Minha Figura

Enquete do Portal Noca aponta: Falta de água é motivo de reclamação para 70% dos caxienses

24.8.13
Um dia inteiro ou parte dele. Esse é o tempo que a população de Caxias (MA), tem passado sem ver água nas torneiras. O problema já passou de desconfortável para agravante, pois, em alguns bairros, esses período já durou até dois dias sem receber o líquido, que a esta altura é considerado mais precioso do que nunca.

A dona de casa Ana Maria Martins, que mora no Castelo Branco, já acostumou a não vê a água passar pelas torneiras de sua residência das 7h da manhã às 20h, e o caso fica inda mais intrigante quando a cobrança do SAAE chega a sua casa. "Já não cai mais água nos meus reservatórios. Fico sem água, mas o recibo chega todo mês certinho com a conta sem desconto", afirma.

Dia a dia fica difícil sem água na torneira
Durante uma semana, o Portal NOCA realizou enquete com a seguinte pergunta: Como está o fornecimento de água em seu bairro, em sua casa?. É a resposta foi que 70% dos caxienses estão insatisfeitos com o atendimento oferecido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE.

Em Caxias, quase 50 mil residências recebem água encanada somente na zona urbana. Mas, a interrupção no abastecimento já virou rotina e vem castigando a população em períodos de maior fluxo do uso do líquido, como nos finais de semana e feriados.

"Todos os dias, vou abrir a torneira e não tem água. E quando ainda tem, mas com pouca pressão, é porque logo vai acabar" conta uma moradora do bairro Campo de Belém, um dos bairros mais afetados pelo problema.

Em alguns bairros da cidade, o serviço é oferecido através dos Sistemas Simplificados de Água, por meio de poços artesianos. Nesta condições a água é 24 horas nas torneiras, mas, ainda existe algumas reclamações sobre o desligamento de bombas em determinados horários, e para quem não dispõe de reservatórios, a falta de água se repete.

Outras reclamações dos consumidores é, segundo eles, o valor da tarifa cobrado pelo SAAE, considerada alta e o valor pago mensalmente nas faturas para conservação de hidrômetros.

Nos últimos anos, o diretor do SAAE-Caxias, engenheiro Carlos Alberto, tem investido na capacitação profissional dos servidores da autarquia. Os trabalhos também consistiram na ampliação da rede de distribuição de água na sede e na zona rural, inclusive com inauguração de uma Estação de Tratamento de Água no Povoado Engenho D"água.

São realizadas semanalmente limpeza dos flocos decantadores das ETA"s da Volta Redonda e Maria do Rosário. Outra frente de trabalho diz respeito a troca de toda a encanação antiga (canos de amianto) por uma nova tubulação e que oferece menos risco á saúde.


Outro investimento foi a adquisição de uma nova balsas e bomba anfíbia para sucção de
água, aumentando assim a produtividade dentre outras ações.

Como está o fornecimento de água em seu bairro, em sua casa?.
-Falta água quase todos os dias. - 48% (94 votos)
- Normal, tem água 24 horas. - 29,1% (57 votos)
- Aqui só tem água durante à noite - 23% (45 votos)

Fonte: Portal Noca.

0 comentários:

Postar um comentário