Minha Figura

Novo sistema de videomonitoramento de alta definição é apresentado às forças de segurança pela Prefeitura de Caxias

16.7.21

O encontro foi na sala de reuniões da Prefeitura de Caxias, onde as forças policiais: Polícia Civil, PRF, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Comissão de Segurança da Câmara Municipal, Meio Ambiente, Trânsito, Citelum, Procuradoria do Município e o Prefeito Municipal conversaram sobre a implantação do videomonitoramento que já está todo reestruturado, passando a funcionar com alta definição.

“Esse sistema vai ajudar bastante as forças de segurança, que vai nos ajudar na prevenção de crimes e solução de ações delituosas”, disse Alcides Martins, delegado Regional.

“Hoje conseguimos finalizar o videomonitoramento com a conquista de novas tecnologias, é algo muito importante, é o acordo de cooperação técnica com a PRF, que tem o maior banco de dados da América Latina. Temos certeza que a criminalidade vai dar uma recuada na cidade de Caxias (MA)”, frisa Torneirinho, vereador.

“Todas as forças estão sendo unificadas em prol de combater à criminalidade e a violência. O prefeito Fábio Gentil teve a iniciativa de melhorar o videomonitoramento, trazendo a tecnologia de ponta a ponta”, lembra Durval Júnior, vereador.

“A Câmara Municipal com essa integração com a Prefeitura e as forças de segurança, vão melhorar os serviços de segurança oferecidos a população de Caxias. O prefeito Fábio Gentil está de parabéns”, lembra Luís Lacerda, vereador.

Durante a exposição, houve uma demonstração de como o sistema, que vem com tecnologia de ponta, o único no Estado que é capaz de fazer reconhecimento facial, infravermelho, dentre outras tecnologias embarcadas que vão ajudar as forças policiais em dirimir assuntos que dizem respeito à Segurança Pública, visando garantir mais tranquilidade à população.

“Com essa melhoria do sistema de videomonitoramento, nós vamos ter o auxílio das forças. Essa ferramenta vai ajudar muito. Hoje, nós temos um novo sistema de videomonitoramento, ele é totalmente diferente daquele que estava obsoleto”, afirma  Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“A gente vem sugerindo as soluções tecnológicas para aumentar o poder de atuação das forças de segurança, otimizando para que essas forças trabalhem no que for necessário. Eu desconheço a aplicação desse sistema no Maranhão. Mas, essa tecnologia  que é a aplicada em grandes eventos, a exemplo da Copa do Mundo, nós vamos trazer para melhorar a qualidade da segurança da cidade de Caxias (MA)”, lembra Danilo Nunes, gerente da Citelum.

Além da tecnologia apresentada, a PRF também vai firmar um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Caxias, integrando um banco de dados, de sistema, e auxiliando na segurança pública de Caxias (MA).

“A ideia é trabalhar integrado com um sistema único de segurança pública, diretriz do Governo Federal, do Ministério da Justiça e da Polícia Rodoviária Federal, aproximação dos municípios para que possamos ampliar a atuação das forças de segurança dentro dos municípios, aqueles que são sediados com a delegacia da PRF. No dia 18 de agosto, será formalizado junto aos municípios o Acordo de Cooperação Técnica”, reforça Almeida Neto, Inspetor da PRF.

“Esse sistema de videomonitoramento vai proporcionar à população de Caxias, uma segurança muito maior. Um novo sistema que nenhuma cidade do interior do Maranhão tem, com reconhecimento facial, as câmeras vão reconhecer há 1 km de distância, sendo possível saber se ela já cometeu um crime ou não, e também dará condições para que a Segurança Pública possa atuar. Esta sem dúvidas, é uma ferramenta que vai ajudar a melhorar a segurança do município de Caxias (MA)”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA). (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário