Com o grupo de oposição ao prefeito Fábio Gentil envolto numa espécie de competição para saber quem constrói um discurso minimamente convincente/coerente para alavancar um nome para enfrentar o candidato governista na sucessão municipal do próximo ano, iniciou-se um intenso debate na política caxiense para saber quem será o candidato a vice-prefeito de Gentil Neto.
Pacificado que será o jovem secretário de Infraestrutura o candidato a prefeito dos atuais mandatários da princesa do sertão, restou o nome do seu companheiro de chapa a ser especulado em rodas de conversa. E nomes não faltam no esporte preferido dos caxienses: especular sobre eleição.
Ironaldo Alencar, indicação do prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, na recente aliança política entre o gestor matoense e o congênere caxiense, é forte postulante a vice-prefeito.
Embora o nome de Ironaldo tenha sido fruto de um importante acordo político, outras figuras do entorno de Fábio Gentil também estão no páreo e são citados com frequência.
A Chefe de Gabinete Lycia Waquim, embora tenha se perdido um pouco na caminhada para vereadora ao embolar o meio de campo com uma hipotética e patética candidatura a prefeita, tem seu nome cogitado como provável vice-prefeita de Gentil Neto, o que já é um lucro enorme para uma noviça na política.
A sagacidade do vereador Mário Assunção tem lhe garantido um diferencial sobre os demais candidatáveis a vice-prefeito. Enxergando anos-luz a frente dos demais atores da política local, e embora não tenha botado o bloco na rua, Assunção também é cotado nos bastidores.
Já o vereador Ricardo Rodrigues é outro que surge nas rodas de conversas com muita força devido a uma sequência de acontecimentos positivos ocorridos ao longo dos últimos meses.
A conquista da presidência da Câmara Municipal de forma unânime ainda no ano passado abriu-lhe definitivamente as portas para o alto clero do poder local. O fato de ser filiado ao mesmo partido do presidente da República, e de manter boas relações com integrantes do governo federal, aumenta a exposição do seu nome aqui e alhures.
Mas nenhuma vantagem na possível escolha de Ricardo Rodrigues como candidato a vice-prefeito supera a sua aproximação com o atual vice-governador Felipe Camarão, que pretende ter um papel de protagonista nas eleições de 2024 em todos os rincões do estado.
Imbuído no propósito de lançar candidatos a prefeito do PT nas maiores cidade do Maranhão, Caxias naturalmente consta no rol de prioridades de Camarão, o que pode se antever um acordo político que signifique abrir mão da candidatura majoritária para ocupar a vaga de vice-prefeito, onde Ricardo Rodrigues surge como o nome do PT caxiense para tal missão.
O fato de ser vice-governador, e provavelmente titular do cargo na sucessão de 2026, quando Carlos Brandão terá que se afastar 6 meses antes da eleição com vistas a uma provável candidatura ao senado, o futuro governador é desde já um cabo eleitoral forte e de suma importância para o projeto petista em todo o Maranhão, onde a amizade com Ricardo Rodrigues torna-se de suma importância para o vereador caxiense.
Embora não se possa aferir uma viabilidade eleitoral através de enquetes feitas em redes sociais, a falta de pesquisas eleitorais confiáveis deixa essa ferramenta a única alternativa para abastecer e animar os debatedores da política tupiniquim.
E nessa onda de enquetes realizadas ultimamente em plataformas digitais, em pelo menos 2 delas constam os postulantes ao cargo de vice-prefeito de Gentil Neto conforme o que se ouve nas ruas.
Com perfis que totalizam mais de 70 mil seguidores, Ricardo Rodrigues surge com amplo favoritismo frente ao demais, obedecendo a sequência de citações em 1º lugar seguido de Ironaldo Alencar na 2ª posição, Mário Assunção em 3º e Lycia Waquim em 4º.
Enquanto não forem disponibilizadas pesquisas eleitorais, o disse-me-disse corre solto com as enquetes e essa ferramenta das redes sociais acaba por alimentar o debate.
Que
venham as pesquisas...
0 comentários:
Postar um comentário