somos maus. Mas não basta parecer. Temos que acreditar na força do bem, praticar o bem do qual somos aliados porque só com atitudes firmes das pessoas de bem é possível estancar a enxurrada do mal cujos operadores são incansáveis.

Ora, quem iria imaginar que de um simples posto de lava jato se tiraria a ponta do enorme novelo dessa novela quase interminável? Gangues com imensa capilaridade pelo país a furtarem fortunas dos cofres públicos e a repassarem propinas milionárias a políticos, a candidatos e a partidos?

E os que embolsaram as propinas comprando eleições e a se investirem em mandatos sem legitimidade popular nenhuma se entregando ao desserviço à democracia. Não sabem e nem querem saber o sacrifício que deu e o trabalho que ainda está dando restabelecer no Brasil a plenitude democrática.

Os milicos do golpe militar de 64 acharam que cassando, exilando, enfim, deletando toda a geração dos políticos de então – gerações formadas sob valores firmes brotados da tradição secular tradição judaico-cristã, acharam aquelas pessoas que banindo o que ainda tínhamos de melhor, raras exceções à parte, ensejariam o surgimento de novas gerações de políticos dotados de mais espirito publico e imantados de firme patriotismo. É só olharmos os partidos da chamada primeira linha e os seus quadros, raríssimas exceções à parte.

Toda corrupção com o dinheiro publico no que temos de mais publico e notório brotou das maquinações dessa gente.

Toda essa onda que desnuda cenários e figuras insuspeitas até há algum tempo atrás, muitas das quais se igualam nos dias e noites dos cárceres, dizem as pitonisas do Estadão e da Folha, essa onde não passará tão cedo.

PS. A Dilma lê discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU. O texto guardado a sete chaves lhe será entregue pouco antes dela subir à tribuna. Há medos enormes que ela resolva improvisar em dilmês. Constrangimento maior já se iguala ao Mercadante, que está inarredável. O Brasil, que ainda se imagina em cadeira permanente no Conselho de Segurança, deve à ONU a bagatela de 184 milhões de dólares.