Minha Figura

Documento histórico! Academia Caxiense de Letras lança “Cartografias invisíveis: saberes e sentires de Caxias”

20.8.15
O aniversário de 18 anos da Academia Caxiense de Letras, celebrado no último sábado, 15, foi marcado pelo lançamento do livro “Cartografias invisíveis: saberes e sentires de Caxias”, realizado no espaço Assunção Eventos.

Feito em papel couchê de excelente qualidade, a obra possui 500 páginas de história de Caxias. Passado e presente ilustrados na publicação tornam sua leitura obrigatória para estudantes e pesquisadores.

Fonte inesgotável da história do município, a obra reúne ainda aspectos econômicos e geográficos, o que faz dela indispensável para consulta de diferentes classes políticas, sociais ou econômicas. A publicação é fruto da Lei de Incentivo à Cultura no estado do Maranhão, com a chancela da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão e patrocínio oficial da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Organizada pelos historiadores Isaac Sousa e Renato Meneses e o jornalista Jotônio Vianna, além de outros colaboradores, Cartografias Invisíveis foi produzida após o trabalho de um ano.

Além de um conteúdo vasto, o livro prende a atenção e a curiosidade do leitor pela riqueza de imagens que narram determinados monumentos ou mesmo pessoas.

O ousado projeto, agora tornado realidade, se propõe a servir de fonte para estudantes, pesquisadores e demais interessados no denso acervo caxiense através de uma linguagem diferenciada, clara e didática, mas respeitando “os conceitos e termos técnicos de cada disciplina”, como realça o acadêmico Jamil de Miranda Gedeon Neto na apresentação do livro.

Além de abordar o passado de Caxias, com fotos e registros de pessoas ilustres, o livro também apresenta várias personalidades politicas, sociais e artísticas da atualidade.

O titular do blog do Sabá teve sua trajetória profissional retratada no livro. Minhas passagens por vários jornais impressos está lá, o que muito me orgulha, pois recebo o registro como uma homenagem dos autores e um documento para imortalizar meu nome na história do município.

Juntamente com o conterrâneo Ludwig Almeida, recebi a seguinte citação: “Alguns blogs se destacam pelo comentário político, como o blog do Ludwig Almeida e o Blog do Sabá. Os dois, com linhas editoriais investigativas, publicam matérias de grande repercussão . Antes de adentrar o mundo virtual , Sabá já pontuava o cotidiano local em jornais impressos. Chegou a colaborar no jornal Folha do Leste e assinou a editoria de alguns semanários como Região dos Cocais, Jornal dos Cocais e Folha dos Cocais.

“Cartografias invisíveis: saberes e sentires de Caxias” é um documento histórico e sem sombra de dúvida a maior e mais completa obra do gênero já lançada no Maranhão.

O único fato lamentável tanto na festa quanto no próprio livro foi a ausência do poder público municipal e estadual.

A Academia Caxiense de Letras não recebeu nenhum apoio da Prefeitura de Caxias e nem do Governo do Estado.

Para piorar a deselegância, o prefeito Léo Coutinho, que recebeu convite para participar do evento de lançamento, não compareceu e nem enviou representante.

Os deputados estaduais Alexandre Almeida e Eduardo Braide, e os vereadores Catulé e Fábio Gentil, foram os políticos que prestigiaram a noite memorável de festa da história da princesa do sertão.

2 comentários:

  1. Anonimo disse...:

    Infelizmente o prédio da Academia Caxiense de Letras não condiz com a grandeza e a intelectualidade dos Caxienses, um prédio minúsculo e totalmente comum. Imperatriz, que não tem respaldo nenhum em relação a grandes escritores e poetas, tem um prédio bonito e imponente e Caxias que tem tantos nomes Conhecidos no mundo inteiro com suas obras, tem um prédio medíocre.

    Obs: Não estou dizendo que Imperatriz não tenha grandes escritores e poetas, porém, acho que as obras dos poetas e escritores Caxienses são muito mais importantes.

    PAZ!

  1. Anônimo disse...:

    NÃO SEI SE HOMENAGEARAM DUAS ARTISTA DA TERRA QUE JA ESTÃO A 08 ANOS NO MERCADO DE TRABALHO (AS PIPOQUINHAS) LEVANDO ALEGRIA E MUITA ANIMAÇÃO AS FESTAS DE ANIVERSARIO DE CRIANÇAS E ADULTOS, ABERTURA DE SEMINÁRIOS, NAS ESCOLAS E FACULDADES, IGREJAS, CIDADES CIRCUNVIZINHAS E ATE EM OUTRO ESTADO. SÃO GENTE DA GENTE, TALENTOSAS, E QUE JA FAZEM PARTE DA HISTORIA DESSA CIDADE..SE NÃO FORAM HOMENAGEADAS O LIVRO FICOU UM POUCO A DESEJAR...ESSA E A MINHA OPINIÃO.

Postar um comentário