Minha Figura

Vereadores prestigiam solenidade comemorativa aos 185 anos de emancipação política de Caxias

5.7.21

A prefeitura promoveu, na manhã desta segunda-feira (5), uma solenidade comemorativa aos 185 anos de emancipação política de Caxias, que contou com a presença de vereadores.

Após o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, houve pronunciamento de autoridades. O primeiro orador foi o presidente da Câmara, vereador Teódulo Aragão (PP), enfatizando que todos os caxienses devem continuar resgatando o valor que a cidade tem do ponto de vista histórico e cultural. Ele disse: “Que a gente continue resgatando a nossa cidade, o seu aniversário dela e mostrando respeito que todos nós temos por ela. Agradeço por estar fazendo parte dessa linda homenagem. Que hoje seja um dia de festa à nossa Princesa do Sertão”.

Segundo o vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior (PL), celebrar o aniversário da cidade é sempre um momento de contemplação e de resgate de seus valores. “Que resgatemos esse momento de contemplar nossa cidade e o utilizemos para nos unir. A união em torno de Caxias é uma missão nossa, de todos que fazemos o serviço público, dos vereadores, dos secretários, dos agentes de segurança, assim como de todos que têm ajudado bastante a mantê-la valorizada. Mas precisamos ainda nos unir mais para superar de vez essa pandemia”, assinalou.

“Nesses 185 anos, nós aproveitamos para enaltecer e anunciar grandes obras, que vão acontecer brevemente em Caxias, como: asfalto, calçamento, construção do centro de convivência infantil, obras em parceria com o Estado, além da entrega do nosso shopping e restaurante popular. A maior mensagem é a de otimismo, e o maior obstáculo, a pandemia, estamos vencendo, e, vencendo isso, nós temos que reorganizar a cidade. Mas a nossa gestão está preparada para isso e, com a parceria do legislativo, nós vamos oferecer mais saúde e qualidade de vida para o nosso povo”, afirmou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), em seu pronunciamento.

Mais

A data lembra o dia em que Caxias é elevada à categoria de cidade, 13 anos depois de aderir à Independência do Brasil, em 5 de julho de 1836. Caxias se transformou em cidade por força de uma lei provincial, mas desde 1811, quando se tornou uma vila, já demonstrava grande progresso comercial, educacional, político e administrativo. Estes foram alguns dos motivos que a conduziram à emancipação política.

A Lei Provincial nº 24, assinada na época pelo presidente da província do Maranhão, senador Antônio Pedro da Costa Ferreira, tornou Caxias uma cidade na data de 5 de julho de 1836, data a partir da qual, tem essa denominação. Tempos depois, em 1858, o Bispo D. Manoel Joaquim da Silveira, que durante nove anos regeu a Diocese do Maranhão (mais tarde Arcebispo da Bahia), designou a cidade de Caxias com o título de ‘Princesa do Sertão Maranhense’. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário