Minha Figura

Governo do Estado apoia Festival de Abacaxi em São Domingos

6.8.15
No encerramento do Festival do Abacaxi de São Domingos, no último sábado (1º), o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, destacou a luta do governador Flávio Dino para desenvolver o Maranhão, por meio do incentivo à produção da agricultura familiar, tornando o estado um grande produtor e exportador agrícola.

O Festival do Abacaxi é um evento importante para a transferência de conhecimentos na área de produção. Disseminação de conhecimentos tecnológicos, através da Embrapa e da Uema, para que os agricultores possam continuar produzindo muito mais. E o governador determina total apoio a essas iniciativas para que a agricultura familiar seja grande propulsora no desenvolvimento do estado”, ressaltou Adelmo.

O governador Flávio Dino enfatizou que o Governo tem dado passos importantes, como o apoio ao Festival do Abacaxi, e que aumentar a produção do Maranhão é fundamental para superar a crise econômica do país com a geração de rendas e promovendo justiça social.

O Governo do Estado está dando total apoio para que, com tecnologia, financiamento e infraestrutura, os produtores de abacaxi de São Domingos possam aprimorar ainda mais sua produção”, disse.

Produção

Com uma produção em torno de 45 milhões de abacaxis produzidos por ano e movimentação econômica de cerca de R$ 80 milhões, o município de São Domingos do Maranhão já é considerado o maior produtor de abacaxi tipo pérola do estado, cultivado em mais de 1.300 hectares de terras, envolvendo mais de 90% da população do município.

E foi com o objetivo de disseminar as tecnologias de produção aplicadas e incentivar os produtores da região a avançar ainda mais nessa posição de destaque, que a prefeitura de São Domingos, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), realizou o II Festival do Abacaxi, no povoado Barriguda, no período de 30 de julho a 1º de agosto.

 “Queremos que continuem saindo de São Domingos caminhões e carretas carregados de abacaxi e que possamos continuar nos orgulhando dessa grande produção. Que sirva de exemplo para outras regiões do estado e para o cultivo de outros produtos importantes da agricultura familiar”, destacou Adelmo.

Segundo informações da prefeitura de São Domingos, a produção do abacaxi do município é destinada ao eixo Sul e Sudeste do país, principalmente ao estado de São Paulo. Também é exportado para a Argentina. É uma das principais atividades da região Central do Maranhão, movimentando milhões de reais por ano, gerando emprego e renda às famílias de agricultores e vendedores da cidade de São Domingos.

A missão do Governo do Estado é fazer com que o Maranhão produza em grande quantidade e qualidade para consumo próprio e para exportação. O Maranhão importa grande parte dos produtos da agricultura familiar, mas com o desenvolvimento de projetos de incentivo à produção e comercialização, o Maranhão tem grande potencial para ser exportador de diversos produtos e gerar riquezas para o estado” ressaltou Adelmo.

O prefeito de São Domingos, Kléber Andrade, ressaltou a alegria do povo da cidade e dos seus agricultores em realizar o Festival e inda contar com a presença do governador Flávio Dino, que mostra a simplicidade de estar na zona rural compartilhando da alegria do produtor. Kleber agradeceu também o apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) para a realização do evento. 

Em nome dos secretários municipais de agricultura da região e dos secretários estaduais, quero saudar e agradecer ao secretário Adelmo Soares pelo apoio na realização do Festival do Abacaxi e sua disponibilidade em dialogar conosco e apoiar nossa agricultura familiar”, enfatizou o prefeito.

Palestras

O II Festival teve como tema “Ajustes tecnológicos e negócios da cadeia produtiva do abacaxi em São Domingos” e contou com palestras e mesas redondas sobre a cadeia produtiva de abacaxi, assim como apresentação de inovações tecnológicas para incrementar a produção do fruto, ministrada por engenheiros agrônomos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Participaram da solenidade de encerramento do Festival o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, o vice-presidente da Câmara Federal dos Deputados, Waldir Maranhão; os secretários de Estado Márcio Honaiser (Agricultura e Pecuária), Julião Amim (Trabalho e Economia Solidária), Clayton Noleto (Infraestrutura), Márcio Jardim (Esporte e Lazer); os presidentes Mauro Jorge (Iterma) e Fortunado Macedo (Agerp); prefeitos e secretários municipais da região.

0 comentários:

Postar um comentário