Minha Figura

Ato simbólico marcará 7 de setembro em Caxias com o tema "A maior prova de patriotismo é salvar vidas"

21.8.21

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), depois de realizar reunião com as forças de segurança, reuniu com alguns gestores escolares para tratar sobre um ato simbólico alusivo ao 7 de setembro. Neste ano, não terá desfile como acontece tradicionalmente, mas haverá hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, além da transmissão pela TV e internet do ato simbólico de revista as tropas e execução para que o momento não passe despercebido.

“Nós iremos fazer as comemorações de 7 de setembro e também abriremos o projeto de comemoração do Bicentenário da Independência. Precisamos resgatar a memória cultural que se tem. Hoje estamos conversando com os gestores que vão participar das lives, porque não haverá desfile, haverão lives e alguns alunos e diretores estarão presentes e autoridades militares”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Com o tema: “A maior prova de patriotismo é salvar vidas” e o lema “Salve Pátria, Pátria Amada, Maranhão-Caxias (MA), berço de heróis”, o ato simbólico alusivo ao 7 de setembro, vai começar no próximo dia 31 de agosto com a realização de lives com as escolas municipais, e no dia 7 de setembro, um ato em frente à Prefeitura de Caxias vai marcar o ponto alto das celebrações. Das 223 escolas, somente 15 vão participar, cada escola com três alunos, que irão representar: Educação Infantil, EJAI e Ensino Fundamental I e II, além da Colégio Militar. Para os gestores, o momento é representativo e ajuda a manter vivo o sentimento de patriotismo, bem como a identidade dos caxienses, maranhenses e brasileiros.

Na ocasião, serão lembrados também professores e alunos vítimas da covid-19. “Neste ano fazer algumas homenagens. Nós não perdemos alunos, nem professores, mas os parentes dessas pessoas alguns foram vítimas da covid-19”, destaca Marta Alves, gestora do CEI Maria das Neves Mãe Preta.

“Não podemos deixar de valorizar essa data. Então nós vamos homenagear os nossos alunos e professores, estamos trabalhando para que através da Busca Ativa possamos trazer todos os alunos para a escola”, destaca Maria Almeida, gestora da escola Antenor Viana.

“É um momento de patriotismo. Nós estamos trabalhando para que possamos em breve reviver o que a gente viveu antes da pandemia. Na nossa escola os parentes de alunos e professores foram vítimas da covid-19, por isso, devemos prestar todas as homenagens. Agradecemos ao prefeito Fábio Gentil e a secretária Ana Célia por este momento”, frisou Francisca Rodrigues, gestora da escola Hélio Queiroz.

“Quem são os nossos heróis hoje, são as pessoas que estão trabalhando na saúde, e vamos homenagear alunos e professores que se foram com a covid-19. A partir de 31 de agosto acontecem as lives, onde as pessoas vão acompanhar de casa. No dia 7 de setembro, as pessoas vão poder acompanhar de casa pela TV e Internet”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

(Ascom/PMC)

0 comentários:

Postar um comentário