Minha Figura

Timon - "Aluguel Social" ajuda famílias timonenses no período das chuvas

15.1.15
Na gestão do Prefeito Luciano Leitoa, foi instituído o programa “Aluguel Social” que é direcionando a famílias de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade habitacional por estarem desabrigadas em razão das chuvas. O decreto nº52 do dia 27 de fevereiro de 2014 homologa uma verba emergencial para atender essas famílias com o benefício, que é custeado pela Prefeitura Municipal de Timon através da Secretaria Municipal de Habitação (SEMUH). Dessa forma por quatro meses, os beneficiados têm direito ao valor que inclui o aluguel, contas de água e energia elétrica.

“As pessoas que estão nessa situação podem procurar imediatamente a SEMUH e logo em seguida a assistente social vai até o endereço, verifica a situação e direciona essa família para que procure uma casa, onde for conveniente e a secretaria paga os custos totais de aluguel, água e luz”, afirma Hélio Silva, Secretário Municipal de Habitação.

A SEMUH realiza um trabalho de verificação das reais condições dessas famílias. A assistente social da SEMUH, Flávia Amorim, explica o procedimento “fazemos um trabalho sócio histórico com a família e logo após, enviamos o caso para o conselho da secretaria, que ao aprovar nos repassa para que possamos procurar juntamente com a pessoa uma casa em bom estado e que se enquadre no perfil do programa. Mediante aprovação da nova casa a ser alugada, mandamos um engenheiro para fazer uma verificação real do imóvel e se preencher os seguintes requisitos: banheiro dentro da residência, estrutura em perfeito estado e local salubre, damos entrada nos trâmites contratuais,” disse assistente social.

Segundo a Assessora Jurídica da SEMUH, Sandra Myriam, essas famílias são colocadas dentro das condições de habitabilidade. “Em termos contratuais são feitos dois contratos, nós que iremos repassar esse benefício à família fechamos um contrato com o proprietário do imóvel, o qual receberá o repasse do aluguel e um termo de cessão de uso do imóvel feito com a família para que a casa seja entregue nas condições que foi encontrada.”

Há cinco anos moradora do bairro Parque Aliança, Dona Maria José foi beneficiada com o “aluguel social” desde o dia 20 de dezembro de 2014 e hoje reside no bairro São Marcos enquanto finaliza a reforma da sua casa. “No início de dezembro comecei a reformar minha casa, quando ela começou a cair por causa da chuva. Uma amiga minha sabia da dificuldade que eu estava passando e me levou até a secretaria, lá eles ajeitaram a minha situação. Foi rápido pra procurar a casa e aí eu assinei um termo de responsabilidade pra poder me mudar enquanto reformo a minha. Eu fui bem atendida e agradeço a Prefeitura,” disse a beneficiada.

O programa foi uma ação do Prefeito Luciano Leitoa, que identificou a necessidade de um programa para atender famílias em zona de risco e que estão sujeitas a inúmeros problemas decorrentes do período chuvoso.

A sede da Secretaria Municipal de Habitação fica localizada na Av. Paulo Ramos, S/N Centro. (Ascom/Timon)

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Sobre a decisão de Dino adiar repentinamente sua visita a Timon, comenta-se em São Luis, por gente bem próxima ao governador, que ele teme hostilidades em razão do que se está chamando de sua aproximação a Luis Fernando, a alteração no calendário de pagamento do servidor e na suspensão dos empréstimos consignados para servidores junto ao BB. Estas três medidas estariam arrefecendo as expectativas positivas dos eleitores de Dino. Francinaldo Morais, professor de História, Caxias-MA.

Postar um comentário