Minha Figura

(Amigos da onça) Site apócrifo faz acusações contra vereadores de Caxias e defende a posse de suplentes

8.10.21

Elementar??? Site utiliza a imagem de um coração ao informar "quem somos"

De tempos em tempos, Caxias se depara com a proliferação de publicações apócrifas que agridem políticos de diferentes correntes partidárias. Num passado recente, antes da explosão do mundo virtual, panfletos distribuídos na madrugada faziam esse trabalho baixo e repugnante.

Com o advento das redes sociais, e com a facilidade de acesso a um canal de disseminação de notícias, os pistoleiros da honra alheia viram nessa ferramenta uma oportunidade de atuação barata, rápida e com amplo potencial de divulgação.

Neste ano pré-eleitoral, novamente estamos sendo presenteados com a mesma prática na cidade. Até a ultrapassada “mijada do potó”, um panfleto usado na década de 90, ressurgiu agora na forma de um perfil na rede social Instagram e agride políticos da cidade.

Na esteira dessa onda de disseminação de publicações apócrifas, surge agora um site intitulado “Bastidorescaxias.com.br”, que na sua primeira e única publicação, faz graves acusações contra vereadores da cidade e defende veementemente a cassação dos mesmos: “com o intuito de suspender as diplomações dos vereadores e consequentemente, suas cassações dos eleitos beneficiados pela fraude eleitoral comprovada nos autos do processo (candidaturas laranjas) dos partidos PT, PC do B e PL”. O mesmo site pede ainda a posse imediata dos respectivos suplentes: “Deverão assumir Fause Simão (1.263 votos) e Neto do Sindicato (1.180 votos) ambos do Republicanos; Léo Barata (895 votos) do PTC; Fernando Amorim (570 votos) do Avante; Gardênia (729 votos) do PV e Luciano (540 votos) do Solidariedade.

 

Número informado no site bastidorescaxias só ficou disponível no
whatsapp um único dia e, coincidentemente, divulgou matéria
favorável ao suplente Fause Simão e ao médico Ermando Neto

Em nenhum local do tal “Bastidores Caxias” é informado a autoria e responsabilidade do mesmo, sendo disponibilizado apenas um número no aplicativo whatsapp e um e-mail para contato.

Apesar do responsável pelo bastidorescaxias.com.br ter uma queda para o anonimato, a internet está ficando pequena para aqueles que pretendem acusar ou defender alguém sem se identificar.

A plataforma WHOIS, uma ferramenta que guarda informações importantes sobre domínios na internet, tais como data de criação, prazo de expiração, número do telefone, e o principal, o nome do autor, mostra quem é o responsável pela aventura no mundo virtual. Talvez por inexperiência, provavelmente o autor não tinha conhecimento da existência desse serviço.

Apesar de não informar o autor na página do site, plataforma Whois indica em nome de quem
foi criado tal domínio 

Em nome de Maria do Socorro da Silva Sampaio, o bastidorescaxias.com.br foi criado em 15 de setembro de 2021 e fez sua primeira e solitária postagem apenas em 06 de outubro.

É bom que aqueles que estão se aventurando nas redes sociais em Caxias para fazer política a sua maneira, que existem impeditivos legais para os excessos, pois o artigo 5º da Constituição consagra a liberdade de pensamento, mas afirma que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

Coincidentemente, o mesmo número registrado no site (98837-1660), e que foi responsável pela divulgação da postagem que coloca Fause Simão como beneficiário de uma reviravolta caso o TRE considere a existência de candidaturas laranja nas últimas eleições, também fez publicações exaltando o nome do médico Ermando Neto como provável candidato a deputado estadual no próximo ano numa hipotética dobradinha com Amanda Gentil. “Corre nos bastidores de Caxias, que alguns vereadores, lideranças políticas, suplentes de vereadores, ex candidatos e outras lideranças, estão se articulando para lançarem a candidatura do médico Ermando Neto para deputado estadual para fazer dobradinha junto com Amanda Gentil...”, diz trecho da publicação divulgada em grupos de whatsapp afirmando ainda que isso “envolveria acordos políticos para a sucessão do prefeito Fábio Gentil em 2024”.

Por mais absurda que esse tipo de ilação possa ser, e realmente é, as digitais dos autores da patranha mostram que esse tipo de política em Caxias nunca vai deixar de existir.

Só resta aos atingidos saber em quem confiar e o que esperar de certos amigos...

0 comentários:

Postar um comentário