Minha Figura

Ecos do Vem Pra Rua Caxias

26.6.13
Em toda a cidade só se fala no movimento Vem Pra Rua que sacudiu a sociedade caxiense na segunda-feira, dia 24.

A maioria avalia que o movimento deixou o prefeito Léo Coutinho em maus lençóis, pois foi ele o alvo principal dos protestos.

No facebook, principal instrumento de convocação para o ato de protesto, as críticas ao prefeito aumentam e tomam proporções gigantescas.

A população, principalmente os jovens, não se cansam de fazer as cobranças inerentes ao poder público municipal.

A discussão sobre quem insuflou ou de quem direcionou o movimento para benefício próprio ou como instrumento para atingir adversários, também não para.

É claro e lógico que partidários, correligionários e simpatizantes de todas as correntes políticas estiveram presentes.

Ficou bem claro também, e isso está sendo bastante discutido num grupo que trata da política caxiense no facebook, que partidários do prefeito Léo Coutinho conseguiram se infiltrar na passeata com uma intenção bem clara, e que este blog alertava há vários dias: de levar o movimento para ser um ato anti-Sarney.

A manobra, que teve a infelicidade de ser escancarada aqui no blog, era inteligente, pois tiraria o foco das questões municipais e levaria os estudantes e o povo em geral para a crítica da moda, que é falar mal do Sarney.

Embora o senador José Sarney e sua família tenham milhares de motivos para serem alvos de protestos, o movimento em Caxias não poderia ter seu foco numa questão que não está na pauta de prioridade dos caxienses.

A pauta é onde falta a ação do poder público em questões vitais no dia a dia de cada comunidade.

E foi com essa pauta, e outras mais, que a cidade de Caxias deu exemplo para o Brasil de como se deve fazer um movimento, embora gigantesco, pacifico e sem incidentes de agressões físicas ou de depredação de prédios públicos.

Também no facebook, no grupo que debate a política da cidade e que conta com mais de 1.700 membros, os comentários contra o prefeito e sua administração são da ordem de 90%.

Nenhum desses membros do grupo se atreve a defender abertamente a atual administração, e quando alguns o fazem, medem cada palavra escrita com medo das represálias dos demais integrantes.

Paixões a parte dos envolvidos no movimento Vem Pra Rua, o certo é que o resultado final foi alcançado: os caxienses mostraram que estão antenados com o que acontece no resto do Brasil.

Uma vitória da democracia.

Os caxienses estão de parabéns!





11 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Cara, você chega a ser abusado. "A maioria dos protesto foi pro prefeito Leo Coutinho e bla bla bla..." Quantas vezes você vai colocar isso no seu blog? Vê se arranja outra forma de expor isso. Você é extremamente repetitivo.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    E onde é que isso dói em vc, caro anônimo?! Pra acabar com a sua dor, vai no facebook e dá uma olhadinha em quantas pessoas dizem a mesma coisa. É chato fazer parte desse governo e assistir a todo esse bombardeio sem poder fazer nada, nem pra defender dá, por isso fica criticando a forma que os outros criticam.

  1. Realmente não se pode negar o quanto “o inferno astral” no “menino prefeito” piorou após os movimentos que ocorreram a nível nacional e aqui na cidade, sem sobra de duvida que mais de 90% das criticas foram voltadas a ele, tais como: péssimo salario dos servidores públicos; nepotismo da família Coutinho; vereadores comprados a peso de ouro; carro de lixo superfaturado e outras roubalheiras mais, no entanto não podemos deixar de analisar que esse menino recebeu uma herança maldita do seu tio e que somente agora a população atentou quanto foi desastrosa para a cidade os oitos anos do Grandão, observo que quem manda ainda na cidade é o grandão e não o bibelô de prefeito Leo.

  1. Anônimo disse...:

    Saba será se te oferecerem uma grana boa pra vc mudar o rumo das criticas vc toparia ou nao? Nao se ofenda

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Não me ofendo de jeito nenhum, anônimo. Respondo a sua pergunta tranquilamente. Muitos que me conhecem e são amigos de verdade sabem das inúmeras vezes que me ofereceram dinheiro para mudar o meu tom das críticas contra o grupo dominante. E foi grana alta, amigo. Foram pelo menos 6 as tentativas de me calarem na base do dinheiro e o resultado é esse ai que vc está vendo.

  1. Anônimo disse...:

    CABRA VALENTE ETSE BLOGUEIRO

  1. Anônimo disse...:

    Então você sempre será contra a qualquer grupo dominante da cidade? Ou a oposição sempre te financiará?

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Depende de que governo estará no comando. Quanto a oposição me financiar, que história é essa?! Tenho um jornal que tem vários clientes que acreditam no mesmo e pagam o valor devido, seja por comerciais de empresas ou por matérias promocionais de políticos. Portanto, não é só a oposição que me financia. São várias empresas que anunciam no Jornal dos Cocais, bem como prefeituras da região. E isso está bem claro. Faço tudo da forma mais transparente possível.

  1. Anônimo disse...:

    Ah... Não é SÓ a oposição que te financia, o que fica claro que, sim, você tem o seu lado político preferido e, sendo assim, não faz tudo da forma mais "transparente" como diz, já que, por ser "financiado" também pela oposição, tendencia sempre a falar mal do governo atual. Ficou entendido.

  1. Cláudio Sabá disse...:

    Vem cá, e os profissionais da TV Difusora Caxias? E o site Difusora Caxias? Eles também não tendenciam pró-governo?! Sou transparente sim, amigo. Tanto sou, que te falei que tenho uma empresa (jornal dos cocais) que recebe recursos de quem quer anunciar. Falar isso é TRANSPARÊNCIA. E seu o prefeito tem rádio, tv, jornal e uma infinidade de meios e recursos para falar bem dele, não teria alguém da oposição o direito de ter um ou dois veículos de comunicação que possa dar eco ao seu trabalho?!

  1. Cláudio Sabá disse...:

    E tem mais. Se um, dois, três ou mesmo 10 integrantes da oposição quisessem utilizar o espaço do Jornal dos Cocais para divulgar seus respectivos trabalhos eu faria oposição ao atual governo do mesmo jeito caso não tivesse um único membro oposicionista a anunciar comigo. O fato de ter 10 ou nenhum, a oposição que faço aos coutinhos será sempre a mesma.

Postar um comentário