Minha Figura

Roseana Sarney é nomeada secretária no governo Brandão

30.1.25

A ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney(MDB) foi nomeada pelo governador Carlos Brandão (PSB) para a Secretaria de Estado Extraordinária de Assuntos Legislativos.

Roseana entra no lugar do ex-deputado Raimundo Cutrim, que foi nomeado há poucos dias e agora é exonerado.

Na vaga de Roseana na Câmara Federal assume o mandado de deputado o suplente Hildo Rocha.

Prefeitura dá início a Mutirão de Limpeza no Residencial Eugênio Coutinho

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza, deu início nesta quarta-feira (29), a mais um Mutirão de Limpeza, desta vez, no Residencial Eugênio Coutinho. Logo cedo, as máquinas e equipes estavam reunidos em frente ao ginásio da Unifacema para começar os trabalhos. A ação faz parte da campanha ‘Cidade Limpa é Bom D+’.

No Mutirão estão trabalhando 76 pessoas, acompanhadas de 5 máquinas carregadeiras e 11 caçambas. Dentre os trabalhos realizados, estão: capina, roçagem de áreas públicas; recolhimento de entulhos e restos de construção; coleta de móveis velhos e material descartados; e, limpeza de resíduos acumulados.

O secretário Municipal de Limpeza, Fause Simão falou sobre o trabalho que está sendo realizado no residencial.

“A gente faz um planejamento e executa. Aqui é o 2º grande Mutirão a pedido do Prefeito Gentil. Aqui está toda a estrutura da Secretaria, vamos fazer uma limpeza minuciosa. E, nós pedimos aos moradores que coloque nas portas de suas residências o lixo descartável, a madeira, o entulho, o plástico velho, o sofá que não se usa, porque cidade limpa é bom demais. Conto com a comunidade e pode ter certeza que vamos deixar esse bairro um brinco”, afirma.

Muitos moradores atenderam ao convite e colocaram nas portas de suas residências diversos tipos de lixo, a exemplo de: camas velhas, bicicletas velhas, restos de móveis e eletrodomésticos, aproveitando a oportunidade de se desfazer de lixo que não pode ser recolhido durante a coleta do lixo doméstico.

“Aqui estava precisando muito porque com as chuvas o mato cresce muito rápido”, afirma Isael, que tem um ponto comercial no local.

“Estávamos precisando desses serviços, então chegou em boa hora”, diz a moradora Jadiele.

“Teve uma ação dessa ano passado, foi de grande importância para nós e esta retornando porque estávamos precisando e é muito bom para a gente aqui. Nós só temos a agradecer”, diz o morador, Antônio José.

Além das campanhas, a Prefeitura mantém o trabalho diário de limpeza das vias da cidade com patrulhas, capinas e recolhimento de lixo domiciliar.

“Nunca saímos do Centro, Castelo Branco, Dinir Silva, pois a limpeza é um serviço diário e fundamental para todos nós”, afirma Fause Simão, secretário municipal de Limpeza.

O primeiro Mutirão de Limpeza ‘Cidade Limpa é Bom D +’ aconteceu no Residencial Vila Paraíso, entre os dias 07 e 22 de janeiro de 2025. Foram 13 dias de serviços, onde foram recolhidos diversos tipos de lixo como: utensílios descartáveis, materiais de construção, galhos de árvores, dentre outros. Ao todo, foram retiradas 251 carradas de caçambas cheias de lixo. (Da assessoria)

Após erro, Brandão manda republicar tabela sem redução de gratificação de professores

28.1.25

O governador Carlos Brandão (PSB) determinou nesta terça-feira, 28, a republicação, por incorreção, da tabela de gratificação de professores da rede estadual de ensino do Maranhão.

O documento havia sido divulgado incorretamente no Diário Oficial do Estado, com redução da chamada GAM.

Alertado por técnicos da Seduc, o chefe do Executivo estadual determinou a imediata correção, e nova publicação.

Nas redes sociais, o vice-governador, Felipe Camarão (PT), tranquilizou os educadores maranhenses, reforçando que a nova tabela será republicada sem qualquer desconto. (Blog do Gilberto Léda)

Ricardo Rodrigues vira saco de pancadas nas redes sociais e existem motivos de sobra para isso; supostas ações positivas do vereador caxiense não conseguem estancar críticas

Ele pensa que é importante.

Ele acha que é importante.

Ele realmente acredita nos seus atributos políticos e mergulhou nos sonhos que todo político deslumbrado costuma se afogar.

O nome dele é Ricardo Rodrigues de Matos, mas pode chamá-lo simplesmente de Ricardo Rodrigues, um jovem comunicador caxiense que de repente se encantou com a política e com os benefícios financeiros advindos dela (o assunto financeiro terá um post especifico).

Não tendo uma atividade laboral a lhe garantir o sustento, Ricardo mergulhou dia e noite a fazer política. Escorregadio como um peixe mussum, RR se sai dos problemas que a presidência da Câmara impõe e viu-se recentemente em uma celeuma enorme provocada com o atraso do salário dos servidores do legislativo caxiense, algo que ele nega peremptoriamente.

Nas redes sociais não faltam denúncias contra o rapaz. Nas entrevistas concedidas por políticos aliados de Rodrigues nos podcasts sediados a partir de Caxias, os comentários dos internautas transformam-se num espetáculo à parte e o vereador petista é alvo de uma saraivada de denúncias, xingamentos e críticas de todos os tipos e todos os gostos, num ataque que chega a dar pena do moço.

E é acreditando que é importante que o presidente da Câmara de Caxias resolveu se tornar amigo de infância do vice-governador petista Felipe Camarão, num movimento onde enxerga um possível espaço com a provável ascensão de FC ao cargo de governador (caso Carlos Brandão renuncie e concorra ao Senado) e, no cargo, dispute a reeleição ao governo do Maranhão.

São conjecturas possíveis, mas...

As intermináveis obras de reforma do prédio da Câmara Municipal, que se arrastam por vários meses, conseguiram aliviar momentaneamente a imagem de RR.

Quando da posse do prefeito de Caxias e dos vereadores eleitos em 2024, o caxiense se deparou com um espaço moderno e de bom gosto visto a partir do Plenário Edson Vidigal, que realmente impressionou o público presente e garantiu boas tomadas nos vídeos produzidos pela assessoria do poder legislativo.

Mas as boas imagens de um plenário da Câmara novinho em folha só garantiram uma trégua de poucos dias ao bombardeio sofrido por RR.

A imagem e o nome do jovem presidente seguem ardendo no noticiário e se tornaram o alvo principal de haters da internet e de servidores da Câmara Municipal em busca dos seus proventos.

Ah! Rodrigues já avisou no stories da sua página no Instagram que irá processar quem disser que os salários atrasados dos servidores da Câmara estão atrasados.

Haja processo...

Gentil Neto anuncia a construção de 518 apartamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida; veja como vai funcionar

27.1.25

O prefeito de Caxias, Gentil Neto, anunciou o início de um dos maiores projetos habitacionais da cidade. Serão construídos 518 apartamentos no bairro Eugênio Coutinho, como parte do programa Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, mais de mil unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, serão entregues à população caxiense nos próximos meses.

A primeira etapa do projeto já está em andamento. O terreno destinado à construção foi devidamente limpo e agora aguarda apenas o início do processo de terraplanagem para a implantação das fundações dos edifícios.

As unidades habitacionais serão destinadas a famílias cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), garantindo que o processo de seleção priorize famílias em situação de vulnerabilidade social. O sorteio das moradias será realizado com transparência, seguindo critérios estabelecidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida, como renda familiar de até dois salários mínimos e prioridade para idosos, pessoas com deficiência e mães chefes de família.

Em entrevista à imprensa, o vice-prefeito destacou a relevância social e econômica da iniciativa. “Este é um projeto de grande importância para a nossa cidade. Vamos acompanhar de perto cada etapa e cobrar da empresa responsável uma execução de qualidade, garantindo que os caxienses recebam moradias dignas e bem construídas”, afirmou.

Além de atender à demanda por moradia digna, a construção dos apartamentos também movimentará a economia local, gerando empregos diretos e indiretos no setor da construção civil. As obras, que estão prestes a começar, devem transformar o bairro Eugênio Coutinho em um dos principais polos habitacionais de Caxias.

O projeto reforça o compromisso da gestão Gentil Neto em garantir qualidade de vida e acesso à moradia para as famílias caxienses, consolidando-se como uma das ações mais impactantes da administração municipal.

(Caxias Online)

Lula volta a viajar pelo país em fevereiro

Lula deve voltar a viajar ainda na primeira quinzena de fevereiro. As viagens, por enquanto, serão apenas pelo país. A primeira viagem internacional será em março, para o Japão e Vietnã.

Na reunião ministerial de segunda-feira, 20, o presidente já cobrou dos ministros uma agenda de viagens. Ele quer que o governo se exponha mais e que as medidas corram o país. A avaliação do ministro da Secom, Sidônio Palmeira, é que a população não tem conhecimento do que o Planalto e a Esplanada têm feito. E quer que Lula seja o “motor de conteúdo”, como a coluna contou.

Desde 15 de dezembro, quando Lula teve alta de uma cirurgia no crânio, os médicos comandados pelo cardiologista Roberto Kalil Filho haviam colocado o presidente de resguardo, em Brasília, para evitar novos sangramentos cerebrais.

O presidente teve um sangramento no cérebro como consequência de uma queda que sofreu no banheiro do palácio, em 19 de outubro. Quase dois meses depois, sentiu fortes dores na cabeça. Em exames de imagem, foi constatado o sangramento. Lula tem dito que, na ocasião, escapou da morte. Fontes da equipe médica confirmaram à coluna que o presidente sofreu de fato risco de morrer, mas que a situação já está controlada. (PlatoBR)

Prefeitura de Caxias discute em Fórum a criação do Programa Municipal de Inclusão

24.1.25

Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou, no auditório da Prefeitura Municipal, o I Fórum de Discussões na Perspectiva da Implantação do Programa Municipal de Inclusão. O evento reuniu associações, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Ministério Público, secretários municipais e ativistas da causa das pessoas com deficiência.

“Política pública se constrói ouvindo a população, e é a partir daí que a secretaria terá um norte para construir seu plano e concretizá-lo no município. Não ter avanços é negar a própria luta. Tivemos muitos avanços, mas precisamos avançar ainda mais, sobretudo para as pessoas com deficiência. Aqui em Caxias, temos muitos lugares sem acessibilidade, e os espaços novos precisam ser acessíveis. Os antigos, por sua vez, devem ser adaptados. Acessibilidade passa pela comunicação, educação, saúde e cultura. É preciso uma saúde acessível, espaços educativos, culturais e interpretes de Libras para que as pessoas participem e tenham suas especificidades respeitadas”, destacou Paulo Carneiro, presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

“É muito importante, porque vamos começar a cobrar do município aquilo que é mais essencial para a ADEFIC. É uma alegria, uma conquista, esta secretaria. E este Plano Municipal de Inclusão é um momento ímpar”, afirmou Maria Raquel, presidente da ADEFIC.

“Queremos agradecer ao prefeito Gentil Neto por ter prometido, em campanha, a criação da secretaria e cumprido o prometido. Estamos aqui hoje para promover melhorias para as pessoas com deficiência, sejam elas visuais, auditivas ou de outras naturezas. A criação da secretaria é essencial, e queremos avançar na acessibilidade, nas ruas, calçadas e nos prédios públicos e privados”, ressaltou Fernando Melo, presidente da Associação dos Deficientes Visuais da Região dos Cocais (ADVIRC).

“Eu vejo como uma atitude muito bonita. Nós, ativistas das pessoas com autismo e outras deficiências, acreditamos que este é um momento muito importante. A criação desta secretaria veio para apresentar soluções e executar ações. Como ativista há muito tempo na causa autista e mãe de autista, sinto-me feliz, pois vai beneficiar mais pessoas e fortalecer as instituições já existentes que atendem esse público”, frisou Francilia Alves, presidente da AMA.

“É de fundamental importância que o poder público tenha conhecimento das necessidades das pessoas com deficiência, para que sejam incluídas no mercado de trabalho e nos espaços públicos. Este evento é um espaço essencial para ouvi-las”, afirmou Almada, advogado e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Caxias.

Na ocasião, o prefeito de Caxias, Gentil Neto, foi representado pelo vice-prefeito, Eugênio Coutinho.

“Fazia parte do nosso plano de governo a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência. Este é um seminário para levantar os problemas e elaborar um plano de trabalho”, afirmou o vice-prefeito.

O momento também serviu como uma grande escuta para a construção de um Programa Municipal de Inclusão, que será desenvolvido durante a atual gestão.

“Este é o I Fórum da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, no qual dialogamos com associações, parceiros e famílias de pessoas com deficiência para discutir um Plano Municipal de Inclusão. Queremos construir uma Caxias para todos, mas, para isso, precisamos ouvir quem está diretamente envolvido. São essas pessoas que dirão o que Caxias deve desenvolver para garantir mais qualidade de vida às pessoas com deficiência. A criação desta secretaria é um avanço enorme para Caxias e um exemplo para outros municípios, que podem se espelhar em nossa cidade para contribuir com a causa da pessoa com deficiência em suas regiões”, explicou Jerônimo Cavalcante, secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Caxias.

“Na eleição de governadores o Felipe Camarão é uma das maiores possibilidades do PT em todo o Brasil”, afirma Márcio Jerry

Nesta quarta-feira (22) o líder do PCdoB na Câmara e presidente do partido no Maranhão, deputado federal Márcio Jerry (MA), antecipou em suas redes sociais o apoio do seu partido à candidatura ao governo do Maranhão em 2026 do vice-governador Felipe Camarão. Fez a afirmação após avaliar que o PT com toda razão não abrirá mão de uma candidatura que já se mostra uma das mais competitivas do partido em todo o país. Jerry destacou que a viabilidade eleitoral e o papel de Camarão no fortalecimento do campo progressista no estado o colocam como a escolha natural para liderar o projeto político na próxima eleição estadual.

“Na leitura de cenários políticos há obviedades esclarecedoras. Por exemplo: aqui no Maranhão o vice-governador Felipe Camarão é uma das melhores possibilidades de vitória eleitoral do PT na disputa pelos governos estaduais ano que vem. Ora, por que mesmo o PT abriria mão disso? Não faz menor sentido! Felipe Camarão será, portanto, candidato do PT ao governo do Maranhão”, afirmou o deputado.

Jerry reforçou ainda que a candidatura de Camarão vai além do interesse partidário, representando uma aposta importante para o campo democrático e para a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado. Ele vinculou o projeto político ao ciclo iniciado com a eleição de Flávio Dino ao governo, em 2014, que marcou uma mudança histórica na política maranhense. “O nosso partido, PCdoB, tem clareza absoluta da necessidade de estruturar esse projeto com Felipe Camarão candidato a governador, alicerçado num programa mobilizador em torno de compromissos com avanços na melhoria das condições de vida do nosso povo”, afirmou.

O parlamentar também sinalizou que o próximo ano será de diálogo intenso com outras forças políticas, partidárias e sociais, buscando consolidar uma ampla aliança para as eleições de 2026. O objetivo, segundo ele, é garantir tanto a reeleição de Lula quanto a eleição de Felipe Camarão. (Blog do John Cutrim)

Prefeitura de Caxias participa do 4º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado

23.1.25

A Prefeitura de Caxias participou nessa terça-feira (21), 4º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado, com a participação de seis municípios da Região. Promovido pela Unidade Regional de Educação (URE), o evento, reuniu secretários municipais de educação e prefeitos em torno do Pacto Pela Aprendizagem, que visa oferecer a alfabetização na idade certa.

“É uma política que deve ser feita com todas as mãos para alfabetizar na idade certa. Nós estamos discutindo ideias já adotadas, discutindo novas estratégias para que a gente possa garantir que o município de Caxias em parceria com o Estado do Maranhão, a Unidade Regional de Educação, possamos avançar na qualidade do ensino. Tudo que fazemos temos que avaliar, e os que fazem bem, devem ser reconhecidos pelas boas práticas”, destaca Adenilson Dias, secretário municipal de educação, ciência e tecnologia de Caxias.

 

“Nós estamos em um ciclo formativo do pacto pelo aprendizado, uma união de forças do Governo do Estado, Governo do Estado e Município. O foco é na alfabetização, o nosso objetivo é baixar a taxa de analfabetos no estado”, frisa Lacy Assunção, gestora regional de educação.

O Prefeito de Caxias, Gentil Neto, participou do momento formativo e do Fórum Regional de Prefeitos e Secretários. Para o gestor o compromisso com a educação deve ser prioridade. Ele lembrou que mais escolas serão entregues, e que o investimento para enfrentar o analfabetismo deve ser uma tarefa de todos.

“Nós vamos fortalecer ainda mais a educação no nosso município de Caxias. Nós queremos transformar Caxias no selo ouro na alfabetização, e com esta formação vai ajudar para que os nossos professores possam ter melhores práticas pedagógicas, vamos investir na formação dos nossos professores e com certeza a gente melhora a educação do nosso município”, frisa Gentil Neto, prefeito de Caxias.

 


O evento contou também com a participação da Secretária Estadual de Educação, Jandira Dias, que veio reforçar a parceria com os municípios dentro do pacto pela alfabetização.

“Aqui é o início de uma missão que é o 4º Ciclo pela Aprendizagem, onde vamos gestores, professores, secretários e prefeitos trabalhar a alfabetização na idade certa. Este já é o 4º ciclo, que estamos trabalhando no nosso regime de colaboração fortalecendo ações e práticas pedagógicas que visam subir o nosso índice de alfabetização. Estávamos em 23º no ranking nacional, e hoje estamos em 10º lugar, o que mostra que estamos no caminho certo, no sentido de alfabetizar as nossas crianças”, lembra Jandira Dias, secretária estadual de Educação. (Da assessoria)

Sarney, Dilma, Bolsonaro e ex-presidentes custaram R$ 8,7 milhões em 2024 ao país

21.1.25

Os ex-presidentes da República custaram aos cofres da União R$ 8,7 milhões em 2024, segundo levantamento realizado pela coluna com base em dados disponibilizados pela Casa Civil.

Atualmente morando na China, Dilma Rousseff (PT) teve o maior gasto, de R$ 1,92 milhão. Ela é seguida por Fernando Collor (R$ 1,89 milhão), Jair Bolsonaro (R$ 1,71 milhão), Michel Temer (R$ 1,42 milhão) e Sarney (R$ 975.040). Esses valores se referem a pagamentos de remunerações, gratificações, diárias e passagens com assessores das autoridades.

Previsto em lei, os ex-chefes do Executivo federal têm direito até oito pessoas em sua equipe pessoal, sendo quatro para atividades de segurança e apoio pessoal, dois de assessoramento e dois motoristas. Eles podem usufruir também de dois veículos oficiais.

Ex-presidentes não recebem diárias, nem recebem reembolso por passagem área. De forma geral, as despesas para manter o aparato da equipe pessoal, além de salários e gratificações, envolvem: diárias fora e dentro do país; passagens aéreas; locação de meio transporte; telefonia.

A manutenção do veículo oficial e gasto com combustível e lubrificantes também são bancados pelos cofres públicos.

Quem escolhe a equipe é o ex-presidente

Os cargos são de livre escolha e nomeação dos ex-presidentes. A equipe, segundo informou o ministério da Casa Civil, não é vitalícia. Os servidores permanecem nomeados enquanto perdurar o interesse dos ex-presidentes. Inclusive, a autoridade pode escolher não nomear ninguém.

Quais são os ex-presidentes custeados pela presidência da República

Usufruem deste direito seis ex-presidentes da República vivos: José Sarney (1985-1990), Fernando Collor (1990-1992), Fernando Henrique Cardoso (1995-2001), Dilma Rousseff (2011-2016), Michel Temer (2016-2018) e Jair Bolsonaro (2019-2022).

Antes de assumir o terceiro mandato como presidente da República, Lula teve despesas de R$ 1,16 milhão em 2021 e R$ 1,79 milhão em 2022, ano em que disputou a eleição contra Jair Bolsonaro.

Quais são os gastos?

Os ex-titulares do Palácio do Planalto têm uma série de despesas custeadas com dinheiro público. Elas estão classificadas em um grande guarda-chuva, cujo centro de custo recebe o nome técnico de “medidas de segurança”.

São elas: manutenção e conservação do veículo; combustíveis e lubrificantes; passagens para dentro e fora do Brasil; diárias nacionais e internacionais; serviços telefônicos. Em relação aos assistentes, eles recebem gratificação por ocupar o cargo em comissão e recebem diárias “em missão” dentro e fora do Brasil.

Quando precisam deixar o país para acompanhar o ex-presidente em alguma viagem internacional, os assessores, assistentes e seguranças precisam comunicar a Secretaria de Administração da Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República. As designação e despachos são publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Morando em Xangai, Dilma teve maior gasto em 2024
Dilma é presidente desde abril de 2023 do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “banco dos Brics”. A sede da instituição financeira fica em Xangai, na China.

O governo brasileiro não banca a estadia da petista no país asiático, apenas os custos ligados a manutenção da equipe dela.

Em 2024, os gastos com auxílio-moradia na China foram de R$ 152 mil, enquanto as diárias totalizaram R$ 108 mil. Já as indenizações de representação no exterior (Irex), nome técnico para despesas, foram de R$ 111 mil, enquanto os salários pago no exterior totalizam R$ 227 mil. (Metrópoles)

50 municípios estão impedidos de receber valores do FPM; 3 são do MA

Dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) revelam que, até o último dia 16 de janeiro, 50 municípios estavam bloqueados para recebimento de valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Três deles são do Maranhão: Anapurus, Codó e Itapecuru-Mirim.

De acordo com especialistas, o provável motivo do atraso são pendências previdenciárias junto à União ou os gestores pegaram empréstimos garantidos pela União e não honraram as parcelas, então ocorre o bloqueio para honrar esses empréstimos que foram pegos pelos municípios.

Nesta segunda-feira, 20, as prefeituras brasileiras partilham R$ 2.084.670.815,19. O valor é referente ao segundo decêndio de janeiro do FPM. Dessa vez, o montante é 6% maior do que o repassado no mesmo período do ano passado, e 60% menor do que a parcela distribuída no primeiro decêndio de janeiro deste ano.

Veja a lista dos municípios bloqueados do FPM:

ALCANTIL (PB)
ARARUNA (PB)
BARRA DE SANTA ROSA (PB)
BELÉM DO BREJO DO CRUZ (PB)
CACHOEIRA DOS ÍNDIOS (PB)
CURRAL DE CIMA (PB)
NOVA OLINDA (PB)
RIACHÃO (PB)
SALGADO DE SÃO FÉLIX (PB)
SANTA CRUZ (PB)
OLHO D’ÁGUA DO CASADO (AL)
TEOTONIO VILELA (AL)
UNIÃO DOS PALMARES (AL)
CAREIRO (AM)
EIRUNEPÉ (AM)
CASA NOVA (BA)
LAGOA REAL (BA)
SÍTIO DO MATO (BA)
AIUABA (CE)
CRATEÚS (CE)
IGUATU (CE)
ITAPIUNA (CE)
MILHÃ (CE)
OCARA (CE)
PACATUBA (CE)
PENAFORTE (CE)
JAGUARÉ (ES)
MOZARLÂNDIA (GO)
ANAPURUS (MA)
CODÓ (MA)
ITAPECURU MIRIM (MA)
ALFENAS (MG)
FRONTEIRA DOS VALES (MG)
JORDÂNIA (MG)
NOVA SERRANA (MG)
TUMIRITINGA (MG)
COXIM (MS)
AVEIRO (PA)
RURÓPOLIS (PA)
ITAMARACÁ (PE)
LAGOA DO OURO (PE)
MANARI (PE)
PAUDALHO (PE)
CASTELO DO PIAUÍ (PI)
NAZARÉ DO PIAUÍ (PI)
MANOEL RIBAS (PR)
CABO FRIO (RJ)
CARAPEBUS (RJ)
ITAGUAÍ (RJ)
CANGUARETAMA (RN)

Felipe Camarão e Gentil Neto são recebidos calorosamente no Mercado Central de Caxias

19.1.25


Na manhã deste domingo, o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, e o prefeito de Caxias, Gentil Neto, participaram de um encontro especial no Mercado Central da cidade. Os dois foram recebidos de braços abertos pelos trabalhadores, feirantes e a população local em um evento marcado por um café da manhã descontraído e repleto de diálogo com os trabalhadores.

Acompanhados por vereadores e lideranças políticas, Felipe Camarão e Gentil Neto reforçaram o compromisso com o desenvolvimento de Caxias, destacando o papel fundamental do Mercado Central na economia e na geração de emprego e renda para as famílias da cidade.

Durante o café da manhã, ambos aproveitaram a oportunidade para ouvir as demandas dos feirantes e discutir ações que possam beneficiar o espaço, como melhorias na infraestrutura, segurança e incentivos ao comércio local. “O Mercado Central é o coração econômico de muitas famílias de Caxias. Nosso compromisso é fortalecer esse espaço para que todos possam trabalhar com dignidade e prosperidade”, destacou o prefeito Gentil Neto.

Felipe Camarão, por sua vez, elogiou a receptividade da população e reafirmou o apoio do governo do estado às iniciativas da gestão municipal. "Essa parceria entre estado e município é essencial para transformar a realidade da nossa gente. Estamos aqui para escutar, dialogar e agir em favor dos caxienses", afirmou o vice-governador.

O evento contou com a participação de vereadores da base governista e de lideranças locais que reforçaram o alinhamento político em prol do desenvolvimento de Caxias. Entre os presentes, destacou-se o clima de união e entusiasmo com os planos da atual gestão.

O encontro reforça a proximidade da gestão municipal com os trabalhadores e a população de Caxias, consolidando a confiança no trabalho do prefeito e na parceria com o governo estadual.

Tabelião afastado desafia o CNJ e mantém controle invisível sobre o Cartório de Caxias

18.1.25

Aurino Rocha, mesmo longe do cargo, orienta clientes, retém serviços de alto valor e alimenta suspeitas de proteção poderosa no Judiciário

Tabelião Aurino da Rocha Luz desafia desafia CNJ

Mesmo afastado por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o tabelião Aurino da Rocha Luz, do Cartório do 1º Ofício de Caxias/MA, continua sendo protagonista de um drama jurídico e administrativo que afeta a população local. Denúncias indicam que, apesar da medida cautelar, Aurino segue mantendo contato com clientes, represando serviços de alto valor e prometendo descontos futuros caso reassuma suas funções.

Por que um tabelião afastado ainda interfere nos serviços? 

O afastamento foi decretado pelo CNJ para garantir a apuração de supostas infrações administrativas, como irregularidades na gestão e conduta incompatível com o cargo. No entanto, relatos apontam que o tabelião estaria violando as restrições impostas, orientando clientes a adiar serviços importantes, como escrituras e registros de imóveis, sob a promessa de vantagens financeiras quando ele retornar ao cargo.

Essa prática, além de ilegal, gera insegurança jurídica e prejudica o funcionamento do cartório, que atualmente é administrado por uma interventora nomeada. A interventora afirmou que os serviços estão sendo realizados regularmente, mas a interferência do tabelião afastado dificulta o andamento pleno das atividades e alimenta a desconfiança entre os usuários.

Aurino Rocha retornará ao cargo?

O retorno de Aurino depende das decisões finais do CNJ sobre os processos administrativos em curso. Ele enfrenta múltiplas acusações, algumas já em fase de julgamento. Caso seja comprovada sua culpa, o tabelião pode perder a delegação de forma definitiva. As informações de que ele reassumirá o cargo em breve são consideradas inverídicas e podem fazer parte de uma estratégia para manter influência sobre os clientes e desestabilizar a gestão provisória.

Os “costas largas” do tabelião

Em Caxias, Aurino é visto como uma figura polêmica, com reputação de contar com influências poderosas no sistema judiciário local e além. Essa percepção de “costas largas” reforça a sensação de impunidade entre os caxienses e levanta questionamentos sobre o alcance das ações do CNJ e de outras autoridades competentes para coibir práticas irregulares.

O que fazer se sentir lesado?

Os usuários que se sentirem prejudicados ou coagidos podem formalizar denúncias diretamente ao CNJ, relatar a situação no cartório ou buscar apoio no Ministério Público do Maranhão. Reclamações bem documentadas ajudam a acelerar as investigações e a responsabilização do tabelião afastado.

O "balaio de gato" jurídico e os próximos passos

A permanência de Aurino Rocha no cenário, mesmo afastado, é um reflexo de uma gestão marcada por polêmicas e irregularidades. Cabe ao CNJ garantir que medidas cautelares sejam respeitadas e que o cartório mantenha sua função pública de forma imparcial. Para os cidadãos, a recomendação é manter vigilância e buscar esclarecimentos junto à administração interina, reforçando a importância da transparência em um serviço essencial como o notarial.

Enquanto o caso não é solucionado, a situação do cartório em Caxias segue como um retrato de impunidade e desordem, com impacto direto na confiança da população no sistema judiciário e administrativo local.

Fonte: Gazeta Hora 1

Desenvoltura e mensagens claras nas redes sociais tornam positivos primeiros dias da gestão de Gentil Neto em Caxias

17.1.25

Prefeito de Caxias usa redes sociais para diariamente prestar contas do seu trabalho

O prefeito de Caxias, Gentil Neto, tem usado as redes sociais para ampliar suas ações de uma forma positiva nesses primeiros dias do seu governo.

Mostrando uma disposição incomum para quem exerce o primeiro cargo público conquistado através das urnas, o jovem prefeito caxiense tem se mostrado um administrador que sabe usar o alcance das mídias sociais para se comunicar com a população da sua cidade e prestar contas do seu trabalho.

Com uma linguagem clara e versátil, GN tem mostrado o seu dia a dia seja na solução de problemas ou em busca de diálogo com vários segmentos da sociedade caxiense.

Quem segue o prefeito nas redes sociais enxerga um gestor que impõe um ritmo dinâmico ao seu governo e que tem se mostrado incansável na tarefa de apresentar resultados nesse primeiro mês de mandato.

Com feitos positivos nesses primeiros dias, Gentil Neto já fiscalizou unidades de saúde, deu segmento a operação tapa-buracos em importantes vias do município, vistoriou creches e escolas que serão inauguradas em breve, visitou autoridades estaduais em busca de parcerias para combater a criminalidade em Caxias e ouviu a comunidade em vários dos seus anseios, bem como ainda encontrou espaço na sua agenda para participar de vários eventos da comunidade onde é sempre recebido com alegria e entusiasmo.

Para um jovem político que nunca havia exercido um cargo eletivo, Gentil Neto mostra que, além da administração do município, está sabendo usar as redes sociais como nenhum outro politico jamais fez na cidade para se comunicar com a população, tornando sua imagem de versatilidade e dinamismo o reflexo de alguém próximo aos seus seguidores, o que serve para aumentar a sua popularidade.

E os frutos dessas ações certamente serão atestadas em pesquisas de opinião...

Prefeito Gentil Neto concede reajuste salarial acima do piso nacional a professores de Caxias

O prefeito Gentil Neto (PP) anunciou, nesta quinta-feira (16), reajuste salarial de 6,50% a professores da educação básica da rede pública municipal de Caxias, acima do piso nacional da categoria. O gestor considerou a reposição salarial em percentual superior ao que a legislação prevê como uma vitória histórica, que reafirma o seu compromisso com a valorização dos educadores.

O expressivo reajuste foi definido por meio de projeto de lei enviado pelo Poder Executivo, aprovado nessa quarta-feira (15) pela Câmara Municipal de Caxias. A medida reafirma o reconhecimento dos trabalhadores dos profissionais do ensino, uma das marcas da administração do ex-prefeito Fábio Gentil.

Gentil Neto ressaltou que os professores são os pilares fundamentais para a construção de um futuro melhor. “Parabéns aos professores e a todos os envolvidos nessa importante conquista”, registrou o prefeito. (Blog do Daniel Matos)

Prefeito Gentil Neto e deputada federal Amanda Gentil conquistam caminhão compactador para Caxias

15.1.25

Gentil Neto, a deputada federal Amanda Gentil e o líder político Fábio Gentil viabilizaram
caminhão compactador destinado pela CODEVASF para Caxias

A parceria entre o prefeito Gentil Neto e a deputada federal Amanda Gentil tem se mostrado promissora para o desenvolvimento de Caxias. Hoje, em uma reunião com a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), acompanhados do líder político Fábio Gentil, a dupla garantiu para o município um caminhão compactador de coleta de lixo, uma conquista importante para a melhoria da limpeza pública na cidade.

Com a chegada do período de chuvas, a preocupação com a infraestrutura e a segurança aumentam, e, por isso, o prefeito Gentil Neto também se reuniu com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto, para discutir o fortalecimento da Defesa Civil local. O encontro teve como objetivo coordenar ações que garantam a proteção da população durante as chuvas, com foco em ações preventivas e melhorias nas condições de resposta rápida em situações de emergência.

O prefeito Gentil Neto também se reuniu com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros,
coronel Célio Roberto Araújo

O prefeito Gentil Neto destacou a importância dessas ações para o bem-estar da população caxiense:

“A parceria com a deputada federal Amanda Gentil e o apoio da CODEVASF são fundamentais para que possamos continuar avançando em áreas essenciais como o saneamento e a segurança. Com a chegada do caminhão compactador, teremos um serviço de coleta de lixo mais eficiente, e com a Defesa Civil, vamos fortalecer nossa capacidade de atuar nas situações de emergência, protegendo nossas famílias e nossa cidade”, destacou Gentil Neto.

Essa colaboração tem mostrado resultados concretos para a cidade, e a população caxiense já começa a perceber os benefícios dessas ações, que visam melhorar a qualidade de vida e a segurança no município. (Blog do Daniel Matos)

Prefeitura de Aldeias Altas é Destaque na Educação e Recebe o Selo Prefeito Ouro

A Prefeitura de Aldeias Altas, com o empenho do prefeito Kedson Lima, foi agraciada com o Selo Prefeito Ouro, um importante honraria promovida pelo Governo do Estado do Maranhão. O prêmio reconhece os esforços das gestões municipais que se destacam na promoção da educação na idade certa, reafirmando o compromisso com o futuro das crianças e jovens.

O Selo Ouro Prefeito da Educação 2023/2024 foi conquistado por Aldeias Altas graças ao trabalho dedicado da gestão do prefeito Kedson Lima. A iniciativa do Governo Estadual premia municípios que se destacam na promoção da aprendizagem e na redução das desigualdades educacionais. A premiação contempla três categorias: ouro, prata e bronze, sendo o ouro a mais alta distinção.

Este reconhecimento reafirma o compromisso da gestão municipal em investir na educação de qualidade, valorizando os profissionais da área e implementando políticas públicas que transformam vidas e fortalecem a cidadania.

Além disso, a professora Rosângela, da Escola Irmã Maria Telles, foi homenageada com o Prêmio Professor Alfabetizador. O reconhecimento é fruto do seu excelente trabalho na educação infantil, especificamente com sua turma do 2º ano. A Prefeitura parabenizou a educadora pela dedicação e impacto positivo na formação de seus alunos.

A Prefeitura de Aldeias Altas celebra essas conquistas, reafirmando sua missão de promover uma educação inclusiva e de excelência, garantindo que o aprendizado na idade certa seja uma prioridade para todos os estudantes do município.

Parabéns ao prefeito Kedson Lima, à professora Rosângela e a todos os envolvidos por este marco histórico na educação de Aldeias Altas.

(Da assessoria)

Braide lidera para governador; Senado tem cenário embolado

11.1.25

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Conceito avaliou as intenções de voto para os cargos de governador e senador do Maranhão nas eleições de 2026. O levantamento, realizado entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2024, ouviu mais de 1 mil pessoas, em 47 municípios maranhenses, e revelou uma liderança expressiva do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), na disputa pelo Governo do Estado, além de um cenário embolado para o Senado.

No cenário estimulado para governador, Braide aparece na liderança, com 36,2% das intenções de voto – destaque para os 73,2% na Região Metropolitana de São Luís. Ele é seguido pelo ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim (Novo), com 17,5%. O ex-senador Roberto Rocha aparece em terceiro lugar, com 15,3%, seguido pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), com 14,1%. A atual presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), tem 2,2%. Indecisos, nulos e brancos somam 15,7%.

Para o Senado, a consulta é liderada pelo senador Weverton Rocha (PDT), que aparece à frente em todos os cenários estimulados. O governador Carlos Brandão (PSB) ocupa a segunda posição quando incluído na pesquisa. Porém, quando Brandão é retirado do cenário, a senadora Eliziane Gama (PSD) assume a segunda colocação. Uma surpresa foi o desempenho do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Mobiliza), que pontuou perto dos 20% das intenções de voto, consolidando-se como um nome relevante na disputa.


A pesquisa do Instituto Conceito reforça a importância de lideranças locais e estaduais no cenário político maranhense e antecipa uma eleição competitiva tanto para o governo quanto para o Senado em 2026. (Blog do Gilberto Léda)

Ultra-aliado do prefeito Gentil Neto em Caxias, vereador Ricardo Rodrigues desce a lenha no governador Carlos Brandão: “tem memória curta, esquece fácil das coisas”.

10.1.25

Presidente da Câmara de Caxias aproveitou a onda para surfar pra cima do governador

O governador Carlos Brandão parece que não está com essa coca-cola toda pras bandas da princesa do sertão.

É que na noite desta quinta-feira, 09, o presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereador Ricardo Rodrigues (PT), aliado de primeira hora do prefeito Gentil Neto e do ex-prefeito Fábio Gentil, aproveitou uma postagem do deputado estadual Rodrigo Lago no aplicativo instagram, onde fazia críticas ao governador Carlos Brandão, e aproveitou para ‘tirar uma casquinha’ do chefe do Executivo estadual.

“Governador @carlosbrandaoma, não é verdade que não acontecia uma ampla reforma na Lagoa Jansen havia mais de dez anos. Injustiça com o ex-governador @FlavioDino, que fez várias obras lá. No vídeo abaixo, uma entrevista sua de quando era vice-governador, em setembro de 2020”, anotou o deputado na rede social com declarações do governador durante uma inauguração na Lagoa da Jansen.

Rápido no gatilho, Ricardo Rodrigues resolveu pegar carona na celeuma entre o deputado dinista e o governador e, num tom até mais elevado, lembrou de promessas feitas por Brandão em visitas a Caxias. “Amigo erodlago, muito boa a sua colocação. O grande problema é que o atual governo @carlosbrandaoma tem a memória curta, esquece fácil das coisas”, iniciou Rodrigues referindo-se ao projeto de reforma da Câmara Municipal, feito pelo pessebista em duas ocasiões. “Por duas oportunidades ele prometeu, solicitando inclusive dessa presidência o projeto, entregue por duas vezes em mãos”, esclareceu Rodrigues de forma didática. “A primeira promessa ocorreu na Sessão Intinerante da Assembleia Legislativa em Caxias, a segunda promessa na Sessão Solene de 200 anos de Caxias. O plenário está pronto, feito com recursos próprios, zero% de recursos do governo do estado”, escreveu o vereador caxiense nos stories do instagram.

O petista Ricardo Rodrigues é amigo pessoal do vice-governador Felipe Camarão e um aliado fiel do prefeito Gentil Neto, assim como foi e é do ex-prefeito Fábio Gentil, fazendo suas críticas ao governador Carlos Brandão ecoarem mais forte por ser ele o representante máximo do parlamento caxiense.

Ministro Flávio Dino começou a fazer a diferença no STF

8.1.25

Editorial/Diário do Comércio

Na terra do faz de conta, a maioria se declara indignada com a corrupção nos espaços públicos, reclamando reações em que cadeia passa a ser o destino presumível dos faltosos. Que não são poucos e costumam frequentar os mesmos espaços, repetindo as mesmas falas e igual indignação. Salva-se pelo menos as aparências ou nem isso. Que o digam as querelas mais recentes sobre as tais emendas parlamentares, em que o despudor chegou ao extremo de tentar, e com algum sucesso, fazê-las secretas. Algo para fazer roer de inveja personagens de um tempo não muito distante em que políticos, dependendo evidentemente do tamanho de seu cacife, escolhiam ministérios com a medida única do tamanho de seu orçamento, com os mais afoitos reclamando para quem quisesse ouvir que fossem entregues “de porteiras fechadas”.

Tudo às claras e à luz do dia, como se o “toma lá, dá cá” fosse próprio do processo político, portanto perfeitamente aceitável e natural. Condenar a corrupção era – e continua sendo – também obrigatório, porém entendida como delituosa apenas a corrupção dos outros, da banda contrária do espaço político. Nada, enfim, que merecesse ser levado a sério, como nas manifestações dos ditos black bloks em 2013 e, adiante, a mitificada Operação Lava Jato, talvez não mais que um grande arranjo, e atalho, para a rampa do Palácio do Planalto. Indignação apenas um pretexto, exatamente como percebe-se agora, com espaços deixados abertos para a grande farra em torno das emendas parlamentares.

São conveniências que se acomodam em torno do arranjo político possível e da fragilíssima “governabilidade” que a cada dia que passa custa mais caro, ajudando a explicar também porque os projetos de reforma política nunca avançam. Não interessam àqueles que manobram os cordéis da política em nosso País. É nesse contexto que cresce de importância a atuação do ministro Flávio Dino, uma figura que a cada dia que passa parece mais singular, que de sua cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF) tomou a si a tarefa de dar um fim à farra, não para agradar a qualquer dos atores presentes na cena política, mas, simplesmente, para fazer cumprir a lei ou, antes, trazer de volta a disciplina que se perdeu.

O ministro neste momento está fazendo a diferença e pode bem se transformar num ponto de inflexão, tudo isso com independência e determinação que há muito não podia ser percebida, parecendo comprometido exclusivamente com as responsabilidade que sua consciência e o cargo lhe impõem.

Catulé Júnior toma posse como deputado estadual na ALEMA

6.1.25

Catulé Júnior realizou discurso memorável na sua posse como deputado

A Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) ganhou mais um representante do Leste Maranhense nesta segunda-feira (6), com a posse do deputado estadual Catulé Júnior (PP).

Em cerimônia de posse conduzida pela presidente da Casa, a deputada Iracema Vale (PSB) no Auditório Fernando Falcão, o advogado caxiense e ex-secretário de estado de turismo, que obteve mais de 34 mil votos nas eleições de 2022, assumiu reafirmando seu compromisso de atuar por todas as regiões do estado, mas principalmente de fomentar ações de desenvolvimento turístico e fortalecimento da região Leste do estado.

“Venho me preparando há 43 anos para esse momento. Eu sou Catulé Júnior, e para aqueles que não me conheciam, eu digo que cheguei, chegando, não para tirar o lugar de ninguém, nem para afrontar ninguém, mas para ganhar o nosso espaço, para representar as cidades que confiaram na gente como representante, e, principalmente, para ser o deputado que o Maranhão espera de mim. Sou apaixonado pela minha Caxias, mas vou representar todas essas cidades que confiaram em mim como se Caxias elas também fossem, porque também as amo igualmente. Mais do que um nome, temos a responsabilidade de fazer grande, de continuar a ser grande. Temos a convicção que este ato, este momento, não é o fim, ele é só o início, e nós vamos continuar seguindo o nosso destino, porque o nosso destino é avançar”, ressaltou o deputado.

A posse foi acompanhada por familiares, amigos, autoridades, além de prefeitos, vereadores e lideranças de diversas regiões maranhenses.

Além de Catulé Júnior, também foram empossados na cerimônia os deputados Kekê Teixeira (MDB), João Batista Segundo (PRD) e Edson Araújo (PSB). Na ocasião, a deputada Iracema Vale deu boas vindas aos novos parlamentares, falou sobre este novo momento para a Casa do Povo e ainda destacou a trajetória política do deputado Catulé Jr.

“Catulé traz a experiência de sua trajetória política e compromisso de representar com determinação e sabedoria as regiões que confiam em seu trabalho. Sua contribuição será importante para fortalecer as pautas regionais e garantir o desenvolvimento equilibrado do Maranhão”, afirmou a presidente da ALEMA, a deputada Iracema Vale.

Fonte: Assessoria do Deputado Catulé Júnior

Créditos das fotos: Kristiano Simas