Minha Figura

Prefeitura de Caxias lança oficialmente o concurso cultural "7 Maravilhas de Caxias Maranhão"

7.7.21

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude  e Patrimônio Histórico, abriu oficialmente, no Salão Nobre do Centro de Cultura, o concurso cultural: “7 Maravilhas de Caxias Maranhão”. O concurso é uma parceria da gestão municipal com empresa 4 Kantos Turismo.

Na ocasião, o prefeito Fábio Gentil, ao lado de Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura e o vice-prefeito Paulinho, foram os primeiros a votar para a escolha das “7 Maravilhas de Caxias Maranhão”.

A votação pode ser realizada neste link: http://caxias.ma.gov.br/7maravilhas/, onde é possível escolher entre os diferentes tipos de bens, divididos por categorias.

ARQUITETÔNICO

Academia Caxiense de Letras; Antiga Estação Ferroviária Cajazeiras (atual CEFOL); Antiga Estação Ferroviária de Caxias (Instituto Histórico e Geográfico de Caxias); Bangalô da Família Chaves; Bangalô da Família Cruz; Casarão Histórico do Ex-Governador João Castelo; Centro de Cultura Acadêmico José Sarney (Antiga Fábrica); Cristo Redentor da Praça da Matriz; Edifício dos Correios; Mercado Central Prefeito José Castro; Palácio da Cidade – Prefeitura (antigo mercado municipal); Palácio do Comendador Alderico Silva; Palácio do Comércio (Excelsior Hotel); Palácio Episcopal (Casa do Bispo); Ponte Metálica (Estrada de ferro); Sítio dos Poetas (antiga Casa de Veraneio das famílias Medeiros/Ramos).

BENS NATURAIS E HÍDRICOS

Área Ecológica do Inhamum; Balneário Engenho D’água; Balneário Novo Mucambo; Cachoeiras da Primavera; Complexo Turístico da Veneza; Nascente de águas de enxofre do Cangalheiro; e, Roncador.

IGREJA HISTÓRICA

Capela de São Sebastião; Capela São Francisco e Santo Antônio (Siqueira Campos); Catedral de Nossa Senhora dos Remédios; Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (Trizidela); Igreja de Santo Antônio de Pádua (Ponte); Igreja de São Benedito; Igreja do Rosário; Igreja Presbiteriana do Brasil; Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José.

PRAÇA DA CIDADE

Complexo Turístico e Cultural Mirante da Balaiada; Praça do Pantheon; Praça Dom Luís Marelim (Praça da Chapada); Praça Gonçalves Dias; Praça Nossa Senhora dos Remédios (Praça da Bíblia); Praça Salustiano Rêgo e Praça Vespasiano Ramos.

BENS GASTRONÔMICOS

Arroz de Cuxá; Arroz de Maria Isabel; Batepurú; Beiju de Coco; Bolo Frito de Caxias; Cachorro Quente de Prato; Compotas de Bacuri; Cuscuz no Pano; Licores sazonais (Caju, Jenipapo, Bacuri); Linguiça caseira de Caxias; Panelada de Caxias; Pão Cheio e Pirão de Parida.

RUA/AVENIDA

Avenida Alvorada; Avenida da COHEB; Avenida General Sampaio; Avenida Nereu Bittencurt; Avenida Rodoviária; Avenida Santos Dumont; Avenida Sen. Alexandre Costa; Rua 1º de Agosto; Rua Afonso Cunha; Rua Aarão Reis; Rua Benedito Leite; Rua do Parnásio e Rua Veras de Holanda.

TRADIÇÕES E COSTUMES DE CAXIAS

Bumba Meu Boi; Dança do Lili; Festejo do Divino Espírito Santo; Festejo de Nazaré (Nazaré do Bruno); Mastro de São Sebastião; Paixão de Cristo de Nazaré (Trizidela-Ponte); Procissão do Encontro; Procissão do Fogaréu; Quadrilhas Juninas; Reisado; Tambor de Crioula; Natal Iluminado e Velha Guarda.

A votação está aberta até o próximo dia 30 de julho de 2021. Até lá, os caxienses, maranhenses e brasileiros vão poder escolher, entre tantas riquezas as que merecem ser as “7 Maravilhas de Caxias Maranhão”.

“A cidade que deseja se desenvolver tem que impulsionar o seu turismo. A escolha das 7 Maravilhas vai direcionar o turismo de Caxias, e, automaticamente Caxias terá um roteiro, e, uma cidade que é mostrada, gera visão para que as empresas possam vir à cidade para gerar emprego e renda. Então, é necessário que a população participe, para que todos possam valorizar ainda mais a nossa cidade”, disse Fábio Gentil. 

“A gente pede que todos participem, porque é importante marcarmos as 7 Maravilhas da cidade. A ideia da 4 Kantos em se unir com a Prefeitura de Caxias, é porque nós queremos trazer o mundo para conhecer a cidade de Caxias (MA)”, afirma Leninha Aragão, responsável pela 4 Kantos Turismo.

“Hoje no aniversário de Caxias nós lançamos o concurso das 7 Maravilhas de Caxias. Nós convocamos a população a acessar o site da Prefeitura de Caxias, para começar a votação a todo vapor. Você pode compartilhar o link com qualquer pessoa de todo o estado e de todo o país para votar e escolher”, frisa Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

A ideia é que até o final de 2021, a cidade de Caxias tenha à disposição, tanto para quem reside na cidade, quanto para os turistas, um mapa com os principais locais, que podem ser explorados do ponto de vista turístico do município.

(Ascom/PMC)

0 comentários:

Postar um comentário