Minha Figura

Prefeitura de Caxias (MA) abre oficialmente a Campanha Setembro Amarelo nesta sexta-feira (10)

10.9.21

Nesta sexta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial, vai realizar a abertura oficial da Campanha Setembro Amarelo, mês dedicado a valorização da vida. O evento acontecerá no Mirante da Balaiada, às 17h30.

A ação contará com a presença de autoridades do município, músicas de acolhimento, ato solene de abertura da Campanha, entre outras intervenções. É importante lembrar que o público deve fazer o uso de máscara, manter o distanciamento social e higienizar as mãos, levando em conta as medidas de prevenção contra a covid-19.

Neste ano, a Campanha tem como tema: “Agir Salva Vidas” com o objetivo de prevenir e conscientizar a população sobre o suicídio, além de promover a valorização da vida e destacar a importância do cuidado com a saúde mental. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. No Brasil, os casos passam de 13 mil por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações.

Em Caxias (MA), para tratamento de transtornos mentais e prevenção ao suicídio, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) dispõe de 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o CAPS IJ, CAPS AD III e CAPS III, que atende  com equipes multiprofissionais, compostas por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário