Minha Figura

Prefeita Dinair Veloso participa de entrega de sementes no povoado São Roque

19.2.21

Os agricultores do Povoado São Roque, situado na zona Rural de Timon, receberam mais de
200 kg de sementes nesta quinta-feira (18).

A entrega foi feita pela Prefeitura de Timon, por meio de parceira com o Projeto Mais Sementes e Mudas, desenvolvido pelo Governo do Maranhão. Ao todo, foram distribuídos 130 kg de sementes de milho e 100 kg de feijão.

Seu Manoel Araujo, 78 anos, trabalha desde a adolescência na roça. Ele foi o primeiro a receber as sementes e garante que na próxima segunda-feira (22) já vai começar a plantar.

“Desde os 12 anos que estou na roça. É muito bom ver a chegada dessas sementes, logo agora que começou a chover. Vamos plantar para depois colher nosso milho e feijão”, disse o agricultor.

A prefeita Dinair Veloso realizou a entrega das sementes e destacou que a ação vai impulsionar a agricultura na região e melhorar a renda dos produtores. Uma das prioridades da gestão do município é desenvolver ações que melhorem a vida dos moradores da zona rural, como a manutenção das estradas vicinais e expansão do sistema de abastecimento de água.

“A entrega das sementes é um incentivo para potencializar aquilo que gera emprego e renda. É dessa forma que vamos trabalhar: andando e ouvindo as comunidades. Acreditem e comecem a produzir porque daqui uns dias vocês serão exemplos para outras comunidades”, disse a prefeita Dinair, orientando, ainda, que os pais agricultores incentivem os filhos a estudar. “O desenvolvimento está aqui na zona Rural. Continuem na escola, porque a educação transforma”, acrescentou a prefeita.

7 hectares de plantação 

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigues Neto, explica que as sementes serão plantadas no Campo São Roque. Ao todo, serão sete hectares de área plantada.

“O campo foi todo mecanizado e a partir de segunda-feira (22) iremos enviar técnicos para o povoado para orientar na plantação”, adianta o secretário Rodrigues Neto.

A previsão é que mais povoados recebam as sementes do Projeto Mais Sementes e Mudas. No início deste mês de fevereiro, a prefeitura recebeu 1000 kg de sementes de milho e 500 kg de feijão. Todas as sementes passam por teste de germinação e só são liberadas após laudo que comprove a qualidade.

Para que os produtores rurais recebam as sementes é necessário o preenchimento de um cadastro, onde deverá ser fornecida a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP e ainda a área de plantio, para que seja feita a distribuição e acompanhamento dos campos em que foram plantadas as sementes.

0 comentários:

Postar um comentário