Minha Figura

Flávio Dino e Catulé Júnior inauguram nova Beira Rio de Caxias

19.3.22

Além da revitalização da avenida que margeia o Rio Itapecuru no município, os caxienses também ganharam mais um atrativo turístico e de lazer.

O Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo, entregou na manhã deste sábado (19) a nova Beira Rio de Caxias. Com a obra idealizada pelo secretário de Turismo, Catulé Júnior, além da revitalização da avenida que margeia o Rio Itapecuru no município, os caxienses também ganharam mais um atrativo turístico e de lazer. 

“Por vários meses eu sonhava com esse momento. Mais do que concreto, madeira e revestimento, essa obra é construída com amor, com paixão. Em cada detalhe queremos dizer que essa terra tem na sua identidade a cultura, a história, e que precisamos cada vez mais reforçar. Porque a nossa cidade tem na sua identidade também o sentimento de resistência. Caxias não aceita que nada lhe seja imposto, porque somos caxienses desde o início da história”, destacou o secretário Catulé Júnior na cerimônia de inauguração.



A obra da nova Beira Rio foi orçada em R$ 2,5 milhões, e conta com playgrounds, academia ao ar livre, quiosques com banheiros e espaços de vivência, além de escadas e rampas de acessibilidade, guarda corpo no entorno, plantio de novas espécies de árvores e forragem e iluminação estratégica e cênica em espaços com espelho d’água.

Poeta Salgado Maranhão

Uma sequência de totens informativos com imagens de 08 ilustres caxienses (escolhidos com apoio da Academia Caxiense de Letras) e pontos turísticos foi denominada de “Caminhos de Sol”, em homenagem ao poeta caxiense Salgado Maranhão. “Fico muito grato pela iniciativa de Catulé Júnior, porque isso divulga mais a canção e a torna pertencente de mais pessoas que gostam dela e admiram meu trabalho. Carrego o nome de Maranhão com muito orgulho e Caxias aonde quer que eu vá”, afirmou o homenageado enquanto contemplava o pavilhão.

A Avenida Beira Rio abrigava lavadores de veículos que foram remanejados para uma plataforma construída no Parque da Cidade, pela prefeitura, para acolher os trabalhadores. “Fizemos a nossa parcela, pois entendemos que o município só funciona se tiver parceria com o Governo do Estado. Com a candidatura de Catulé Júnior [à deputado estadual] eu tenho uma tristeza e uma alegria: tristeza pois perderemos um dos melhores secretários do Turismo do estado do Maranhão; e tenho alegria pois sei que o Maranhão vai ter uma grande oportunidade de eleger pessoas compromissadas com o nosso estado”, disse o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

“Sem Caxias, não teríamos feito o governo que fizemos, eu não teria me elegido e sem o talento dos caxienses eu não teria feito tanta coisa nessa cidade e em todo o Maranhão. Reverencio Catulé Júnior como exemplo mais recente. Ele foi um dos maiores secretários do Turismo da história do Maranhão. A secretaria dele era muito pequena, só tinha R$ 5 milhões de recurso por ano. Mas ele foi me dando resultado, e quando a pessoa nos dá resultado nós damos meios para ele trabalhar. Aí ele multiplicou o orçamento da Secretaria de Turismo em 12 vezes. Ele mostrou que sabia fazer, e a gente vê no Maranhão todo. Um dia ele entra e diz que tinha que fazer algo por Caxias também. Eu disse: - amigo, eu nem sei o que é, quanto custa, mas vamos fazer! E está aqui entregue, a Beira Rio, que é esse encantamento”, declarou o governador Flávio Dino. (Portal Noca

0 comentários:

Postar um comentário