Minha Figura

Parceria entre Município e Estado leva ensino médio para zona rural de Caxias

21.4.15
Gestora estadual da Educação, professora Lacy 
Assunção, fala durante o evento
Nesta ultima sexta-feira (17), foi realizada no povoado Sossego a “Aula Inaugural” na U. I. M. Renato Vilanova. A escola agora contará com o ensino médio para os jovens da região, graças à parceria entre a Prefeitura de Caxias com o Governo do Estado.

Para Gilson de Sousa, pai de uma aluna, tal ação resultará em maior segurança para seus filhos e também para os pais, uma vez que eles não terão de fazer o translado para a sede do município diariamente. “Um grande avanço para nossa comunidade, a zona rural está sendo lembrada pela atual gestão. Nossos filhos poderão ir à escola sem correr o risco de um acidente nas estradas. Fico muito agradecido com a iniciativa”, ressaltou o pai.

A U.I.M. Renato Vilanova fica sediada a 30 km da zona urbana de Caxias. Fundada em 1990, a escola possui hoje uma estrutura que segue padrão exigido pelo MEC, com seis salas de aula, um laboratório, diretoria, sala de professores, cantina e banheiros.

A comunidade aprovou a iniciativa e compareceu em peso
A aluna matriculada no ensino médio, Marta Almada, destacou a importância para ela de estudar em sua comunidade. “O translado todos os dias para Caxias era cansativo e perigoso. Com a escola localizada em nossa região, nos sentimos mais seguros”, destacou a aluna.

A U.I.M. Renato Vilanova fica sediada a 30 km da 
zona urbana de Caxias
Atualmente, a escola possui trezentos e sessenta e oito alunos matriculados no ensino fundamental do 1º ao 9º ano e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a chegada do ensino médio, já foram realizadas oitenta e oito matrículas. Inicialmente, a escola atenderia somente alunos que ingressassem no primeiro ano do ensino médio, mas, devido à demanda, a escola está realizando matriculas também para o segundo ano do ensino médio.

Vereador Mário Assunção falando da importância da conquista 
do ensino médio à comunidade do Sossego
A secretária de educação de Caxias, Maria Lúcia, destacou a parceira feita entre órgãos. “A prefeitura entrou com a parte logística e o estado com a matrícula, uma parceria onde os cidadãos só tendem a ganhar. Alunos do fundamental agora terão a garantia de uma vaga no ensino médio”, afirmou a secretária.

O vereador Mário Assunção foi incansável na luta pela implantação do ensino médio nas comunidades Sossego e Sítio. Para ele, isso representa uma mudança radical na perspectiva de futuro de centenas de jovens.

Há muitos anos essas comunidades necessitavam desse benefício, pois esses jovens corriam o risco de parar de estudar ou ter que morar na cidade para ter acesso ao ensino médio”, comemora o vereador durante o evento que marcou o início das aulas na zona rural.

0 comentários:

Postar um comentário