Minha Figura

Alô Ministério Público, essa turma não tem limites!!! Prefeitura de Caxias fará licitação no próximo dia 10 de obra iniciada há 30 dias

30.8.13
Pois é, caros leitores, não duvidem de mais nada do governo que se intitula Cada Vez Melhor. A última deles é tentar fazer uma licitação no próximo dia 10 de setembro de uma obra iniciada há 30 dias.

A obra em questão trata-se da “execução da implantação de Sistema Simplificado de Água do Bairro Vila Esperança”, conforme aviso de edital de licitação publicado no Jornal Pequeno, edição do último dia 23 de agosto. De acordo com o edital, o certame será realizado dia 10 de setembro.

Senti cheiro de queimado no ar instantaneamente. Ué?! E não foi essa mesmíssima obra que o prefeito Léo Coutinho fez um grande evento no dia 29 de julho passado, com direito a sistema de som, máquinas no local e a simbólica assinatura da ordem de serviço? Exatamente, caros leitores! Trata-se da mesma obra

Imagem 1 – Em 26/07, diretor do SAAE, junto 
com equipe, visita o local onde seria o poço
Nas imagens acima e abaixo, tiradas de prints de reportagens do site difusoracaxias.com.br, o leitor pode refrescar a memória e lembrar do anúncio, 3 dias antes da assinatura da ordem de serviço da obra (imagem 1) no dia 26/07, onde o diretor do SAAE, Carlos Alberto Martins, juntamente com sua equipe, visita o local onde seria feito o poço da Vila Esperança.

Imagem 2 – Em 29/07, prefeito assina ordem 
de serviço da obra que começa naquele dia
No segundo print (imagens 2 e 3), cópia da reportagem do mesmo site difusoracaxias.com.br, com várias fotos. É o próprio prefeito Léo Coutinho, com as máquinas ao fundo, assinando a ordem de serviço no dia 29/07 e discursando para os moradores.

A TV Difusora Caxias também deu ampla cobertura para o evento e a mídia palaciana passou vários dias martelando o assunto.

Imagem 3 – Também em 29/07, prefeito discursa 
durante o evento do início da obra
Para me inteirar totalmente do caso, comprei o edital da Tomada de Preços 008/2013.

Mas o leitor deve estar perguntando: E aí, Sabá? O que é que tem demais nisso? Calma, explico agora.

A licitação que acontecerá no próximo dia 10 prevê exatamente isso:

O projeto contempla as macros etapas de captação, adutora de recalque, rede de distribuição e ligação domiciliar, com custo total de R$ 430.440,96 (quatrocentos e trinta mil, quatrocentos e quarenta reais e noventa e seis centavos).

No bojo do edital, no item Concepção do Sistema, está claramente explicitado do que se trata o item considerado mais caro num Sistema Simplificado de Água: Captação – poço tubular com 150m de profundidade e diâmetro de 6”; Adução e Recalque – através de conjunto motor-bomba submersível elétrico monofásico e implementos hidráulicos e elétrico...
Imagem 4 – Edital da Tomada de Preços do dia 10 de setembro, 
previsão de poço tubular que já está concluído

O que está escrito acima e na imagem (4) ao lado, caros internautas, é a perfuração do poço tubular.

Mas como as imagens desta postagem mostram, o prefeito assinou a ordem de serviço da obra no dia 29 de julho. Visitando o local nesta quinta-feira, 29, constatei que a parte mais cara do sistema de água, que é a perfuração do poço tubular, já está concluída.

Mas como é que irão fazer uma licitação daqui a 10 dias para uma obra iniciada e cuja parte mais onerosa já está feita?

No momento que fiz os registros fotográficos deste post, conversei com o encarregado das máquinas.

“São duas empresas que estão fazendo essa obra aqui”, disse-me o senhor José de Fátima. Perguntei-lhe então que empresas eram essas que estavam fazendo a obra antes da licitação da mesma.

“Uma é a JMM e a outra é a Fernando Azevedo”, contou-me o funcionário informando ainda que as duas empresas são de São Luis. “A JMM se juntou com o Fernando Azevedo, pois ele conhece esses prefeitos tudinho daqui do Maranhão”, revelou José de Fátima que ao se despedir, perguntou se eu trabalhava no SAAE. Respondi-lhe que não, e que estava fazendo apenas uma reportagem sobre a obra.

“Ah! Pensei que o senhor era do SAAE, pois se fosse, era pra mandar água pra cá, pois o poço já ta cavado até 122 metros e já ta bom, mas pra finalizar, tem que ter água pra botar nas máquinas”.
 
Quanto a rede de distribuição e ligação domiciliar na Vila Esperança prevista na licitação 008/2013, ela já existe. Apenas a água que deveria escoar por ela, não.

Na segunda-feira, dia 02, irei procurar o Ministério Público em Caxias com cópia do edital e o registro fotográfico da obra da Vila Esperança.

Quero ver qual a explicação que irão dar para mais essa incoerência do governo Léo Coutinho.



1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Home seus minino, eta caxia danada !

    o menino tá terminando de arruiná tudo moço !

    Agora bem aí>>>>>>>>Pode é fobá !

    perae! o negócio da obra num já comessou ? e a tár da licicação ainda vai acontecê é ? que embolada doida RUUUM. tô aqui pensando cum meu povo.

    bate mais na nossa cara prefeito ! manda construi a nova sede da prefeitura la em cima daquele esgoto no centro da cidade !

    como é mermo o nome daquele troço ?? ISSO : POUCA VERGONHA ! Aí o senhô muda o nome pra MUITA VERGONHA ! vai dá certinho..

    Para disso doutor ! tira umas ferias ! dá ferias pra nosso pôvo ! vai dá um pulo lá exterior..passe uns 6 meses pra aliviar a gente aqui das caxias !!!!!!!!


    toinho do interiô, do interiô, do interiô(14º distrito)...eu posso sê caipira, mas burro eu num sô.

Postar um comentário