Minha Figura

Campanha “Levante Feminista contra o Feminicídio” será lançada em Caxias no próximo dia 10 de junho de 2021

5.6.21

No próximo dia 10 de junho de 2021 em Caxias, será o lançamento da Campanha “Levante Feminista contra o Feminicídio”, que tem como lema “Nem pensem em nos matar – Quem mata uma mulher, mata a humanidade”, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, UNEGRO, Pastoral da Juventude, Crespos Cacheados, Pastorial da Criança, COMUJ, MUC, PM, Polícia Civil, e demais movimentos sociais. Neste primeiro movimento no dia do lançamento, a ação acontece em ambiente virtual, por meio da divulgação em uma página do Levante na Internet, no Instagram: https://www.instagram.com/levantefeminista.maranhao.

A ação faz parte de um movimento nacional que será desenvolvida durante dois anos, envolvendo mulheres feministas brasileiras, negras, indígenas, pardas, brancas, quilombolas, periféricas, convivendo com deficiências, lésbicas, bissexuais, cis e trans, das cidades, do campo, das águas e das florestas. Nós, mulheres mães, parteiras tradicionais, trabalhadoras precarizadas, hiperexploradas e desempregadas, nos levantamos em um ato de revolta contra o feminicídio no Brasil, onde todas exigem o fim da violência.

“São várias instituições fazendo esta campanha acontecer. Precisamos dizer não à violação dos direitos da mulher. Não à morte de mulheres. Feminicídio é a pior das violências. E, nós mulheres estamos morrendo. A população brasileira clama por combater essa violência. E, nós de Caxias, do Conselho da Mulher de Caxias e da Secretaria da Mulher, estamos nesta luta. Venha fortalecer esta luta com a gente”, afirma Jesus Andrade, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A ação quer acabar com a escalada de ameaças, humilhações e ataques que culminam no feminicídio íntimo, aquele que acontece dentro de casa, que se repete no feminicídio político, entre outras manifestações que as violências em suas várias formas podem se proliferar. A ação quer também a sensibilidade de todos os caxienses, no sentido de apoiarem, como também fazer dessa pauta, uma pauta de todos, uma vez que a vida é o bem mais precioso que cada pessoa tem. Mais de 20 mulheres já foram vítimas de feminicídio no Estado somente nos primeiros cinco meses de 2021.

“Eu Elizete Santos, mulher negra caxiense, venho convidar você, crianças, jovens, adolescentes e adultos, mulheres e homens, para o lançamento no dia 10 da Campanha Contra o Feminicídio. Precisamos juntamente com os movimentos organizados, dar um basta nesta violência”, afirma Profª Dra Elizete Santos – UEMA  Representante da  UNEGRO-Caxias

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres apoia a iniciativa, acreditando que movimentos dessa natureza, fazem parte da busca pela concretização das políticas públicas, e, por conseguinte a sua aplicabilidade na sociedade.

“Nós da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres apoiamos o Levante Feminista contra o Feminicídio. Venha para esta luta conosco, contamos com vocês mulheres”, disse Márcia Marinho, secretária Municipal de Políticas para as Mulheres de Caxias (MA). (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário