Restaurante Popular será inaugurado na próxima segunda-feira (22); Prefeitura de Caxias entrega 18 boxes aos artesãos

22.11.21

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico reuniu artesãos que integram a Associação que representa a categoria no Restaurante Popular, nesta sexta-feira (19), para uma visita às instalações dos espaços que serão destinados a todos os profissionais que trabalham com o artesanato.

Ao todo o Restaurante Popular vai contar com 18 boxes que estão sendo destinados aos profissionais que fazem parte da Associação dos Artesãos de Caxias (MA), e que congregam também artesãos que atuam junto à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

“A Secretaria de Cultura ficou com a missão de dividir os 18 boxes. Os projetos da Assistência Social, da Secretaria da Mulher e da Associação dos Artesãos de Caxias vão liderar o artesanato no Restaurante Popular. Então, vai ser tudo bem decorado para receber os caxienses, que quando vierem fazer suas refeições também podem passar para adquirir a produção caxiense”, lembrou Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“É um espaço maravilhoso. Isso representa um divisor de águas na verdade, porque esse lugar vai nos permitir vender o nosso artesanato de forma permanente. A gente sempre vendeu o nosso artesanato, mas agora teremos um prédio próprio. Os apoiadores que levantaram as mãos para nos ajudar foram de grande importância. A partir de segunda-feira (22), temos aqui o nosso artesanato de boa qualidade. Venha conferir”, destaca Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias (MA).

“Tivemos outros eventos até chegar aqui. Estamos felizes porque nunca tínhamos encontrado um prefeito que agregasse o valor que a gente merece e precisa. Agradecemos o prefeito Fábio Gentil, pois o turista vai chegar à cidade e ter lembrança para voltar”, frisa Luzilene Rodrigues, artesã.

O Restaurante Popular é uma obra construída pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Caxias, atendendo a uma solicitação do saudoso, Zé Gentil. O restaurante vai oferecer 1.000 (mil) refeições diariamente, ao preço de R$ 1,00.

A visita contou com a presença do Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e Amanda Gentil, secretária municipal de Governo, que conversaram sobre a importância de mais uma porta que se abre aos artesãos caxienses, como uma forma de geração de emprego e renda. A inauguração do Restaurante Popular de Caxias será na próxima segunda-feira (22), com a presença do Governador Flávio Dino.

“Estou aqui no Restaurante Popular de Caxias, um pedido do nosso saudoso Zé Gentil. É um orgulho estar em um local que vai beneficiar tantos caxienses, onde a refeição será R$ 1,00. Além disso, vai dar oportunidade de trabalho para muitos artesãos. Essas mulheres caxienses que trabalham tanto, tiveram no momento de pandemia a perda da renda, agora estamos dando a oportunidade”, frisa Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Tem atitudes que a gente toma que não tem preço, como a de ver os nossos artesãos com a alegria no rosto, com a certeza de que estão com seus espaços reservados para que possam expor seus produtos e automaticamente vendê-lo e dar sustentabilidade à família. Nós fizemos uma parceria com o Governo do Estado para a construção do Restaurante Popular, um sonho do Deputado Zé Gentil que muito contribuiu e hoje está sendo realizado. Todos aqueles que são artesãos podem ter a certeza de que estão sendo valorizados. É isso que queremos para o nosso município”, afirma Fábio Gentil.

(Fonte: da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário