Minha Figura

Palestra da Câmara de Caxias marca o Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Infantil

18.5.21

Fazendo parte da programação da Campanha Maio Laranja, e também em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado nesta terça-feira, 18 de maio, a Câmara Municipal de Caxias (CMC) promoveu mais uma palestra virtual.

A mediação do evento dessa vez ficou por conta da vereadora Cynthia Lucena (PP) e do vereador Charles James (Solidariedade). Na oportunidade, os parlamentares recepcionaram e agradeceram a participação da palestrante convidada, Neonilia Viana M. Alves, articuladora Selo Unicef (2013 a 2016) e membro do comitê da Rede da Primeira Infância.

“Quero parabenizar o presidente Teódulo Aragão, de não só apoiar essa campanha, como abrir esse espaço na Câmara. Neste dia ‘D’, a partir do momento que levamos informações, conseguimos conscientizar a população. Como vereadora e assistente social, acredito que nossas crianças e adolescentes devem ser protegidas com prioridade, assim como está na Constituição Federal. Para isso, é preciso que o Poder Público, as instituições, a sociedade civil, caminhem de mãos dadas”, disse Cynthia Lucena na abertura do encontro.

“Uma palestra de suma importância para a nossa cidade. Parabenizar o nosso presidente por trazer essa ação, essa é a terceira palestra nessa casa sobre a questão do Maio Laranja. Sabemos da importância que tem a defesa da criança e do adolescente. Os 19 vereadores abraçaram essa causa, trabalhando nas redes sociais e procurando viabilizar projetos que venham beneficiar nossas crianças e adolescentes. Portanto, esta casa está de parabéns”, declarou Charles James.

A palestrante abordou no plenário da CMC a temática “A intervenção pedagógica como garantia do bem estar da criança e adolescente vítima de abuso sexual”. “Gostaríamos também de parabenizar essa casa, na pessoa do presidente Téodulo, por junto aos seus pares resolverem discutir um tema de suma importância para a sociedade caxiense. Porque hoje é o dia ‘D’, que todos vão para as ruas, que todos falam sobre o Maio Laranja. Hoje o Brasil inteiro discute uma única temática: proteção aos direitos da criança e do adolescente”, frisou Neonilia no início da sua explanação.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A data instituída pela Lei Federal nº 9.970/00 foi escolhida em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi espancada, estuprada, drogada e morta em Vitória (ES). A menina desapareceu em 18 de maio de 1973 e foi encontrada seis dias depois em um terreno baldio, próximo ao centro da cidade. O processo acabou arquivado.

Denúncia

A denúncia de casos de abuso ou exploração sexual pode ser feita pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.

Além do Disque 100, em Caxias, o denunciante pode buscar os canais do município: Conselho Tutelar (99) 99953-7489 e CREAS (99) 99901-5237.

(Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário