Minha Figura

Prefeito Luciano Leitoa entrega à polícia nomes da quadrilha criada para atacar sua família na internet

17.4.14
Prefeito Luciano Leitoa acompanhado de
advogados na sede do 1º DP de Timon
O prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), entregou na manhã desta quarta-feira (16), ao delegado do 1º Distrito Policial da cidade, Humaitan Oliveira, documentos que mostram a existência de uma suposta quadrilha de "fakes" (perfis falsos da internet) criada com o único objetivo de espalhar mentiras a seu respeito e tentar destruir a sua reputação e a de sua família perante a população.  Pelos documentos, estão envolvidos na prática de crimes, 15 políticos, blogueiros e até radialistas.  Diante disso, os acusados vão responder criminalmente no âmbito da polícia e da justiça.

No momento em que esteve na sede da Delegacia do 1º DP, Luciano Leitoa fez questão de apresentar seus advogados Lucas Villa e Efrém Cordão, que irão acompanhar passo a passo o desenrolar do Inquérito Policial a ser instaurado pelo delegado Humaitan Oliveira para apurar as responsabilidades dos envolvidos com a suposta quadrilha de  ”fakes” em Timon.

COMO SURGIU A QUADRILHA DE “FAKES”

Poucos meses depois da posse do prefeito Luciano Leitoa (PSB) em Timon, foi "ativada nos subterrâneos da cidade uma verdadeira máquina de destruição de reputações" na internet, com a criação de dezenas de "fakes", perfis falsos nas redes sociais, atacando a vida privada do jovem político e atribuindo-lhe comportamento reprovável.

Delegado Humaitan Oliveira, do 1º DP,
cumprimentando o prefeito Luciano Leitoa
A partir daí, Luciano pediu uma investigação e conseguiu identificar um grupo que estaria a serviço de seus adversários políticos. O grupo tem uma coordenação e recrutou pelo menos uma dezena de indivíduos com habilidades criminosas na internet.

De acordo com informações chegadas a imprensa o grupo começou a ser identificado a partir de um desentendimento entre dois dos "fakes" que passaram a falar mal um do outro, cometendo indiscrições que chegaram ao conhecimento de muitas pessoas. Um deles teria chegado ao ponto de dizer que ganhava mais do que o desafeto porque sabia atacar com mais fúria a reputação do prefeito.

Ao formalizar a queixa hoje na Polícia Civil com a apresentação de levantamentos que identificam a quadrilha, o prefeito de Timon espera a abertura de um inquérito policial e uma consequente ação penal contra os envolvidos.

Segundo o delegado Humatan Oliveira, os elementos – que podem ser considerados como quadrilha – faziam de tudo para confundir a investigação. “Para cada perfil falso eles tinham uma senha que era utilizada por até três pessoas diferentes”, disse Humaitan.

O delegado disse ainda que vai passar o feriadão da Semana Santa debruçado sobre o dossiê e passará a ouvir os acusados a partir da terça-feira da próxima semana. Como já vinha acompanhando a apuração das denúncias que foram feitas pelo prefeito e vereadores, o delegado Humaitan disse que espera concluir o inquérito e enviá-lo para a Justiça em menos de um mês.

Ao entregar a documentação, advogado Lucas Villa – um dos maiores especialistas em crimes virtuais do Piauí – disse que o delegado Humaitan não precisaria de autorização judicial ou do Facebook para ter acesso aos computadores  (chamado tecnicamente de IP – identidade de protocolo) utilizando as senhas empregadas pelos falsários.

Sede do 1º DP, em Timon
O prefeito Luciano Leitoa, por sua vez, justificou sua decisão afirmando que seus adversários ultrapassaram os limites da crítica política, passando para a agressão pessoal e familiar pura e simples. “Por diversas vezes, ao longo destes  um ano e quatro  meses, estas pessoas agrediram, caluniaram , difamaram e ofenderam a mim e minha família. Distorcendo os fatos, eles ultrapassaram o limite da honra”, disse Luciano, lembrando um fato concreto que aconteceu agora, durante o carnaval: “Eles divulgaram que eu estava internado numa clínica devido o uso de drogas. Agora vão ter que provar e mostrar aonde fica esta clínica. Do contrário, vai muita gente pra cadeia”, concluiu.

(Do blog do Ademar Sousa com colaboração dos jornalistas Feitosa Costa e Edmundo Moreira)

Luciano Leitoa faz desabafo em sua página no Facebook em relação aos ataques dos covardes

Confira o texto na íntegra:

Fiz hoje a denúncia contra os Fakes, conforme anunciei, para que a investigação policial revele os nomes e caracterize o crime de calúnia e difamação. Encaminhei com a denúncia os documentos que chegaram até a mim e que provam as relações criminosas.

Tenho sempre dito e sei da importância que as oposições têm em todas as administrações, nas críticas, no acompanhamento e questionamento da administração. Existem pessoas que ultrapassam as questões políticas e administrativas e fazem acusações muitos sérias e levianas atacando a honra das pessoas e tentando macular a imagem de muitos.

Desde o ano de 2013 muitos covardes tem se escondido atras de perfis falsos no facebook (FAKES), postando fotos de minha esposa, de minha família, tentando macular a minha imagem enquanto cidadão.

O material entregue hoje chega a envolver mais de 20 pessoas, com ações articuladas, caracterizando assim uma quadrilha. Irei até o fim neste processo, cada um dos envolvidos responderá na justiça as calúnias e difamações feitas contra mim. Espero e trabalharei, enquanto cidadão, para que sejam processados e punidos.

Tenho confiança na polícia e na justiça. Quem me conhece sabe que não sou de ficar debatendo esse tipo de coisas, mas foram muito longe, perderam o pudor e o respeito. Muitos fatos ocorreram depois que ganhei as eleições, espero que alguns não estejam relacionados, mas me preocupa o material que chegou ate a mim. Durante o ano de 2012 fizeram uma campanha de muitas acusações e ataques, a população lembra dos programas eleitorais que fizeram, acusando pessoas, colocando imagens da minha família. Pensei que após a campanha de 2012 poderiam superar o momento político, mas algumas pessoas fizeram pior, ultrapassaram a barreira da política e partiram para ataques pessoais caluniosas.

Recentemente um amigo, que hoje é secretario, ganhou uma ação de um dos candidatos a prefeito das eleições de 2012 . Temos que vencer essa velha política de atacar as pessoas, de achar que quanto pior melhor, de ficar torcendo para que as coisas dêem errado. Não recuarei do meu compromisso, mesmo com as dificuldades que encontramos no município não baixarei a guarda, ainda que tentem fazer coisas pessoalmente contra mim, como tentaram no começo do mandato e que até hoje minha esposa tem traumas daquele fato. Já imaginaram se ela estivesse ali ou meus filhos. A partir de hoje terei uma nova condução das coisas e aqueles que torcem e acreditam na nossa cidade, assim como eu, podem ficar na certeza que mudaremos essa cidade, queiram uns ou não. Espero que as críticas administrativas e políticas sejam sempre feitas dentro do respeito e da convivência pacífica.

Sou humano e como tal tenho muitos defeitos, mas existe um que nenhum timonense vai ver de minha parte, que é a covardia.

Os covardes que tentaram atingir a minha honra, todos prestarão contas à justiça . Obrigado a todos os que prestaram solidariedade e compreenderam que a honra de qualquer ser humano está acima das diferenças políticas.

0 comentários:

Postar um comentário