Minha Figura

Em Caxias, saudosistas do governo Léo Coutinho depositam ilusão que vitória de Weverton Rocha ao governo lhes trará prosperidade

29.9.21

ILUSIONISTAS / Dobradinha entre Ironaldo e Weverton Rocha em Caxias
 conseguiu reunir num mesmo balaio saudosistas do governo Léo Coutinho
e refugados por Fábio Gentil

Tem um aspecto dourado que fascina. Tem cor e brilho de ouro, o precioso metal que faz a alegria de garimpeiros que acreditam que finalmente chegou o grande dia da liberdade financeira. Mas a pirita, um mineral conhecido também como ouro dos tolos, tem frustrado garimpeiros mundo afora quando se dão conta da inutilidade do mesmo.

Na política, de tempos em tempos se percebe a mesma alegria de desavisados garimpeiros do voto quando encontram seu ouro dos tolos, que é a eleição de um político considerado amigo ou amigo do seu amigo.

Estamos assistindo em Caxias a repetição do mesmo filme estrelado por aqueles que se iludem com a possibilidade de que uma eleição pode lhes trazer prosperidade.

Diante da proximidade das eleições estaduais, onde o senador Weverton Rocha surge como pré-candidato a governador, e com chances reais de ser eleito, figuras oriundas da administração Léo Coutinho em Caxias estão eufóricas com a possibilidade de fazerem um bom negócio com o sucesso do pedetista nas urnas.

Em comum, além de terem feito parte da gestão de Léo Coutinho na cidade, está também o fato de serem aqueles que o prefeito Fábio Gentil não quis no seu grupo político. São os refugados pela gentileza.

A frente dessa turma está o ex-vereador Ironaldo Alencar, que usa seu conhecimento na sociedade caxiense e gasta toda a sua capacidade de persuasão para reagrupar o que sobrou de lideranças sem expressão para encher um balaio que pareça ser maior do que realmente é.

Quem negligenciar as chances de Weverton Rocha ser vitorioso nas próximas eleições estaduais é porque não entende de política ou é apenas mal-intencionado na sua avaliação.

Mas numa hipotética vitória de Weverton Rocha ao governo, o que passa na cabeça desses novos combatentes da PDT caxiense é algo que não orna com a realidade, mas que, por mais cruel que seja essa realidade, a missão de encantador de serpentes continua arregimentando novos integrantes no projeto W12.

O titular do blog é parado nas ruas com frequência por uns e outros em verdadeiro estado de êxtase com a possibilidade da vitória pedetista. O brilho nos olhos dos meus interlocutores mostra que já atingiram o nirvana.

Mas um duro choque de realidade nesses desavisados combatentes mostra-se necessário, pois a ressaca após um possível sucesso da empreitada será cruel, como sempre tem sido para muitos deles.

Os cargos disponíveis no organograma do governo estadual em Caxias resumem-se a meia dúzia. O salário de um gestor regional de Saúde, que pelo pomposo nome chega a ser reluzente como ouro, paga um salário líquido de apenas R$ 1.710,00 (mil e setecentos e dez reais) e que é ocupado hoje pela ex-vereadora Taís Coutinho.

Os demais cargos de livre nomeação pelo governador são todos desse naipe e já estão ocupados pela mesma panelinha de sempre, o que é a mais clara demonstração de que aqueles que estão imbuídos nessa missão eleitoral são na verdade apenas massa de manobra e irão receber, como recompensa, apenas um punhado de pirita, que tem brilho e cor de ouro, mas não vale nada.

Apesar de não disputar mais cargo eletivo, Ironaldo não abandonou a política e ainda mantém as amizades conquistadas ao longo do período que militou nessa arte que sabe transitar como ninguém.

É hoje um próspero empresário que não precisa necessariamente de um amigo governador para ser bem sucedido nos negócios, pois seus rendimentos são, em sua maioria, na iniciativa privada.

Colecionando amigos na mesma proporção em que se deu bem no mundo dos negócios, Ironaldo costuma dividir com os mais chegados uma cerveja gelada e uma suculenta picanha maturada.

Vai continuar proporcionando momentos de lazer para essa turma, independente da vitória de Weverton Rocha.

Como é fácil fazer política para alguns...

0 comentários:

Postar um comentário