A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), realizou por meio da Coordenação de Educação Infantil ao longo do mês de março, encontros on-line com gestores, coordenadores escolares e técnicos pedagógico, onde todos realizaram o alinhamento das atividades remotas dos Centros de Educação Infantil e Creches da sede e do campo. Além disso, discutiram como melhorar ainda mais o aproveitamento dos alunos durante esse período da Pandemia.
Ainda em março muitas atividades de formação continuada foram realizadas, entre os dias 22 a 25 de março. Na avaliação, foram destaques as conquistas e desenvolvimento das ações do ano de 2020, além das projeções para o ano de 2021, com perspectiva de melhorias e crescimento educacional na forma virtual e remota. Os relatos de experiências e práticas, foram momentos de trocas entre os profissionais que puderam perceber como o ensino está acontecendo na rede municipal de educação, nesse momento tão delicado para o desenvolvimento das atividades.
Para a coordenadora, Evaneide Queiroz, que faz parte do Jardim de Infância Gentilzinho, o encontro virtual foi muito esclarecedor e importante. “Essa reunião foi de grande importância para a evolução do professor. Além de promover a aprendizagem dando um novo significado as práticas educacionais, estamos vivendo um novo formato de ensino, através do ensino virtual e remoto, o que nos proporciona mais observância e criatividade para conseguir o êxito no ensino”, frisa a coordenadora.
Já na percepção da gestora Eurides de Oliveira, do Centro de Educação Infantil (CEI) da Vila Paraíso, a formação trouxe vários benefícios. “Os benefícios da semana de estudos discutidos na formação vieram para fortalecer o foco do gestor, do coordenador e da escola, que é promover a construção de conhecimentos significativos para criança, haja vista que, embora esta construção esteja sendo praticadas remotamente/virtualmente, as crianças precisam dos conhecimentos para seu cotidiano real e a escola precisa está bem alicerçada para superar tantos agravantes e garantir os direitos da criança de aprender. Acredita-se que para a efetivação dessa logística pedagógica, juntos somos melhores”, frisa a gestora.
“Os diálogos realizados com coordenadores e gestores foram de extremamente produtivos, com ações alinhadas, acompanhadas de relatos coerentes, com atividades práticas envolvendo família e escola, numa relação dialógica e respeitosa. Os debates nos remeteram o ritmo bem elevado dos grupos que participaram da formação, com trocas de experiências respaldadas nos estudos discutidos”, destaca Liete Leão, professora e coordenadora.
“Pensar
na educação é fazer florescer o conhecimento, portanto é necessário ressaltar
que a iniciativa dessas reuniões de forma on-line, através da plataforma meet,
foi uma estratégia pensada para fazermos essa formação continuada, realizada
pela equipe da Coordenação do Setor Infantil da SEMECT, com objetivo de
valorizar toda a comunidade escolar, e melhorar ainda mais o ensino nesse
momento de pandemia. Através desse Projeto Integrador que consolida uma
educação em rede rumo a uma educação virtual”, disse a professora Marline
Feitosa, Coordenação da Educação Infantil da SEMECT. (Da assessoria)
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