Aniversário da Academia Caxiense de Letras será comemorado no sábado (17)

12.8.19

A Academia Caxiense de Letras está em festa. E para celebrar os seus 22 anos de fundação, os membros da Casa de Coelho Neto definem os últimos detalhes para a solenidade comemorativa, que será realizada no próximo sábado, dia 17 de agosto, a partir das 19h.

As atividades serão abertas ao público e vão ser realizadas na sede da academia, localizada no Rua 1° de Agosto, no Centro da cidade. Tendo a programação definida com a posse de novos dois imortais e o lançamento de duas obras literárias.

A ACL tem corpo acadêmico de 40 cadeiras para membros efetivos titulares; atualmente são 38 e há duas vacâncias que serão ocupadas pelos novos imortais recém eleitos: Tita do Rêgo Silva e Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada. Ambos tomarão acentos nas cadeiras que pertenciam aos acadêmicos falecidos: Anecy Calland Marques Serra e Silas Marques Serra.

As obras literárias serão da professora Ana Lucia e Silva Pinto Gonçalves, intitulada "Mosaicos", com conteúdo em poesias, crônicas e meditações. A outra será do psiquiatra Ruy Palhano, intitulada “Crônicas do Cotidiano na Visão de um Psiquiatra”, uma coletânea de crônicas inéditas sobre diferentes temas na área.

Durante a solenidade comemorativa de aniversário da Academia Caxiense de Letras haverá também a transferência do confrade Antônio Augusto Brandão, de membro efetivo para honorário.

A academia é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada em 15 de agosto de 1997. É composta por membros efetivos, integrantes dos mais diferentes ramos profissionais, como professores, advogados, juízes, bancários, jornalistas, funcionários públicos, enfim, homens e mulheres que amam literatura, eternizando o saber e a arte, através das linguagens escrita e oral.

Com esse propósito, há 22 anos a ACL realiza e apoia atividades educacionais e culturais, publica obras e recebe o alunado das redes municipal e estadual de ensino, de Caxias e de cidades circunvizinhas, bem como universitários e pessoas em geral, que fazem pesquisas na sede da entidade.

A ACL também possui uma biblioteca, com acervo de mais de 4 mil títulos, um auditório e uma livraria para a venda de obras literárias de autores maranhenses.

0 comentários:

Postar um comentário