A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres realizou, em parceria com as empresas amigas da saúde da mulher e com a equipe da Patrulha Maria da Penha, uma grande ação de panfletagem no Calçadão da Rua Afonso Cunha. A concentração aconteceu no Senadinho, de onde os participantes seguiram em caminhada pelas lojas do centro comercial, levando informações sobre a Campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população e reforçar a luta pelo fim da violência contra a mulher.
“Nós vamos fazer esta mobilização no Centro Comercial, intensificando estas ações, chegando aos colaboradores das empresas, divulgando que existem diversos tipos de violência e destacando a importância de denunciar”, frisa Alyne Raynara, supervisora de Programas Institucionais.
“O nosso foco hoje é aqui no Centro, uma mobilização para que as pessoas venham se conscientizar sobre a importância de combatermos a violência contra a mulher. O público são os comerciantes, as lojas e as pessoas que estão passando, bem como informar as pessoas sobre os canais de denúncias”, ressalta Ana Lívia, assessora da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.
“Esta ação objetiva fortalecer este enfrentamento à violência física, patrimonial, e nós estamos hoje realizando esta caravana, porque queremos fazer outras, envolvendo a sociedade civil, empresas privadas e o terceiro setor”, destaca Silvia Maria, empresária do Instituto Cuidar.
“A Patrulha Maria da Penha e outros órgãos estamos promovendo ações contra esse mal que assola o nosso país, que é a violência contra a mulher. É necessário que todos os órgãos estejam juntos neste enfrentamento, porque não é somente a questão da segurança, envolve a questão da assistência também”, disse Major Hilda, coordenadora da Patrulha Maria da Penha.
Durante a mobilização, foram entregues panfletos e ventarolas com os contatos dos principais serviços de apoio disponíveis em Caxias. Entre eles, o telefone 190 da Polícia Militar; o Centro de Referência e Atendimento à Mulher – (99) 9 8201-9939; a Delegacia da Mulher – (99) 9 8212-2157; e a Guarda Municipal – (99) 9 8139-7655. A ação buscou não apenas informar, mas também despertar a comunidade para a importância da denúncia e do acolhimento, garantindo que nenhuma mulher vítima de violência se sinta sozinha diante dessa realidade.
“Tem que ter responsabilidade com a família da gente, viver feliz, sem brigas”, disse Luís Davi, caxiense.
“Muitas mulheres não sabem como denunciar, a pessoa se sente com medo de denunciar. E, parabéns à Prefeitura por estar promovendo este trabalho em prol das mulheres”, frisa Cleane Santos, caxiense.
“É muito bom isso aí, está de parabéns. Porque as mulheres estão sofrendo muita violência. É a primeira vez que tenho esse número comigo. Agora eu tenho”, disse Maria José, caxiense.
“Neste mês de agosto temos intensificado as nossas ações, temos chamado a atenção de todos os públicos. Esperamos que as pessoas entendam que esta é uma luta de todos nós”, frisa Rafaela de Alencar, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher.
“Nós temos todas as medidas de proteção, todos os serviços, mas neste momento nós queremos conscientizar as pessoas. Uma mulher que sofre violência dentro de uma casa, ela vai sair do amor para a mágoa. E o importante é que ninguém pode sofrer a violência. Violência contra a mulher não compensa”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres. (Da assessoria)
0 comentários:
Postar um comentário