Minha Figura

Prefeitura de Caxias lança Projeto “Caxias Turística” e dá posse ao Conselho Municipal de Cultura

5.8.21

Os integrantes passaram por um momento formativo para se tornarem monitores de turismo

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, criou no dia 1º de agosto de 2021, o Projeto “Caxias Turística”. Os integrantes passaram por um momento formativo para se tornarem monitores de turismo, que vão oferecer visitas guiadas aos turistas, em um primeiro momento às igrejas históricas de Caxias, e posteriormente a outros pontos da cidade.

“Hoje como agenda positiva, nós entregamos a Caxias o Projeto Caxias Turística. São guias turísticos que estarão disponíveis para a nossa cidade, e para o patrimônio sacro, iniciando com as igrejas seculares e bicentenária, os guias vão estar à disposição para contar a história de cada patrimônio”, afirma Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O projeto iniciou com 12 integrantes que conheceram a história da cidade por meio de livros e visitas guiadas ao Centro Histórico, para vivenciarem na prática o desenvolvimento do trabalho. Com a proposta de qualificar ainda mais a apresentação das riquezas do patrimônio histórico de Caxias, e tantas outras riquezas da “Princesa do Sertão”, que possui belezas naturais, poesia, literatura, patrimônio material e imaterial, além de dança, arte, música dentre outras riquezas que Caxias tem a oferecer ao Estado do Maranhão, ao Brasil e ao mundo, os guias turísticos vão ajudar nesse processo de evidenciamento ao turista para um conhecimento mais profundo sobre a história da cidade.

O projeto proporcionou aos monitores conhecimentos básicos sobre o papel do monitor de turismo, ofereceu subsídios sobre a história local, enfatizando os principais pontos turísticos da cidade, conservação e valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural, além de conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos e do equilíbrio ambiental. Ao todo, foram seis momentos de capacitação até o momento da posse.

“Esse projeto busca trazer a memória para a cidade. A partir desta semana, os guias estarão distribuídos nas Igrejas Históricas de Caxias, e no Centro Histórico para acompanhar os visitantes que vão passar pela Igreja da Matriz, Igreja do Rosário, São Benedito e Catedral. Eles tiveram mais de 100 horas de formação. O objetivo é resgatar a história da nossa cidade para que nós possamos cuidar cada vez mais dela”, afirma Akman Viana, técnico da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Durante as celebrações dos 198 anos de Adesão de Caxias à Independência do Brasil, foram eleitos os integrantes do Conselho Municipal de Cultura, com 10 integrantes do poder público e 10 integrantes da sociedade civil.

“Nós precisamos mostrar porque Caxias é a 'Princesa do Sertão', fazemos isso trabalhando, mostrando o nosso amor pela cidade, e apresentando melhor para quem visita. Uma cidade turística gera emprego, renda e encanta quem visita”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA). (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário