Minha Figura

Eleição de Fábio Gentil em 2016 nasceu de dissabores provocados na corrida pela Mesa Diretora da CMC em 2012

14.11.24

O ano era 2012 e o então vereador Fábio Gentil recebeu do prefeito de Caxias na época, Humberto Coutinho (in memoriam), a garantia de que o mesmo poderia se viabilizar na disputa pela presidência da Câmara Municipal para o biênio 2013/2014.

Saído das 6urnas naquele ano como o vereador mais votado da história da cidade, e com um excelente trânsito entre seus pares, Fábio se movimentou nos primeiros dias após o “ok” de HC com certa facilidade, o que lhe garantiu rapidamente a promessa dos votos necessários para a conquista da presidência da CMC.

Disputando com Ana Lúcia Ximenes, Fábio já era dado como certo pela classe política como o futuro presidente da Câmara a garantir a governabilidade do prefeito Leonardo Coutinho. Ledo Engano! A Articulação de Gentil foi ruindo tão rapidamente como havia começado.

Mesmo se cercando de cuidados e se precavendo das intempéries que só a política é capaz de produzir, quando até uma carta compromisso, carimbada com o sangue dos signatários, foi feita para garantir que nenhum dos vereadores arredassem do que já haviam se comprometido, ou seja, da opção por Fábio Gentil para presidente da Câmara, de nada adiantou os glóbulos vermelhos carimbados no pedaço de papel.

Assustado com a facilidade que o ainda aliado havia conquistado o apoio que garantiria a presidência do Legislativo, e enxergando muito adiante, Humberto Coutinho mediu o risco que poderia correr, uma vez que, investido na Presidência da Câmara, Fábio Gentil poderia alçar voos mais altos a partir da cadeira do legislativo da princesa do sertão.

Nos bastidores, HC agiu fortemente pela dissuasão do apoio pró-Fábio Gentil e consequentemente trabalhou pelo nome de Ana Lúcia Ximenes.

HC chegou a falar grosso com um dos vereadores, justamente o mais empolgado signatário da carta-compromisso banhada a sangue, fazendo-o mudar de opinião quanto ao seu voto na eleição da CMC. Comenta-se que até uma pick-up 0km esteve na tentativa de convencimento de outro parlamentar.  

Vendo todo o seu esforço se esvaindo rapidamente na disputa pela Câmara, Gentil aproveitou a diplomação dos eleitos em 2012 para fazer um discurso repleto de recados no auditório do Forum Artur Almada Lima. Entre suas lamúrias, FG disse que a partir do ano seguinte, primeiro da gestão Léo Coutinho, os tempos seriam outros, deixando claro a sua revolta pela rasteira recebida e de que a oposição seria seu único caminho.

E foi numa disputa mal conduzida pela eleição da Mesa Diretora da CMC, e pela promessa de que Gentil poderia se viabilizar como candidato a presidente do Legislativo que nasceu um forte movimento de oposição ao sobrinho de Humberto Coutinho nos anos seguintes.  

Assim se move a politica...

0 comentários:

Postar um comentário