Minha Figura

Caxias integra lista de maior incidência de tuberculose no Estado

24.3.14
Oito município maranhenses com mais de 100 mil habitantes, estão com incidência elevada de casos de de tuberculose. Além da capital. São Luís, fazem parte dessa lista Açailândia, Caxias, Timon, Imperatriz, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Codó.

No Estado, a média é de 2.400 casos de tuberculose registrados por ano. de acordo com a Vigilância Sanitária Estadual. O diagnóstico precoce é importante, mas, é preciso que o paciente não abandone o tratamento

Ações
Dia 24 de março é Dia Mundial de Combate à doença. Por conta da data, uma série de ações está sendo realizada em todo o Maranhão, com profissionais da saúde, com o objetivo de reduzir ainda mais os registros da doença.

A doença
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose. (Fonte: Mano Santos/Portal Noca)

0 comentários:

Postar um comentário