Setur qualifica Condutores de Visitantes em Riachão, Carolina e Estreito

10.5.21

Encerrou nesta sexta-feira, 7, as aulas do curso de Condução de Visitantes em Ambientes Naturais ofertados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) nos municípios de Riachão, Carolina e Estreito.

Entre os dias 4 e 7 de maio, técnicos da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur ministraram o curso para condutores de visitantes e profissionais ligados à operacionalização de passeios no polo Chapada das Mesas. No total foram qualificados 95 alunos durante os quatro dias de aulas nos três municípios. Com carga horária de 16 horas, ao final do curso os alunos receberam seus certificados de conclusão.

O curso faz parte do Programa Mais Qualificação e Turismo da Setur, e teve como objetivo qualificar os profissionais voltados para a atividade de condução de visitantes em ambientes naturais, com foco nas visitas realizadas dentro de unidades de conservação.

Os cursos foram desenvolvidos devido à necessidade de qualificar os profissionais que atuam em atividades de visitação no Parque Nacional da Chapada das Mesas, visando o credenciamento desses profissionais junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor do parque.

Para que esse credenciamento ocorra, o ICMBio exige que os profissionais de visitação tenham o curso de Condução de Visitantes que esteja de acordo com a portaria do órgão.

“A Qualificação de condutores de turismo em áreas naturais assim como a formalização dos profissionais que oferecem serviços de guiamento para o parque são fundamentais para a maior qualidade e segurança oferecida aos visitantes. A Setur segue atuante na região com mais uma ação do governo estadual em parceria com os gestores municipais e federais” pontuou o secretário Estadual de turismo, Catulé Júnior.

O curso abordou desde questões básicas relacionadas ao plano de manejo da unidade de conservação; sobre o trabalho do condutor, como, por exemplo, as técnicas necessárias de condução dos visitantes, além das técnicas para interpretação ambiental no sentido de melhorar ainda mais a experiência do turista. Também foram abordadas questões relacionadas à segurança dos equipamentos necessários para a realização da atividade no parque.

Durante a realização dos cursos, a equipe técnica da Setur teve o apoio das prefeituras de Riachão, Carolina e Estreito, que disponibilizaram equipes do corpo de bombeiros para auxiliar no módulo de segurança, ministrando aulas com conteúdo de primeiros socorros, busca e salvamento.

O superintendente de Qualificação Profissional, Fernando Campelo, destacou que o curso foi desenvolvido de forma especial pela Setur como forma de qualificar os condutores.

“A partir dessa necessidade de qualificar esses profissionais para atender futuramente essa portaria, quanto às regras de credenciamento da atividade no parque, fez com que desenvolvêssemos esse curso de forma especial e com abordagem especifica”, frisou Fernando Campelo.

Uma das alunas contempladas com a qualificação foi Cristiane Fonseca, moradora do município de Estreito, que disse ter aprendido bastante com as aulas e espera pôr em prática o quanto antes os conhecimentos adquiridos.

“Aprendi bastante com o curso e, principalmente, adquirimos conhecimentos novos e muito importantes para a função de condutor. Espero desempenhar logo esse aprendizado e contribuir com o turismo da nossa cidade”, revelou a estudante.  

Para o superintendente de Turismo do polo Chapada das Mesas, Beto Kelnner, a qualificação é importante pois se notabiliza por ser um dos pilares que sustentam a atividade turística, bem como também, de regulamentação da atividade.

“A formação dos condutores de visitantes é mais uma ação desenvolvida pela Setur com o objetivo de qualificar e profissionalizar a mão de obra da região da Chapada das Mesas, aumentando a qualidade dos serviços prestados e o encantamento da experiência do turista”, destacou o superintendente. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário