Minha Figura

MPMA e Prefeitura de Caxias firmam TAC para melhorar saúde pública no município

4.4.14
Reforma de 28 unidades de saúde foi acertada no TAC
A prestação de serviços públicos de saúde é tema do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado nesta segunda-feira, 31, entre o Município de Caxias e o Ministério Público do Maranhão. O acordo foi assinado pelo titular da 4ª Promotoria de Justiça de Caxias, Fábio Menezes de Miranda; pelo prefeito Leonardo Barroso Coutinho e pelo secretário municipal de Saúde Domingos Vinícios Santos.

A Prefeitura de Caxias tem 180 dias para cumprir todas as cláusulas, sendo que, em 60 dias, o gestor municipal de saúde deverá encaminhar ao MPMA o relatório das providências adotadas. O descumprimento de qualquer uma das medidas implica o pagamento de multa diária de R$ 500.

De acordo com o TAC, o Município terá que reformar 28 postos de saúde para oferecer condições de pleno atendimento à população. Também deverá manter, em cada unidade, equipes médicas e de saúde bucal, além de equipamentos e instrumentos capazes de atender à demanda.

O Município também terá que oferecer estrutura física com condições satisfatórias de ventilação, luminosidade, higiene, limpeza e acessibilidade, além de implantar rotinas de controle da qualidade da água utilizada nas unidades. Também deve providenciar materiais de fácil limpeza, como piso, portas e janelas; eliminar goteiras, infiltrações, rachaduras e instalações elétricas inadequadas também estão entre as exigências.

Os medicamentos isentos de prescrição médica previstos no chamado Elenco Mínimo Obrigatório deverão ser disponibilizados de forma contínua e em quantidade adequada à demanda. O atendimento médico deverá ser diário e com horários regulares, capaz de atender às necessidades da população.

A prefeitura deverá, ainda, firmar contrato com empresa especializada na manutenção preventiva de equipamentos destinados aos atendimentos médicos e odontológicos para sanar imediatamente problemas dos equipamentos.

As unidades básicas de saúde a serem contempladas com o TAC são: Bom Jesus, Ponte, Salobro, Nazaré do Bruno, Volta Redonda, Baixinha, São Francisco, Mutirão, Caldeirões, Cangalheiro, Castelo Branco, Tresidela, Nova Caxias, Brejinho, Cabeceira dos Cavalos, Chapada, Rodagem, Buenos Aires, Fazendinha, Piquizeiro, Itapecuruzinho, Antenor Viana, Ceami, Povoado Santo Antonio, Vila Arias, Pirajá, Caxirimbu e Santa Rita. Fonte: Iane Carolina (CCOM-MPMA)

Nota do blog: O Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, firmado entre o MP e a Prefeitura de Caxias, numa linguagem mais clara, nada mais é que um puxão de orelha do fiscal da lei para gestores incompetentes, pois visa a implantação de regras e normas em determinados setores da administração que não estejam funcionando conforme os preceitos constitucionais.

3 comentários:

  1. jose wellington do carmo cruz disse...:

    ESSES PODERES PÚBLICOS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS (MPMA) E PREFEITO LEO COUTINHO SÃO UMA PIADA. DIZER QUE A VIDA DE VÁRIOS CAXIENSES VALE APENAS 500 REAIS DE MULTA POR MÊS É FO....

  1. Anônimo disse...:

    Vai melhorar a saúde pública pra que?prá diminuir o atendimento particular na casa de saude e fundacao HC?Duuuviiiido!!!

  1. Anônimo disse...:

    Pelos termos do TAC, parece que, após o puxão de orelha do MP, agora a saude de Caxias vai ser revolucionada.
    Mas, independente dessa revolução - que esperamos para ver - os maiores artifices de uma possivel melhora nos serviços de saúde - os servidores - não foram contemplados (nem lembrados) no acordo. É que eles esperam há mais de 20 anos o cumprimento da lei que obriga a Prefeitura implantar um Plano de cargos e salários para os servidores da saúde. É uma condição para o municipio administrar os recursos do SUS.
    Impressiona o fato de Caxias administrar os recursos - mais de .60 milhões anuais - e não ter Plano de Cargos e Salários. E sua Excel~encia o Promotor não diz nada sobre isto. Cadê o fiscal da Lei???????

Postar um comentário