Minha Figura

Aldeias Altas realiza 1ª Conferência da Pessoa com Deficiência

18.9.15
Realizada nesta quarta-feira (16) no CRAS Humberto Costa Pinto a 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aldeias Altas. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e apoiado pela Secretaria de Assistência Social, na oportunidade foram debatidos os direitos da pessoa com deficiência.

Durante a conferência os debates abordaram várias temáticas que tem como objetivo facilitar o dia-a-dia da pessoa com deficiência, dentre os quais: “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como racionalidade dos direitos humanos”.

É de estrema importância quando que se criam esses espaços que garantem os direitos das pessoas com deficiência, pois elas ainda são muito esquecidas dentro do contexto da sociedade. Nós enquanto gestores temos a obrigação de propiciar meios para melhoramos a vida desses nossos irmãos. Hoje temos aqui, pais, profissionais e alunos. Eles procuram estar sempre nos encontros, que falam do dia a dia deles, os pais são muito participativos e acreditam muito nos trabalhos aqui desenvolvidos”, ressaltou o prefeito Dr. Tinoco.

As conferências são como sementes para as conquistas dos direitos das pessoas com deficiências. A inclusão está avançando, hoje as pessoas com deficiências são tratadas como cidadãos, o que não acontecia no passado, elas eram execradas do contexto social. Ao longo desses anos houve grande avanço, estamos no caminho certo”, frisou a Secretária Kathia Meneses nas conquistas dos direitos.

Estiveram presentes no evento o prefeito Dr. Tinoco, a 1ª Dama Socorro Tinoco, coordenadora do CEREST Regional Caxias, Michelle Santos, Maria Dalva Lessa, membro da comissão da Conferência Estadual, presidente da Câmara Valdeci da Sucam, secretários e coordenadores municipais e Ana Rita representante do Fórum das Mulheres no Maranhão

Também participaram dos debates Silmara Pereira, pela APAE, Paulo Carneiro, vice-presidente da ADEFIC – Associação dos Deficientes Físicos de Caxias e Renne Cezar, da ADESFA – Associação dos Deficientes Físicos e Familiares Aldeias Altas.

Essa conferência é um marco na nossa cidade e vamos buscar, ainda mais, parcerias para melhorias na vida das pessoas com deficiência em nosso município”, destacou Renne Cesar, presidente da ADESFA.

Ainda encontramos muitas dificuldades de barreiras, tem locais que não tem acesso para deficientes, enfrentamos dificuldades para locomoção, muitos não respeitam a vaga para cadeirantes, alguns órgãos públicos não têm rampas ou elevadores, apenas escada e isso dificultam para nós. Então nesta conferência buscamos solucionar alguns desses problemas e melhorar em outros”, frisou Paulo Carneiro, da ADEFIC

No encontro, além dos eixos de discussões, foi proferida uma palestra magna com o tema do evento pela conferencista Maria Dalva Lessa de Carvalho, Assistente Social e membro da Comissão Organizadora da Conferência Estadual.

São tantas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e que muitas vezes não nos damos conta. Queremos construir uma cidade onde todos tenham o direito de ir e vir, e que todos tenham acesso aos serviços e oportunidades de forma igualitária e plena”, pontuou Maria Dalva

Ainda como parte da conferência, foram empossados os Membros do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência e eleitos os delegados para representar o município na IV Conferência Estadual.


DIRETORIA DO CONSELHO

Renne César de Araújo Ribeiro – Presidente

Elivane Brito Costa – Secretária Geral

Maria Alice Santos Sousa – Secretária Executiva


MEMBROS DO CONSELHO

PODER PÚBLICO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Titular: Elivane Brito Costa.

Suplente: Valéria Albuquerque Ramos


SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Titular: Mara Lilian Souza Correia

Suplente: Ícaro Caio Aguiar Ferreira


SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Titular: Aldete de Sousa Alves

Suplente: Maria Alice Santos Sousa


SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRA-ESTRUTURA

Titular: Carlos Magno Almeida de Souza

Suplente: José Francisco Borba


SOCIEDADE CIVIL

PASTORAL DA CRIANÇA

Titular: Rosilda Cristina Mendes

Suplente: Lucilene das Mercês

SINDICATOS DOS TRABALHADORES PÚBLICOS

Titular: José Milton da Silva Sousa

Suplente: Auricelia Ferreira do Nascimento


APAE

Titular: Silmara Pereira Soares

Suplente: Francisca das Chagas Silva Piu de Menezes


ASDEFA

Titular: Renne César de Araújo Ribeiro

Suplente: Edinilde Santos Ribeiro

Simone de Assunção Carvalho. Secretária Executiva dos Conselhos da Assistência Social


ASCOM – Aldeias Altas – MA

0 comentários:

Postar um comentário