![]() |
Os
agricultores do Povoado São Roque, situado na zona Rural de Timon, receberam
mais de 200 kg de sementes nesta quinta-feira (18). |
A entrega foi feita pela Prefeitura de Timon, por meio de parceira com o Projeto Mais Sementes e Mudas, desenvolvido pelo Governo do Maranhão. Ao todo, foram distribuídos 130 kg de sementes de milho e 100 kg de feijão.
Seu Manoel Araujo, 78 anos, trabalha desde a adolescência na roça. Ele foi o primeiro a receber as sementes e garante que na próxima segunda-feira (22) já vai começar a plantar.
“Desde os 12 anos que estou na roça. É muito bom ver a chegada dessas sementes, logo agora que começou a chover. Vamos plantar para depois colher nosso milho e feijão”, disse o agricultor.
A prefeita Dinair Veloso realizou a entrega das sementes e destacou que a ação vai impulsionar a agricultura na região e melhorar a renda dos produtores. Uma das prioridades da gestão do município é desenvolver ações que melhorem a vida dos moradores da zona rural, como a manutenção das estradas vicinais e expansão do sistema de abastecimento de água.
“A entrega das sementes é um incentivo para potencializar aquilo que gera emprego e renda. É dessa forma que vamos trabalhar: andando e ouvindo as comunidades. Acreditem e comecem a produzir porque daqui uns dias vocês serão exemplos para outras comunidades”, disse a prefeita Dinair, orientando, ainda, que os pais agricultores incentivem os filhos a estudar. “O desenvolvimento está aqui na zona Rural. Continuem na escola, porque a educação transforma”, acrescentou a prefeita.
7 hectares de plantação
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigues Neto, explica que as sementes serão plantadas no Campo São Roque. Ao todo, serão sete hectares de área plantada.
“O campo foi todo mecanizado e a partir de segunda-feira (22) iremos enviar técnicos para o povoado para orientar na plantação”, adianta o secretário Rodrigues Neto.
A previsão é que mais povoados recebam as sementes do Projeto Mais Sementes e Mudas. No início deste mês de fevereiro, a prefeitura recebeu 1000 kg de sementes de milho e 500 kg de feijão. Todas as sementes passam por teste de germinação e só são liberadas após laudo que comprove a qualidade.
Para
que os produtores rurais recebam as sementes é necessário o preenchimento de um
cadastro, onde deverá ser fornecida a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP e
ainda a área de plantio, para que seja feita a distribuição e acompanhamento
dos campos em que foram plantadas as sementes.
0 comentários:
Postar um comentário