SAÚDE – UPA de Caxias conta com atendimento pediátrico e odontológico

16.12.20

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias, que há mais de dois meses voltou ao atendimento normal à população da cidade, depois de ter sido a referência para acolhimento dos caxienses acometidos por covid-19, agora conta com atendimento pediátrico e odontológico.

“A UPA já voltou à sua rotina normal, de como era antes da pandemia. Passsamos por um momento difícil, porém, graças a Deus, vamos superando com luta. Vimos a necessidade da reabertura da unidade da forma como era anteriormente justamente para ajudar as demais unidades de saúde do município”, lembra Leosk Pinto, diretor da UPA.

Com o atendimento pediátrico funcionando na unidade, agora os caxienses que moram na margem esquerda do Rio Itapecuru não precisam se dirigir ao Hospital Infantil para terem atendimento para as crianças, podem recorrer direto à UPA, pois, além de ser mais próximo, o atendimento é 24 horas.

“Estamos contando com atendimento pediátrico 24 horas para que as nossas mães caxienses possam contar com a gente neste sentido. É importante deixar claro que o Hospital Infantil continua atendendo as crianças, mas a região da Trezidela e Pirajá também tem uma escala de pediatra para facilitar o atendimento das nossas crianças”, explica o diretor da UPA.

“A UPA está abarcando toda esta região para as mais diversas situações relacionadas às crianças, no caso de quedas, mal-estar, vômitos, diarréia, qualquer situação que apareça. Se for caso de observação, permanece com a gente, e se for caso de internação, nós encaminhamos para o Hospital Infantil pelo fato de ser uma unidade de pronto atendimento, não há internação”, explica Leanne Rodrigues, coordenadora de Enfermagem da UPA.

Além disso, uma gama de outros atendimentos são realizados, a exemplo de pequenos procedimentos, urgências e emergências.

“Aqui é unidade de pronto atendimento. Os casos que a gente não consegue resolver nós estabilizamos e encaminhamos ao Complexo Municipal de Saúde. Temos ambulância, temos equipe. Estamos de braços abertos para atender e dar o melhor para a população de Caxias”, frisa Leosk Pinto.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins de Sousa, também visitou a unidade de saúde nesta segunda-feira (14) para acompanhar o andamento dos trabalhos.

“Nós entendemos a necessidade de voltar a UPA às suas atividades normais. E, dessa vez, nós voltamos mais fortes, porque estamos atendendo também as crianças. Neste sentido, se aplica ao fato de a UPA estar localizada em uma região bastante populosa, e isso facilita a logística. A UPA está perfeitamente adequada, foi totalmente revitalizada e está pronta para atender os caxienses. Nós reabilitamos o atendimento de odontologia. Ou seja, nós estamos prontos para atender todos os cidadãos de todas as idades”, lembra o secretário. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário