Minha Figura

Mais de 100 mil pessoas entre caxienses e turistas nas quatro noites do Carnaval de Caxias

18.2.26

A última noite do Carnaval de Caxias 2026 entrou para a história como o encerramento perfeito de uma festa que já vinha sendo marcada por grandes públicos, organização exemplar e muita animação. A Avenida Alexandre Costa voltou a receber uma verdadeira multidão de foliões, que participaram intensamente de todas as noites da programação e fizeram do circuito carnavalesco um dos mais movimentados do Maranhão neste ano.

Desde a abertura, o Carnaval de Caxias mostrou que seria especial. E a despedida confirmou essa expectativa: famílias, jovens e visitantes lotaram o espaço, curtindo atrações musicais, DJs e a diversidade de ritmos que garantiram energia até o último momento da folia. O clima era de celebração e de dever cumprido por parte de quem organizou e participou da festa.

Outro ponto que merece destaque é o impacto positivo na economia local. Durante todos os dias de Carnaval, hotéis registraram alta ocupação, bares e restaurantes estiveram cheios e o comércio teve aumento significativo no movimento. A festa movimentou diferentes setores, gerando renda e oportunidades para trabalhadores formais e informais, desde ambulantes até profissionais do turismo e da cultura.

A segurança e a estrutura também foram diferenciais desta edição. O circuito contou com presença reforçada das forças de segurança, equipes de apoio, serviços de saúde e organização eficiente dos espaços, garantindo tranquilidade para os foliões. A sensação de segurança e o ambiente familiar foram amplamente elogiados por quem participou, consolidando a imagem de Caxias como um destino carnavalesco bem estruturado e acolhedor.

Com uma multidão presente do início ao fim, programação diversificada e resultados positivos para a cidade, o Carnaval de Caxias 2026 se despede deixando saudade e a certeza de que a festa popular segue fortalecida, valorizando a cultura, movimentando a economia e proporcionando alegria para o povo caxiense e visitantes.

Terceira noite de Carnaval de Caxias confirma sucesso da festa e aquece economia local

17.2.26

Foliões se divertem na terceira noite do Carnaval de Caxias, que reuniu várias atrações

magia do Carnaval de Caxias segue encantando foliões e consolidando a cidade como um dos destinos mais animados do período momesco no Maranhão. Mais uma vez, a noite carnavalesca foi marcada por grande público, muita alegria e uma programação que não deixou ninguém parado.

Presenças já tradicionais na folia caxiense, o prefeito Gentil Neto, o secretário de Estado Fábio Gentil e as deputadas Amanda Gentil e Daniella participaram ativamente da festa, caindo na folia ao lado da população e reforçando o clima de proximidade com os foliões.

A terceira noite foi eletrizante. As atrações J Eskine e Alvaro Neto comandaram a festa com repertórios envolventes e cheios de energia, levando a multidão ao delírio e transformando a avenida em um verdadeiro mar de gente dançando e celebrando o Carnaval.

Multidão caiu na folia em mais uma noite eletrizante do Carnaval caxiense

Além da animação, um dos grandes destaques do evento segue sendo o impacto positivo na economia local. Hotéis registraram ocupação praticamente total, restaurantes estiveram lotados e o comércio apresentou intensa movimentação durante todo o dia, impulsionado pelo grande fluxo de turistas que escolheram Caxias como destino carnavalesco.

Com organização, segurança e atrações que agradam diferentes públicos, o Carnaval de Caxias reafirma, noite após noite, seu status de festa grandiosa, popular e economicamente relevante, fortalecendo a cultura e gerando renda para o município.

Multidão confirma tradição do Gentil Folia em sua 9ª edição em Caxias

16.2.26

O clima de Carnaval já tomou conta de Caxias, e uma das maiores provas disso foi o sucesso de mais uma edição do tradicional Gentil Folia, que neste ano chegou à sua 9ª realização arrastando uma verdadeira multidão na praça do Acaraú. O bloco, que se consolidou como um dos mais aguardados do período momesco caxiense, mantém viva uma tradição iniciada pelo saudoso líder político Zé Gentil, cuja memória segue celebrada a cada ano pelos foliões.

Com muita animação, cores e alegria, o Gentil Folia reuniu famílias, jovens e visitantes em um percurso marcado por música, dança e espírito festivo. O bloco já se tornou símbolo do Carnaval de Caxias e, mais do que festa, representa um momento de encontro popular e celebração cultural.

Entre os participantes da folia estiveram importantes lideranças políticas da região, como o prefeito Gentil Neto, o secretário de Estado Fábio Gentil e as deputadas Amanda Gentil e Daniella, que acompanharam de perto a energia contagiante dos foliões. A presença das autoridades mostra o caráter tradicional e familiar do evento, que a cada ano amplia sua dimensão e participação popular.

O Gentil Folia já é considerado uma grande prévia do que será o Carnaval na avenida, servindo como termômetro da festa que movimenta a economia local, aquece o comércio informal e fortalece o turismo na cidade. Barracas, ambulantes e empreendedores aproveitaram a grande concentração de público para garantir renda extra durante o período festivo.

Outro tradicional bloco da cidade, o Bloco das bonecas, no seu percurso passou pelo Bloco do Gentil Folia, o que abrilhantou ainda mais o dia de carnaval.

Ao completar nove edições, o bloco reafirma sua importância no calendário cultural de Caxias e consolida o legado de Zé Gentil, mantendo viva a tradição carnavalesca que une gerações e enche as ruas de alegria. Com o sucesso deste ano, a expectativa agora se volta para os próximos dias de festa na Avenida Alexandre Costa, que prometem manter o mesmo ritmo de animação e participação popular.

2ª noite do Carnaval de Caxias arrasta multidão à Avenida e impulsiona a economia local

A segunda noite do Carnaval de Caxias 2026 confirmou o sucesso da festa e levou uma verdadeira multidão de foliões à Avenida Alexandre Costa, que mais uma vez se transformou no grande corredor da alegria. Com uma programação vibrante, diversidade musical e forte presença do público, o clima foi de celebração do início ao fim.

O grande destaque da noite foi o cantor Kanalha, que subiu ao trio e arrastou a multidão com um repertório contagiante, colocando os foliões para cantar e dançar em coro. A apresentação foi um dos pontos altos da programação e consolidou a segunda noite como uma das mais animadas do Carnaval deste ano.

Além da alegria nas ruas, o Carnaval também tem refletido diretamente na economia local. Ambulantes, barraqueiros, vendedores informais, bares, restaurantes e comerciantes da região registraram aumento significativo nas vendas, aproveitando o grande fluxo de pessoas no circuito da festa. O movimento intenso mostra que o Carnaval de Caxias, além de promover cultura e lazer, também gera renda e oportunidades para centenas de famílias.

A organização e a segurança do evento, já elogiadas na abertura, permaneceram como marcas da festa, garantindo que milhares de pessoas pudessem curtir a programação com tranquilidade. Famílias, jovens e visitantes lotaram a avenida em mais uma noite que entra para a história do Carnaval caxiense como sinônimo de alegria, cultura e desenvolvimento econômico.

Carnaval de Caxias leva multidão às ruas e se destaca pela grande segurança e organização

15.2.26

O Carnaval de Caxias começou com força total e já entrou para a história como um dos mais animados e organizados dos últimos anos. A abertura oficial, na tarde deste sábado, foi marcada pelo tradicional “Abre Alas”, com o Canta Folia, que arrastou uma verdadeira multidão de foliões na Praça São Benedito, dando o tom da festa com muita música, cores e alegria.

O evento contou com a presença de importantes lideranças políticas, entre elas a deputada estadual Daniella, o secretário de Estado Fábio Gentil, o prefeito de Caxias Gentil Neto e o ministro do Esporte André Fufuca, que participaram do momento festivo junto à população, reforçando o apoio institucional ao Carnaval caxiense.

À noite, o clima de celebração tomou conta da Avenida Alexandre Costa, que ficou completamente lotada. Famílias, jovens e visitantes aproveitaram a programação com tranquilidade, embalados por atrações musicais, DJs e apresentações que garantiram diversidade de ritmos e muita animação até altas

Um dos grandes destaques deste ano foi a forte estrutura de segurança e organização do evento. O circuito contou com presença reforçada das forças de segurança, equipes de apoio e monitoramento, garantindo que os foliões pudessem curtir a festa com tranquilidade e sensação de proteção. O ambiente familiar e seguro foi amplamente elogiado por quem participou.

Além das atrações nacionais, o Carnaval de Caxias também valorizou a cultura local e maranhense, com a tradicional Tenda do Reggae, espaço dedicado a um dos ritmos mais emblemáticos do estado. A iniciativa resgatou a identidade cultural e ofereceu aos foliões uma experiência musical autêntica, reforçando o caráter plural da festa.

Com organização eficiente, diversidade cultural e grande participação popular, o Carnaval de Caxias mostra mais uma vez sua força como um dos maiores e mais animados do interior do Maranhão, unindo tradição, segurança e alegria em uma celebração que mobiliza toda a cidade.

Tottoli decidiu sair do caso Master após fala de Dino sobre contexto político do caso

14.2.26


O Supremo Tribunal Federal (STF) vive um clima de forte desconforto interno nesta sexta-feira (13). O estopim foi a publicação, pelo portal Poder360, de diálogos sigilosos ocorridos durante uma reunião reservada entre os ministros na última quinta-feira (12).

O encontro selou a saída do ministro Dias Toffoli da relatoria do chamado “Caso Master”, que investiga fraudes financeiras no banco do empresário Daniel Vorcaro.

A cúpula do Judiciário avalia que houve um vazamento seletivo e descontextualizado. Segundo interlocutores, a divulgação de trechos que mostram uma maioria favorável à permanência de Toffoli na condução do inquérito teria o objetivo de blindar a imagem do magistrado, sugerindo que sua saída foi um gesto de desprendimento, e não uma resposta a pressões por suspeição.

De acordo com as informações vazadas, oito dos dez ministros presentes teriam se manifestado pela manutenção de Toffoli no caso. Entre os nomes citados como apoiadores estão Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

Apenas o presidente da Corte, Luiz Edson Fachin, e a ministra Cármen Lúcia teriam defendido abertamente o afastamento do relator original. Procurado, Toffoli negou categoricamente ter sido a fonte do vazamento das conversas.

Apesar do suposto apoio majoritário, o cenário mudou após uma intervenção do ministro Flávio Dino. Ele teria alertado sobre o “contexto político” sensível em torno do Banco Master, o que convenceu Toffoli de que seu afastamento seria o melhor caminho para evitar o desgaste da instituição, segundo o Blog do Valdo Cruz.

A estratégia de saída voluntária serviu a um propósito jurídico crucial: evitou uma decretação formal de suspeição. Com isso, todos os atos e decisões já tomados por Toffoli no processo permanecem válidos, blindando a investigação de eventuais anulações futuras.

O Supremo Tribunal Federal (STF) vive um clima de forte desconforto interno nesta sexta-feira (13). O estopim foi a publicação, pelo portal Poder360, de diálogos sigilosos ocorridos durante uma reunião reservada entre os ministros na última quinta-feira (12).

O encontro selou a saída do ministro Dias Toffoli da relatoria do chamado “Caso Master”, que investiga fraudes financeiras no banco do empresário Daniel Vorcaro.

A cúpula do Judiciário avalia que houve um vazamento seletivo e descontextualizado. Segundo interlocutores, a divulgação de trechos que mostram uma maioria favorável à permanência de Toffoli na condução do inquérito teria o objetivo de blindar a imagem do magistrado, sugerindo que sua saída foi um gesto de desprendimento, e não uma resposta a pressões por suspeição.

De acordo com as informações vazadas, oito dos dez ministros presentes teriam se manifestado pela manutenção de Toffoli no caso. Entre os nomes citados como apoiadores estão Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

Apenas o presidente da Corte, Luiz Edson Fachin, e a ministra Cármen Lúcia teriam defendido abertamente o afastamento do relator original. Procurado, Toffoli negou categoricamente ter sido a fonte do vazamento das conversas.

Apesar do suposto apoio majoritário, o cenário mudou após uma intervenção do ministro Flávio Dino. Ele teria alertado sobre o “contexto político” sensível em torno do Banco Master, o que convenceu Toffoli de que seu afastamento seria o melhor caminho para evitar o desgaste da instituição, segundo o Blog do Valdo Cruz.

A estratégia de saída voluntária serviu a um propósito jurídico crucial: evitou uma decretação formal de suspeição. Com isso, todos os atos e decisões já tomados por Toffoli no processo permanecem válidos, blindando a investigação de eventuais anulações futuras.

SAAE Caxias investe na ampliação da rede de abastecimento da cidade

12.2.26
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias segue investindo na ampliação da rede de abastecimento da cidade, com foco na expansão da cobertura e na melhoria da distribuição de água em áreas que demandam reforço na infraestrutura.

O processo para ampliação da rede começa com a emissão de ordem de serviço para elaboração do projeto técnico. De acordo com o Coordenador de Engenharia do SAAE, João Átila, a execução da obra depende de critérios técnicos. “Primeiro é emitida a ordem de serviço para o desenvolvimento do projeto. Em seguida, nossa equipe vai ao local, realiza o levantamento dos pontos e verifica a pressão existente. Caso seja constatado que há pressão suficiente e viabilidade técnica, o projeto é elaborado juntamente com o orçamento para execução”, explicou.


Somente no ano passado, foram instalados mais de 7km de rede. Até agora, a Autarquia ampliou mais de dois quilômetros, beneficiando cerca de 60 famílias. Foram contemplados os bairros Pampulha, Sulina e Vila Esperança. Na zona rural, os povoados Buriti Doce, Maribondo e Barriguda levando mais saúde e qualidade de vida pra comunidade e realizando um sonho antigo dos moradores.


De acordo com o Diretor-geral do SAAE Caxias, Evimar Barbosa, o planejamento técnico é fundamental para garantir segurança e eficiência no sistema. “Cada ampliação é feita com responsabilidade e planejamento. Nosso objetivo é acompanhar o crescimento da cidade, assegurando que a população tenha acesso regular à água tratada e de qualidade”, destacou.

 

Com a implantação da infraestrutura, os moradores das áreas beneficiadas passam a ter acesso à agua tratada dentro dos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos de controle, contribuindo para o desenvolvimento organizado da cidade e para a valorização das localidades atendidas.






Prefeitura de Caxias inicia entrega de alimentação escolar nas unidades de ensino do município

11.2.26

A gestão municipal deu início à entrega da alimentação escolar nas escolas municipais da zona urbana e rural do município, garantindo que a qualidade da merenda escolar e o bom funcionamento da rede de ensino. Mesmo com o início das aulas previsto apenas para o próximo dia 23 de fevereiro, o trabalho de abastecimento já está sendo realizado de forma antecipada, garantindo organização e planejamento.

“Muito importante, porque vamos organizar melhor, olhar data de validade, colocar placas, organizar o cardápio. Como nós oferecemos duas refeições dá pra fazer um trabalho bem planejado para receber as nossas crianças. Nós temos aulas no matutino e vespertino, atendendo crianças de 2 a 5 anos de idade, no total de 250 crianças”, destaca Thatyanne Macedo, gestora do Centro de Educação Infantil Marcelo Dino.

Nesta etapa, estão sendo entregues produtos não perecíveis, como: arroz, feijão, leite em pó, tempero, sardinha, almôndegas, macarrão, massa de milho, entre outros itens que compõem o cardápio da alimentação escolar. Os alimentos serão destinados às dispensas das unidades de ensino, assegurando que tudo esteja pronto para o início do ano letivo. A antecipação das entregas é fundamental para que o preparo das refeições aconteça com tranquilidade e eficiência, proporcionando uma alimentação adequada e de qualidade aos estudantes desde o primeiro dia de aula. A ação demonstra o cuidado da administração municipal com a educação e com o bem-estar dos alunos.

As crianças chegarem e ter a alimentação escolar é muito importante, porque as crianças amam o lanche da escola, e nós preparamos com muito amor. Nós temos 129 alunos, nos turnos matutino e vespertino, de 1º ao 5º ano”, disse Valquíria Lima, Gestora da Escola Marcelo Tadeu.

Presidente Nacional do PT diz que partido busca unidade e nome de consenso no Maranhão

10.2.26

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou nesta terça-feira (10) que o partido continuará atuando pela unidade do campo democrático no Maranhão e pela construção de uma candidatura capaz de unificar a base aliada nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante sessão solene em homenagem aos 46 anos do PT, na Câmara dos Deputados.

Segundo Edinho, a prioridade da legenda é fortalecer o projeto político liderado pelo presidente Lula e ampliar a presença do campo progressista nos cargos majoritários e proporcionais no estado. “O PT vai continuar trabalhando pela unidade do nosso campo. Nós queremos construir um nome que unifique o nosso campo no Maranhão, que a gente não só eleja governador ou governadora que represente o campo democrático, que a gente eleja senadores, senadores, que a nossa bancada federal cresça e a gente volte a eleger deputados estaduais”, disse.

O dirigente destacou ainda o desempenho eleitoral de Lula no estado, onde o petista obteve cerca de 80% dos votos, e afirmou que o desafio agora é transformar esse resultado em fortalecimento institucional, por meio de uma aliança sólida que garanta governabilidade e amplie a representação no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. (Blog do John Cutrim)

Caxias conquista Selo Ouro do MEC por qualidade da educação municipal

município de Caxias conquistou obteve o Selo Ouro do Ministério da Educação (MEC) em reconhecimento à qualidade do ensino ofertado pela gestão do prefeito Gentil Neto. O grandioso feito demonstra o empenho da administração municipal em valorizar o ensino, com foco no futuro e no desenvolvimento da cidade.

Selo de Ouro da Educação é um reconhecimento concedido pelo MEC às gestões se destacam na implementação de políticas públicas eficazes para a alfabetização e o desenvolvimento educacional das crianças.

A gestão Gentil Neto vem desempenhando um trabalho brilhante na educação. Os avanços no ensino infantil chamam atenção, com creches que proporcionam acolhimento, práticas pedagógicas eficientes e bem-estar social e educacional às crianças caxienses.

Escolas são construídas e reformadas em todas as localidades do município e oferecem condições dignas para o ensino/aprendizagem com qualidade.
O empenho transformou a alfabetização em um marco. Com investimentos maciços em educação, Caxias obteve com mérito Selo Ouro do MEC, que além de uma premiação, é um estímulo importante para continuar melhorando.

“Quando o compromisso vira ação, o resultado é OURO. Caxias é destaque no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, garantindo mais oportunidades desde a infância. Isso mostra que estamos no caminho certo, trazendo mais investimentos e mudando o futuro dos nossos pequenos.”, destaca Gentil Neto.

O apoio massivo a Flávio Dino nas redes após suspensão de penduricalhos

E Flávio Dino mais uma vez ganhou os holofotes nas redes sociais. Desta vez, após a decisão do ministro do STF de suspender o pagamento de “penduricalhos” ilegais no serviço público.

Levantamento inédito da Nexus aponta que o tema acumulou mais de 535 mil interações no X em menos de 24 horas, a contar da última sexta-feira, após a determinação de Dino. Foram cerca de 50 mil publicações feitas por 25 mil usuários únicos, com alcance estimado de 9,3 milhões de impressões.

Segundo a análise, predominam manifestações de apoio à medida, com críticas a privilégios e a pagamentos acima do teto constitucional. Termos como “fim da farra”, “supersalários” e “teto do funcionalismo” ganharam destaque, especialmente após o Congresso aprovar reajustes e abrir brechas para remunerações superiores ao limite constitucional.

Já no Facebook e no Instagram, outra amostra com 3,6 mil publicações em português, no mesmo período, soma mais de 576 mil interações — entre reações (incluindo curtidas), comentários e compartilhamentos.

Prefeitura de Caxias realiza prévia de Carnaval com Henry Freitas e outras ações abrindo a folia momesca no município

9.2.26

Caxias deu start no Carnaval 2026 e começou do jeito que o caxiense gosta. Abrindo a festa, na noite do último sábado (07), com um pré-carnaval diferente, que foi iniciado com um grande arrastão ao som do caminhão do Galinha. Os foliões foram conduzidos da Praça do Terminal Rodoviário Nachor Carvalho até a Avenida Senador Alexandre Costa, que se transformou em um corredor da folia.

Lucas Araújo, auxiliar de cartório, aproveitou a festa. “Está divertido, muito legal. A chuva parecia que ia afastar as pessoas, mas não afastou porque aqui está lotado hoje. Quero curtir muito em paz e segurança”,contou.


“É o segundo ano que venho, muito massa o Carnaval daqui. Venham para o carnaval de Caxias, aqui é bom demais”, frisou Carlos Freita, advogado.

“Está maravilhoso, Gentil Neto está de parabéns. Venham para o carnaval de Caxias porque aqui é bom demais”, ressaltou Thais Kelly.

A programação foi muito esperada, nem a chuva conseguiu atrapalhar a festa. O DJ Ivo Soares, Alê Carvalho e Banda e Banda Adson Mendonça abriram os shows no palco e mantiveram o ritmo e a alegria dos foliões. O grande show da noite ficou por conta de Henry Freitas, que fez todo mundo dançar e cantar.

Diego Vinicius, empresário, veio do município de Senador Alexandre Costa e elogiou o carnaval, “Muito bom, a gestão aqui vem trabalhando pela cultura. Está sensacional. Só curtição”, disse.

“Muito animado, o melhor de todos. Só alegria”, contou Rodrigo Santos, advogado.

“Está ótimo, animado, bem legal. A programação está sensacional, estou com expectativas altas para o carnaval”, disse a estudante, Ingrid Vitória.

Além da animação, a noite também foi marcada pela tranquilidade. O Esquenta do Carnaval organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, contou contou com reforço na segurança, com atuação intensa da Polícia Militar, Guarda Municipal, segurança particular, além do suporte do Corpo de Bombeiros e das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, garantindo um evento organizado e seguro para todos.

O Prefeito de Caxias, Gentil Neto, destacou o planejamento da festa para os caxienses e turistas curtirem em segurança. “A gente já vem mostrando como é que vai ser o maior carnaval do interior do Maranhão. Planejamos um carnaval muito organizado, com muita segurança, para que o cidadão caxiense possa se sentir realizado nesse momento tão importante que é o nosso carnaval, onde as pessoas vão se divertir, com muita alegria, diversão e, acima de tudo, também de muita cultura e turismo”, finalizou.


Vídeo: Camarão aparece ao lado de Lula em Salvador durante festa de 46 anos do PT

8.2.26

Blog do John Cutrim - O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), esteve ao lado do presidente Lula neste fim de semana, em Salvador, durante a celebração dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores. O evento reuniu lideranças nacionais, militantes e dirigentes da legenda, marcando mais um momento de mobilização do PT em ano pré-eleitoral.

Felipe Camarão participou das atividades ao lado de Lula e de outros quadros históricos do partido, reforçando sua presença no cenário nacional e sua ligação direta com a cúpula petista.

A comemoração dos 46 anos do PT, realizada na capital baiana, também serviu como espaço para debates internos sobre conjuntura política, alianças e estratégias eleitorais nos estados, incluindo o Maranhão.

Reajuste da inflação afeta outros serviços essenciais

6.2.26

A inflação divulgada no início de cada ano impacta diretamente na vida do consumidor, refletindo no preço de produtos e serviços essenciais que fazem parte da rotina da população, como energia elétrica, água, transporte público, gás de cozinha, alimentos básicos e serviços de saúde. Reajustes que refletem os custos de produção, manutenção e operação desses serviços.

E são os custos com produtos químicos, energia elétrica, manutenção da rede que impactam no valor da tarifa de água em Caxias. A tarifa foi reajustada, a partir deste mês, no valor de 4,25%

A atualização das tarifas está prevista no Decreto Municipal nº 6.382, de 13 de janeiro de 2026, publicado no Diário Oficial do Município no dia 3 de fevereiro. O decreto trata dos valores cobrados pelo fornecimento de água e esgoto, drenagem pluvial e demais serviços prestados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias - SAAE.

Segundo informações da Autarquia, o reajuste corresponde à reposição da inflação acumulada no ano anterior e não representa aumento real da tarifa. Em entrevista, o Diretor-geral do SAAE CaxiasEvimarBarbosa, explicou que a atualização é necessária para acompanhar a elevação dos custos operacionais. Os custos do sistema aumentam todos os anos, principalmente com energia elétrica, insumos e manutenção da rede. A reposição inflacionária é uma medida para garantir a continuidade dos serviços e os investimentos necessários que o SAAE vem promovendo no saneamento da cidade”, afirmou.

O novo valor já está sendo aplicado nas faturas emitidas em fevereiro pelo SAAE. De acordo com a Autarquia, os recursos arrecadados são utilizados para investimentos na rede da cidade, nos sistemas de produção de água, além de manter o funcionamento do sistema, realizar manutenções preventivas e evitar falhas no abastecimento, assegurandoa qualidade da água distribuída à população.

SAAE Caxias lança campanha para incentivar ligação de esgoto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias iniciou uma campanha voltada aos clientes que possuem rede coletora de esgoto disponível na rua do imóvel, mas ainda não realizaram a conexão da casa ao sistema da Autarquia. Mais de 4 mil imóveis estão aptos a solicitar a ligação, localizados nos bairros Volta Redonda, Vila Lobão, Vila Alecrim e Cangalheiro.

Para o Diretor-geral do SAAE Caxias, Evimar Barbosa, a ação está alinhada às metas do marco regulatório do saneamento básico. “É uma meta do município e da gestão do prefeito Gentil Neto avançar nesse serviço. Em Caxias, ainda temos uma cobertura de esgoto muito baixa, mas onde existe rede coletora que leva à Estação de Tratamento de Esgoto é fundamental que os usuários façam sua ligaçãoA rede não pode ficar ociosa”, destacou. A meta da gestão é atingir 50% de cobertura de esgoto na cidade.

O objetivo da campanha é reforçar a importância da rede pública coletora de esgoto, evitando o lançamento irregular de resíduos, o que impulsiona a valorização imobiliária; previne doenças; favorece a proteção dos recursos hídricos - evitando que os resíduos contaminem rios e lagos e preserva a água potávelgerando mais qualidade de vida e sustentabilidade ambiental

Segundo a Gerente Operacional Executiva do SAAE Caxias, Anne Amâncio, os moradores dos bairros beneficiados devem comparecer à Central de Atendimento da Autarquia para solicitar a ligaçãoO atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na sede Administrativa do SAAE, localizada na Praça Magalhães de Almeida, 191 – Centro, atrás da Igreja Catedral”, reforçou.

O comunicado será anexado às contas de água, com mensagens incentivando os clientes a realizarem a conexão. A iniciativa reforça o compromisso da Autarquia com a expansão do saneamento básico em Caxias e a melhoria da qualidade de vida da população.

Dino determina suspensão de pagamentos de penduricalhos pelo Executivo, Legislativo e Judiciário

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino concedeu liminar para suspender o pagamento dos chamados penduricalhos para servidores federais do Executivo, Legislativo e Judiciário. A decisão de Dino ainda atinge Estados e municípios.

Pela decisão, os pagamentos de adicionais que não estão previstos em lei devem ser suspensos após 60 dias. Até lá, os Três Poderes deverão rever todos os itens pagos como adicionais salariais e que acabam contribuindo para que vencimentos no funcionalismo ultrapassem o teto que é o salário de um ministro do STF, equivalente hoje a R$ 46,3 mil.

“Aquelas verbas que não foram expressamente previstas em lei – votada no Congresso Nacional ou nas Assembleias Legislativas ou nas Câmaras Municipais (de acordo com cada esfera de competência) – devem ser imediatamente suspensas após o prazo fixado”, destacou Dino.

O ministro determinou que os chefes de Poderes devem publicar ato discriminando cada verba remuneratória, indenizatória ou auxílio, o seu valor, o respectivo critério de cálculo e o fundamento legal específico.

Dino defendeu que o Congresso regule uma lei que defina quais são as verbas indenizatórias “realmente admissíveis como exceção ao teto e ao subteto”.

Ele intimou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que tomem as medidas políticas para suprir a omissão inconstitucional. “Por este caminho, certamente será mais eficaz e rápido o fim do Império dos Penduricalhos, com efetiva justiça remuneratória, tão necessária para a valorização dos servidores públicos e para a eficiência e dignidade do Serviço Público”, afirmou.

A decisão de Dino foi tomada numa ação apresentada por associação de promotores do litoral sul de São Paulo. O pedido original afetada apenas promotores da Praia Grande. Dino entendeu, no entanto, que o tema já foi tantas vezes discutido e há tantos exemplos de pagamentos irregulares que decidiu ampliar o alcance de sua decisão para demais Poderes, incluindo o governo federal.

Usou como argumento o fato de que o STF costuma reconhecer a possibilidade de ampliação da decisão judicial quando o tema afeta outros contextos similares. Dino pediu que sua decisão seja submetida a referendo do plenário do Supremo, assim que o caso seja pautado.

Segundo o ministro, há um “descumprimento generalizado” da jurisprudência do STF sobre o teto do funcionalismo público. Para Dino, essa desobediência tem causado uma busca por “isonomia” entre as carreiras do funcionalismo.

“Afinal, como a grama do vizinho é mais verde, é ‘natural’ que haja uma constante corrida para reparar essa “injustiça’, com criação de mais ‘indenizações’ acima do teto, que serão adiante estendidas a outras categorias, em “looping’ eterno”, disse.

O ministro afirmou na decisão que há uma “profusão” de verbas de caráter indenizatório (os chamados penduricalhos) no funcionalismo público que “ultrapassam em muito” o conceito de indenização. Dino mencionou uma lista com exemplos:

Licença compensatória de 1 dia por cada 3 dias normais de trabalho, licença essa que pode ser “vendida” e se acumula com o descanso em sábados, domingos e feriados;
Gratificações de acervo processual (por vezes a premiar quem acumula muitos processos);
Gratificações por acúmulo de funções (exercidas na mesma jornada de trabalho, em dias úteis e no período diurno);
Auxílio-locomoção (pago inclusive a quem não comprova que se locomove para trabalhar);
Auxílio-combustível (idem);
Auxílio-educação (por vezes sem que haja o custeio de qualquer serviço educacional);
Auxílio-saúde (independentemente da existência ou não de planos de saúde, e dos seus valores);
Licença-prêmio (também com conversão em pecúnia);
Acúmulos de férias, por vontade própria e unilateral do servidor, também a serem convertidos em parcelas indenizatórias.

As parcelas indenizatórias são valores pagos a servidores para compensar gastos efetuados no desempenho da atividade, ou para ressarcir direitos que não foram gozados, como conversão de férias em dinheiro.

“Anoto que tal conversão deve ser excepcional, não ordinária, de modo que constitui desvio de finalidade criar um ‘direito’ destinado a ser ‘vendido’, como se fosse mera transação privada ou óbvia estratégia de criar ‘indenizações’ acima do teto”, ressaltou Dino.

Reforma administrativa está parada na Câmara

Na Câmara, está parada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que proíbe o pagamento de benefícios acima do teto constitucional do funcionalismo público. Placar do Estadão mostra que 217 deputados federais são favoráveis à proposta.

O texto estabelece que benefícios fora do teto deverão ser transitórios e pagos em situações excepcionais, e não mais a todos os servidores de uma categoria de forma indistinta e generalizada, como ocorre hoje. As verbas indenizatórias, aquelas podem ser pagas fora do limite, deverão ser aprovadas em lei pelo Congresso.

Nesta terça-feira, 3, o Congresso aprovou um projeto de lei que concede reajuste “fura-teto” no salário de servidores da Câmara e outra proposta que estabelece um novo plano de carreira para servidores do Senado, também com reajustes na remuneração. O texto seguiu para sanção de Lula.

Política de São João do Sóter pega fogo; imagem de prefeita em cena deplorável com servidores repercute em todo o Maranhão

5.2.26

Prefeita Lacerda passou maus bocados no primeiro teste de fogo do seu governo no início de
2026 e mostrou o amadorismo da gestora em lidar com temas espinhosos

A agitação política no município de São João do Sóter começou a 1000km/h neste início de 2026.

Tudo começou no último final de semana quando duas imagens constrangedoras, em que numa os servidores surgem numa espécie de cerimônia de beija-mão (algo típico dos tempos do Brasil Império) com a prefeita do município, Maria do Carmo Cavalcante Lacerda e em outra cena os homens, ladeados pela prefeita, exibem quantia considerável de dinheiro dando a entender que aquele recurso teria sido fruto do trabalho na administração sotense. Em grupos de whatsapp, as imagens foram acompanhadas com um duro texto condenando o papel dos puxa-sacos e a utilização de contratos de trabalho como moeda política.

Logo no sábado, 31, as imagens foram publicadas em dezenas de grupos de aplicativos de mensagens e logo chegaram aos blogs da capital, o que provocou um estrago considerável na imagem da prefeita devido a repercussão negativa em todo o estado.

Demorando para se explicar e sendo essa explicação um tanto falha, a prefeita limitava-se a negar a veracidade das cenas constrangedoras e que as mesmas seriam “fake news”.

Nenhuma resposta profissional foi formulada pelo gabinete da prefeita, sendo as explicações limitadas a postagens na rede social Instagram, onde aliados, todos funcionários da Prefeitura, se desdobravam em textos elogiosos à gestora e a tratar as tais imagens como “fake news”. “Você é guerreira e nada que falam de você é verdade”, disse uma. “fake news não apagam história, caráter e trabalho”, disse outra. “A prefeita é uma mulher simples, humana e guerreira, que carrega no coração o amor pelo seu povo”, bradou um dos mais ferverosos defensores e que foi seguido por tantos outros cheios de salamaleques dirigidos à Maria do Carmo.

Limitando-se ao alcance de uma única rede social, o staff da prefeita acredita que o mundo real só existe no Instagram, sendo uma entrevista do procurador-geral do município para uma rádio de Caxias (alguém ouviu?!) a única outra forma de manifestação, o que pouco ou nada representou perante a opinião pública para esclarecer um assunto tão polêmico.

Diante da negativa peremptória da prefeita, o blog não publicará as tais imagens, uma vez que o autor do texto que as acompanha não se identifica, sendo o anonimato algo vedado pela Constituição de 1988 em seu artigo 5º, inciso IV, que estabelece: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

Sendo verídico ou não a existência das cenas que tanto estrago causaram à imagem da prefeita sotense, o certo é que nas eleições de meio de mandato, quando os ânimos dos opositores estão exacerbados e a insatisfação até de aliados tendem a se intensificar e até modificar o resultado das urnas, a prefeita sentiu o tamanho do estrago que um simples sopro de um opositor pode lhe causar.

Se com um sopro o agito foi grande, imagina quando a oposição tomar conhecimento dos valores gastos com show milionário do cantor Washington Brasileiro na virada do ano ou ainda a hipotética compra de tratores, tipo escavadeira hidráulica, que teria sido feito por um parente graduado da gestora e que seriam (estão sendo?) usados nas estradas vicinais do município onde licitações, não muito bem feitas, podem estar garantindo uma animada festa particular para muita gente fina e tem potencial para provocar um verdadeiro incêndio político no leste maranhense.

São João do Sóter promete bombar em 2026...