Minha Figura

Luciano Leitoa conhece projeto da APAC de Timon

19.9.13
Prefeito Luciano Leitoa, acompanhado de secretários municipais, visitou a sede da Unidade Prisional Jorge Vieira, a fim de conhecer o projeto realizado pela Associação de Proteção aos Condenados(APAC)

Luciano visita a APAC

Nesta quarta-feira (18), o prefeito Luciano Leitoa, acompanhado de secretários municipais e equipe técnica, visitou a sede da Unidade Prisional Jorge Vieira, a fim de conhecer o projeto realizado pela Associação de Proteção aos Condenados de Timon (APAC), organizadora da II Semana do Encarcerado, cuja programação vai até dia 23 e incluem palestras, atividades esportivas e culturais, realizadas no próprio presídio.

Em conversa com o presidente da APAC no município, diácono Francisco, o prefeito comentou a possibilidade de realizar parcerias entre prefeitura e associação, no fornecimento de material esportivo, realização de oficinas de qualificação profissional e auxílio no fortalecimento da horta comunitária cuidada pelos detentos.

A Prefeitura de Timon já mantém algumas parcerias. “Temos professores do município que auxiliam em nossas atividades”, destacou Socorro Machado, uma dos 30 voluntários do projeto em Timon”. Conforme a voluntária, além do cultivo das hortas, outros trabalhos como pintura e fabricação de gesso também fazem parte das ações de ressocialização implementadas pela APAC a mais de 300 recuperandos, denominação dada pelos voluntários a quem está preso.

Quanto à receptividade dos presidiários às diversas iniciativas de reinserção social realizadas, diácono Francisco explicou que a metodologia exercida é motivada na não reincidência dos presos. “Os detentos vão ter que pagar a pena, mas deve ser se paga com dignidade. Por isso trabalhamos formas de eles melhor receberem o projeto”, disse.

Dona Maria de Fátima, 55 anos, é mãe de um presidiário e voluntária. Para ela, o que se faz é investimento em princípios de humanização. “Estamos na luta para pensar o preso como se fôssemos nós. Temos que dar uma mãozinha”, comentou.

História de vida - Sebastião Aguiar, ex-presidiário e vice-presidente da associação de proteção, acrescentou que a APAC atua há mais de 40 anos no Brasil e está há três anos em Timon. “Tentamos encaminhar o detento regenerado para o mercado de trabalho. Nossa rotina é pautada na oração e em orientações evidenciadas durante cursos e oficinas”, frisou. (
Fonte: Portal Hoje)

1 comentários:

Postar um comentário