Minha Figura

Em Caxias, 51% da população já recebeu a primeira dose da vacina contra o Coronavírus

20.7.21

(Imagem ilustrativa - crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Em Caxias, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 15,9% da população recebeu as duas doses de vacinas contra a covid-19. A estatística segue a média nacional de imunizados com as duas doses (ou com a dose única), que também era de 15% até esse domingo (18). Enquanto isso, no maranhão esse percentual avança de forma mais lenta, totalizando apenas 11% de pessoas totalmente imunizadas.

Contudo, o número de caxienses que tomaram a primeira dose representa 51% do total da população. No município, a faixa etária de vacinação está em 18 anos de idade. Caxias está entre um seleto grupo de cidades maranhenses a vacinar esse público. Porém uma parte dos parte dos jovens ainda não foi imunizada. As autoridades de saúde veem resistência desse público específico. Situação que é uma surpresa, já que esperava-se maior adesão desses jovens. Com isso, há um atraso na busca pela vacinação total da população adulta do município.

Mesmo assim, a porcentagem que mostra mais de 50% da população caxiense vacinada com a primeira dose é positiva. Mas, para acelerar a vacinação e diminuir o número de casos, a Prefeitura de Caxias, por meio da secretaria de saúde, tem levado a mensagem da importância da vacinação em todos os meios de comunicação disponíveis.

Também acontecem campanhas paralelas de incentivo à vacinação, como a mobilização realizada no final de semana pelo vereador Teódulo Aragão (Progressistas), presidente da Câmara Municipal de Caxias.

Caxias tem três pontos de vacinação fixos: Ginásio João Castelo, Caxias Shopping e Sesi/Senai. Para se vacinar é necessário apresentar CPF ou Cartão do SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência no nome da pessoa que irá se vacinar, caso não tenha, é necessário apresentar o título de eleitor com domicílio eleitoral em Caxias.

Números

Conforme o último boletim epidemiológico, atualizado nesse domingo (18), Caxias já recebeu um total de 118.542 doses de vacinas contra a covid-19. Foram aplicadas, até o momento, 110.701. O que representa 93.38 % em relação as doses recebidas.

Segundo a última atualização do boletim, mais de 12 mil pessoas que deram entrada em hospitais de Caxias para tratamento contra a covid-19 foram recuperadas. Infelizmente, 388 pacientes morreram em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus.

Atualmente, encontram-se internados 23 pacientes que estão em tratamento contra a covid-19. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário