A
Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT) anuncia para o
próximo dia 25 o início do ano letivo de 2019 em toda a rede municipal de ensino.
Além disso, inovações no ensino também são anunciadas com o objetivo de atingir
melhores resultados.
A
SEMECT, face às demandas do seu dia-a-dia, visando um bom desempenho escolar de
seu alunado, novas metodologias de aprendizagens adequadas ao processo de
ensino-aprendizagem, bem como o avanço dos índices do IDEB Caxias, na
perspectiva do Plano Cidade Educadora, vai participar da Consultoria de Sobral
(CE), com o Programa Educar pra Valer, a partir de uma seleção realizada pelo
Governo do Estado do Maranhão.
Caxias
vai implementar um diagnóstico in loco, e, para isso, iniciará o ano letivo no
dia 25 de fevereiro, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases (LBD) que
aborda tanto o direito à educação, como a organização educacional e suas
responsabilidades. O PNE, o PME e o CME, que asseguram o processo de avaliação
do rendimento escolar, estabelecem competências e diretrizes para nortear uma
formação básica comum à educação caxiense.
Mais
Já é
de conhecimento de todos os educadores, pais e cidadãos que o IDEB foi
concebido mediante à necessidade da existência de um índice que fosse aplicado
nacionalmente para se estabelecer um padrão de qualidade da educação. Esse
índice deve levar em consideração as peculiaridades das diferentes regiões do
país.
A SEMECT
cita o estudioso Demerval Saviani (2007, p. 1245), quando, em sua compreensão
da importância do IDEB, acrescenta que: "é como um recurso técnico de
monitoramento da implementação do PDE, ou seja, atua na definição e redefinição
das metas, orienta e reorienta as ações programadas e avalia os
resultados".
Com
isso, o IDEB Caxias vai passar por uma revisão de metas estabelecidas,
replanejamento dos resultados e, consequentemente, da qualidade da educação
caxiense. O desafio da educação básica brasileira é relativamente conhecido.
Mesmo com avanços nas últimas décadas, crianças e jovens, em grande medida,
estão na escola, no entanto, da alfabetização ao ensino médio, poucos aprendem
em níveis adequados.
Caxias
busca decisivamente uma qualidade na educação básica, ainda que esta não
resolva todos os desafios de um país fragmentado e desestruturado em sua
política e nos aspectos socioeconômicos, sem ela não haverá retomada econômica
duradoura e, tampouco, avanços significativos no quadro social atualmente instalado.
O
desafio que SEMECT está se propondo, e consequentemente propondo a todos os
envolvidos no processo educacional, é de relevada importância, considerando as
necessidades das crianças e jovens. Com a consultoria de Sobral, a intensão,
além das metodologias e estratégias, é desenvolver no inconsciente coletivo de
nossos educadores uma cultura de comprometimento e foco na aprendizagem de
nossos alunos.
As
experiências de Sobral, que ocupam as primeiras posições no IDEB, servirão de
inspiração e também como importantes referências para que se possa compreender
as causas do que está por trás do principal desafio educacional brasileiro:
alcançar melhores resultados de aprendizagem. (Ascom)
0 comentários:
Postar um comentário